O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, esteve esta segunda-feira em Viana do Castelo, onde apelou ao voto na CDU nas eleições autárquicas de 12 de outubro, defendendo que a coligação é a única “força que não engana” e que “honra todos e cada um dos compromissos assumidos”.
No comício realizado na Praça da República, perante algumas dezenas de apoiantes, o dirigente comunista criticou o que considerou ser um “concurso de promessas eleitorais” entre os restantes partidos, sublinhando que muitas dessas promessas “vão pelo cano abaixo no dia seguinte às eleições”.
Raimundo destacou o trabalho da CDU no concelho, lembrando que a coligação elegeu um vereador nas últimas autárquicas e conquistou a presidência da União de Freguesias da cidade de Viana do Castelo. “Esse resultado demonstra que o nosso projeto de proximidade e ligação às pessoas é mais fácil de concretizar a partir das freguesias, mas estamos a construir o caminho para sermos também alternativa na Câmara Municipal”, afirmou.
O secretário-geral do PCP deixou críticas à gestão municipal, acusando os atuais eleitos de se terem “vergado aos grandes interesses”, dando como exemplo a entrega da gestão da água à esfera privada. “Esses sim é que são todos iguais. A CDU é a força da diferença”, contrapôs.
Durante a arruada pelo centro histórico, Raimundo dialogou com populares e insistiu na ideia de que é preciso “mais gente séria e honesta na política”, alinhando o discurso com o lema da CDU nesta campanha: trabalho, honestidade, competência.
Quanto aos objetivos eleitorais, Paulo Raimundo apontou a reeleição do vereador e o reforço da votação no concelho: “Queremos mais votos e mais força para que o nosso trabalho tenha mais efeitos na vida das pessoas.”
O candidato da CDU à Câmara de Viana do Castelo é José Maria Flores, com experiência autárquica nos executivos da União de Freguesias da cidade, estrutura que a CDU lidera atualmente e que quer manter.
Para isso, os comunistas apostam em Claudia Marinho, que termina o mandato como Vereadora da oposição na Câmara Municipal, e segue como candidata à presidência da União de Freguesias da capital do Alto Minho.
Viana do Castelo está entre os 23 municípios portugueses representados na exposição “Portugal Cerâmico”, inaugurada esta segunda-feira no Parlamento Europeu, em Bruxelas. A mostra é organizada pela Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (APTCVC), e pretende dar a conhecer aos europeus a riqueza e diversidade da cerâmica portuguesa.
O ciclista vianense Iúri Leitão, campeão olímpico de Madison e vice-campeão olímpico de Omnium, vai liderar a Seleção Nacional de Ciclismo no Campeonato do Mundo de Pista, que decorre entre 22 e 26 de outubro em Santiago, no Chile.
Realizou-se no fim de semana mais uma edição da Caminhada “Passos de Memória”, iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, em colaboração com a Live Out Life. Este mês de outubro, o percurso levou os participantes a descobrir a Ecovia Litoral Norte, entre Afife e a Praia Norte, num trajeto marcado pela beleza das paisagens e pela riqueza natural e patrimonial do concelho.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez vai implementar, no ano letivo 2025/2026, o Regime Escolar, um programa europeu que pretende promover hábitos alimentares saudáveis entre as crianças do 1.º ciclo do ensino básico.
O Governo vai lançar em breve a Loja de Cidadão virtual, uma nova plataforma que reunirá mais de uma centena de serviços públicos num único espaço digital. O anúncio foi feito na quinta-feira, em Lisboa, pelo ministro Adjunto e da Reforma do Estado, Gonçalo Matias, após a reunião do Conselho de Ministros.
A Junta de Freguesia de Alvarães adquiriu recentemente um Minibus MAN TGE 5.160 Lord Comfort, com capacidade para 23 passageiros, reforçando assim os serviços de transporte escolar e comunitário.
O Município de Ponte de Lima vai acolher, no próximo dia 24 de outubro, o lançamento da obra “Competência Digital: estudo com alunos do 3.º ciclo de escolas do Alto Minho”, da autoria de Manuel Trigueiro. A apresentação pública terá lugar às 18h00, no Auditório dos Paços do Concelho, com entrada livre.