O cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP, Paulo de Morais, assumiu a derrota nas eleições autárquicas de domingo e destacou a importância de respeitar a vontade dos vianenses. O socialista Luís Nobre foi reeleito presidente da Câmara, alcançando 42,76% dos votos e mantendo cinco vereadores no executivo municipal, repetindo a equipa do atual mandato.
Paulo de Morais afirmou: “Os vianenses votaram bem. Em democracia, o povo vota sempre bem e respeitamos os resultados. Quero saudar o presidente reeleito e desejar-lhe sucesso na sua função, contando com a nossa oposição leal e crítica na Câmara, uma vez que os nossos programas políticos são distintos”.
Paulo de Morais sublinhou que, apesar de não ter alcançado o objetivo principal – a presidência da Câmara –, a coligação registou “um forte reforço, elegendo novas Juntas de Freguesia que não estavam na esfera da AD”.
Questionado sobre eventuais falhas na campanha, o cabeça de lista da AD foi firme: “Não falhámos nada. É democracia. Apresentámos o nosso programa, a nossa equipa e transmitimos a nossa mensagem da forma que entendemos mais adequada, mas a maioria da população decidiu validar um outro projeto que está em vigor há 30 anos”.
O líder da coligação garantiu ainda que cumprirá o mandato na Câmara com responsabilidade: “Quando alguém se candidata, candidata-se a um projeto. Estarei nas reuniões de Câmara, nas sessões que entender úteis, no diálogo permanente com os vianenses, defendendo o que preconizo como melhor para o concelho, respeitando a vontade da maioria expressa nas urnas”.
Paulo de Morais concluiu destacando o crescimento da AD em termos de votos e reforçou o compromisso de atuar como oposição construtiva, sem deixar de respeitar as escolhas dos vianenses.
A coligação PSD/CDS-PP obteve 28,02% dos votos, elegendo três vereadores, enquanto o Chega conseguiu eleger Eduardo Teixeira com 14,98%. Fora do executivo ficou a CDU, que apresentou José Flores como cabeça de lista, alcançando 4,23%.
A seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) saiu derrotada, este fim de semana, frente à Associação de Futebol de Braga, por 1–0, numa partida equilibrada e disputada ao detalhe, inserida na competição interassociativa.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.
Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).
Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.
Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.
Este sábado, a Juventude Viana regressa aos jogos em casa, recebendo o Infante de Sagres no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, a partir das 21h30, em partida referente à 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.