O atual presidente da Câmara de Viana do Castelo e candidato do PS à reeleição, Luís Nobre, prometeu que, caso vença as autárquicas de 12 de outubro, vai alargar o serviço municipal de transportes a mais de 70 mil habitantes.
“O compromisso que assumi prevê a criação de um segundo anel de transportes públicos. Já servimos 50 mil vianenses e, com o alargamento, vamos ultrapassar os 70 mil”, afirmou durante a campanha.
Nobre percorreu a cidade nos novos autocarros elétricos do TuVIANA, em funcionamento desde 23 de setembro, para “sentir a avaliação” dos munícipes. A rede conta atualmente com 11 linhas e 27 motoristas, servindo 50 mil pessoas, e deverá crescer para 14 linhas, mais uma ligação à zona industrial de São Romão do Neiva.
Segundo o autarca, o novo anel abrangerá freguesias do litoral, entre Afife e São Romão do Neiva, e localidades nas margens do Lima, como Cardielos, Vila Franca e Vila de Punhe. “Mais do que uma promessa, é uma certeza, porque está inscrito no regulamento aprovado pela câmara”, garantiu.
O TuVIANA arrancou com 17 autocarros elétricos, financiados pelo PRR, dos quais 11 já estão a circular. O serviço é gratuito nos primeiros dois meses. O passe mensal terá o valor de 25 euros e permitirá viajar em todas as linhas.
Luís Nobre, de 54 anos, arquiteto de formação e há 20 anos na autarquia, afirmou ainda que não terminará um eventual segundo mandato “sem garantir uma solução efetiva de transporte público para todos os concidadãos”.
À corrida à Câmara de Viana do Castelo juntam-se também Paulo de Morais (PSD/CDS-PP), Duarte de Brito Antunes (IL), José Flores (CDU), Carlos Torre (BE), Eduardo Teixeira (Chega) e Luís Arezes (ADN).
O artista arcuense César de Barros Amorim, mais conhecido por MUTES, foi convidado a representar Portugal no VIVID Art Fest Sault Ste. Marie 2025, no Canadá, onde está a pintar um mural no beco da Rua Brock, junto à Praça do Centro da cidade.
O Rally de Viana do Castelo 2025 arranca esta sexta-feira, 10 de outubro, com a realização de uma prova-espetáculo noturna na marginal da cidade, junto à Alameda 5 de Outubro.
Os Trovante regressam aos palcos em março de 2026 com o espetáculo “Viver Tudo Numa Noite”, e a procura de bilhetes obrigou à abertura de novas datas em Lisboa e no Porto.
Portugal é uma República soberana, baseada na dignidade das pessoas e na vontade do povo. Estes princípios não são só palavras bonitas: mostram como a sociedade deve funcionar e guiam decisões políticas e a ação de todos os cidadãos.
Monção dedicou a última semana de setembro à promoção do envelhecimento ativo, saudável e participativo. Entre 29 de setembro e 3 de outubro, os seniores do concelho participaram em atividades lúdicas e educativas no âmbito do projeto “Monção Ativo”, alinhado com as metas da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A Serra de Santa Luzia foi palco, no passado sábado, do Passeio a Cavalo de Santa Luzia, iniciativa que reuniu 56 cavaleiros e 105 participantes, num evento que celebrou as tradições equestres do Alto Minho e a importância do garrano, raça autóctone protegida e símbolo do património natural e cultural da região.
O atual presidente da Câmara de Viana do Castelo e candidato do PS à reeleição, Luís Nobre, prometeu que, caso vença as autárquicas de 12 de outubro, vai alargar o serviço municipal de transportes a mais de 70 mil habitantes.