Logo
Política

Autárquicas: Luís Nobre do PS quer alargar rede de transportes a mais de 70 mil vianenses

10 Outubro, 2025 | 10:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

O atual presidente da Câmara de Viana do Castelo e candidato do PS à reeleição, Luís Nobre, prometeu que, caso vença as autárquicas de 12 de outubro, vai alargar o serviço municipal de transportes a mais de 70 mil habitantes.

“O compromisso que assumi prevê a criação de um segundo anel de transportes públicos. Já servimos 50 mil vianenses e, com o alargamento, vamos ultrapassar os 70 mil”, afirmou durante a campanha.

Nobre percorreu a cidade nos novos autocarros elétricos do TuVIANA, em funcionamento desde 23 de setembro, para “sentir a avaliação” dos munícipes. A rede conta atualmente com 11 linhas e 27 motoristas, servindo 50 mil pessoas, e deverá crescer para 14 linhas, mais uma ligação à zona industrial de São Romão do Neiva.

Segundo o autarca, o novo anel abrangerá freguesias do litoral, entre Afife e São Romão do Neiva, e localidades nas margens do Lima, como Cardielos, Vila Franca e Vila de Punhe. “Mais do que uma promessa, é uma certeza, porque está inscrito no regulamento aprovado pela câmara”, garantiu.

O TuVIANA arrancou com 17 autocarros elétricos, financiados pelo PRR, dos quais 11 já estão a circular. O serviço é gratuito nos primeiros dois meses. O passe mensal terá o valor de 25 euros e permitirá viajar em todas as linhas.

Luís Nobre, de 54 anos, arquiteto de formação e há 20 anos na autarquia, afirmou ainda que não terminará um eventual segundo mandato “sem garantir uma solução efetiva de transporte público para todos os concidadãos”.

À corrida à Câmara de Viana do Castelo juntam-se também Paulo de Morais (PSD/CDS-PP), Duarte de Brito Antunes (IL), José Flores (CDU), Carlos Torre (BE), Eduardo Teixeira (Chega) e Luís Arezes (ADN).

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 10 Outubro, 2025

Artista arcuense MUTES leva talento a festival internacional no Canadá

O artista arcuense César de Barros Amorim, mais conhecido por MUTES, foi convidado a representar Portugal no VIVID Art Fest Sault Ste. Marie 2025, no Canadá, onde está a pintar um mural no beco da Rua Brock, junto à Praça do Centro da cidade.

Desporto 10 Outubro, 2025

Rally de Viana do Castelo arranca hoje com “City Stage” na marginal

O Rally de Viana do Castelo 2025 arranca esta sexta-feira, 10 de outubro, com a realização de uma prova-espetáculo noturna na marginal da cidade, junto à Alameda 5 de Outubro.

Música 10 Outubro, 2025

Trovante esgotam e anunciam novas datas em Lisboa e no Porto

Os Trovante regressam aos palcos em março de 2026 com o espetáculo “Viver Tudo Numa Noite”, e a procura de bilhetes obrigou à abertura de novas datas em Lisboa e no Porto.

Opinião 10 Outubro, 2025

OPINIÃO: Aí Portugal, Portugal  

Portugal é uma República soberana, baseada na dignidade das pessoas e na vontade do  povo. Estes princípios não são só palavras bonitas: mostram como a sociedade deve  funcionar e guiam decisões políticas e a ação de todos os cidadãos. 

Regional 10 Outubro, 2025

Monção celebra Semana do Envelhecimento Ativo com roscas e desfolhada

Monção dedicou a última semana de setembro à promoção do envelhecimento ativo, saudável e participativo. Entre 29 de setembro e 3 de outubro, os seniores do concelho participaram em atividades lúdicas e educativas no âmbito do projeto “Monção Ativo”, alinhado com as metas da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Regional 10 Outubro, 2025

Mais de 50 cavaleiros celebraram tradição equestre na Serra de Santa Luzia

A Serra de Santa Luzia foi palco, no passado sábado, do Passeio a Cavalo de Santa Luzia, iniciativa que reuniu 56 cavaleiros e 105 participantes, num evento que celebrou as tradições equestres do Alto Minho e a importância do garrano, raça autóctone protegida e símbolo do património natural e cultural da região.

Política 10 Outubro, 2025

Autárquicas: Luís Nobre do PS quer alargar rede de transportes a mais de 70 mil vianenses

O atual presidente da Câmara de Viana do Castelo e candidato do PS à reeleição, Luís Nobre, prometeu que, caso vença as autárquicas de 12 de outubro, vai alargar o serviço municipal de transportes a mais de 70 mil habitantes.