A presidente da Iniciativa Liberal (IL), Mariana Leitão, afirmou em Viana do Castelo, que os líderes nacionais dos partidos devem assumir a corresponsabilidade pelos resultados das autárquicas e mostrou-se otimista quanto ao desempenho da IL no próximo domingo, garantindo que o partido “não será um dos cabeçudos da noite eleitoral”.
Num momento simbólico da campanha, Mariana Leitão visitou o ateliê do artesão Manuel Valença, conhecido pelos tradicionais “cabeçudos” de Viana, e participou no processo de confeção destas figuras emblemáticas das festas populares. “No domingo haverá certamente alguns cabeçudos, mas a Iniciativa Liberal não será um deles, porque acreditamos num resultado muito positivo”, afirmou.
A líder liberal sublinhou que os dirigentes nacionais “são também responsáveis” pelos resultados obtidos pelas estruturas locais, defendendo que “não poderia ser de outra forma”. Em Viana do Castelo, Mariana Leitão acompanhou Duarte Antunes, candidato da IL à Câmara Municipal.
A visita incluiu também uma paragem numa pastelaria tradicional da cidade, onde a presidente liberal destacou a importância de valorizar e preservar as tradições locais. Observando uma das peças no ateliê, que lhe recordou a figura do Pinóquio, Mariana Leitão associou-a a “políticos que têm dificuldades em dizer a verdade”, mas sem apontar nomes.
Mariana Leitão reforçou ainda a confiança de que a IL conseguirá eleger vereadores em várias cidades em candidaturas próprias, como Braga, Setúbal ou Oeiras, além de integrar coligações em municípios como Porto, Lisboa ou Gondomar.
Portugal é uma República soberana, baseada na dignidade das pessoas e na vontade do povo. Estes princípios não são só palavras bonitas: mostram como a sociedade deve funcionar e guiam decisões políticas e a ação de todos os cidadãos.
Monção dedicou a última semana de setembro à promoção do envelhecimento ativo, saudável e participativo. Entre 29 de setembro e 3 de outubro, os seniores do concelho participaram em atividades lúdicas e educativas no âmbito do projeto “Monção Ativo”, alinhado com as metas da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A Serra de Santa Luzia foi palco, no passado sábado, do Passeio a Cavalo de Santa Luzia, iniciativa que reuniu 56 cavaleiros e 105 participantes, num evento que celebrou as tradições equestres do Alto Minho e a importância do garrano, raça autóctone protegida e símbolo do património natural e cultural da região.
O atual presidente da Câmara de Viana do Castelo e candidato do PS à reeleição, Luís Nobre, prometeu que, caso vença as autárquicas de 12 de outubro, vai alargar o serviço municipal de transportes a mais de 70 mil habitantes.
Apesar dos avanços da medicina e da dedicação dos profissionais de saúde, algumas doenças hepáticas podem evoluir para fases avançadas, em que as opções de tratamento curativo são limitadas.
A presidente da Iniciativa Liberal (IL), Mariana Leitão, afirmou em Viana do Castelo, que os líderes nacionais dos partidos devem assumir a corresponsabilidade pelos resultados das autárquicas e mostrou-se otimista quanto ao desempenho da IL no próximo domingo, garantindo que o partido “não será um dos cabeçudos da noite eleitoral”.
O Município de Arcos de Valdevez renovou, para o ano letivo 2025/2026, os protocolos relativos aos transportes escolares com 15 entidades responsáveis pela realização de circuitos especiais.