O concelho de Viana do Castelo apresenta-se às eleições autárquicas de 2025 com um cenário de forte pluralidade política e cívica. Para as 30 freguesias e uniões de freguesia foram validadas dezenas de listas, representando partidos tradicionais, novas forças políticas e inúmeros grupos de cidadãos independentes.
De acordo com os dados oficiais, estão em disputa mais de 70 listas candidatas, tornando estas eleições umas das mais concorridas de sempre no concelho.
Independentes em força
As candidaturas independentes voltam a marcar presença em diversas freguesias, muitas vezes em confronto direto com partidos de implantação histórica. Exemplos são Afife, Carreço, Castelo do Neiva, Chafé, Perre, Mujães ou Vila Nova de Anha, onde grupos locais surgem como alternativa às estruturas partidárias.
Partidos em competição:
AD (PSD/CDS-PP) apresenta listas na quase totalidade das freguesias, com destaque para Areosa (João Azevedo), Santa Maria Maior/Monserrate/Meadela (Vítor Fernandes) e Darque (Paulo Taborda).
PS concorre em 14 freguesias, apoiando ainda 15 candidaturas independentes, reforçando a aposta na proximidade e na ligação a projetos locais.
CDU destaca-se com candidaturas em freguesias como Afife, Barroselas, Santa Marta de Portuzelo e União das Freguesias de Viana do Castelo e Meadela, onde a independente Cláudia Marinho lidera a lista apoiada pela coligação comunista.
CHEGA apresenta candidaturas em várias freguesias, como Amonde, Castelo do Neiva, Chafé, Darque, Lanheses, Santa Marta de Portuzelo, Vila Franca e Vila Fria.
Bloco de Esquerda e Iniciativa Liberal marcam também presença em freguesias estratégicas, sobretudo na cidade e em meios urbanos.
Concelho politicamente fragmentado
O concelho regista freguesias com uma verdadeira “maratona” de candidatos. Areosa, por exemplo, terá sete listas em disputa; também Santa Marta de Portuzelo e a União de Freguesias de Viana do Castelo e Meadela apresentam candidaturas múltiplas, prometendo uma campanha intensa e muito disputada.
Já em freguesias mais pequenas, como Amonde, Montaria ou Carvoeiro, surgem listas únicas ou apenas duas candidaturas, de caráter marcadamente local.
Dinâmica eleitoral em aberto
O elevado número de candidatos independentes e a fragmentação do voto em algumas freguesias tornam estas autárquicas particularmente imprevisíveis em Viana do Castelo. A escolha dos eleitores no próximo outono poderá redefinir equilíbrios locais e influenciar a gestão autárquica do concelho.
Autárquicas 2025: Saiba quem são os candidatos em todas as freguesias de Viana do Castelo
O concelho de Viana do Castelo apresenta-se às eleições autárquicas de 2025 com um cenário de forte pluralidade política e cívica. Para as 30 freguesias e uniões de freguesia foram validadas dezenas de listas, representando partidos tradicionais, novas forças políticas e inúmeros grupos de cidadãos independentes.
O som do órgão de tubos vai voltar a ecoar em várias igrejas do Alto Minho. De 10 de outubro a 30 de novembro, a Diocese de Viana do Castelo promove a 5.ª edição do Ciclo de Órgão, iniciativa organizada pelo Secretariado de Liturgia com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e diversas instituições.
Monção vai ser, este sábado, 11 de outubro, palco da Etapa 8 do GPS EPIC Samsys, intitulada “EPIC Terras do Alvarinho”, que convida os amantes do BTT a percorrerem 50 ou 70 km por trilhos repletos de natureza, história e património. O ponto de encontro é o Parque Desportivo das Caldas, às 08h00.
A Câmara Municipal de Valença lançou o concurso público para a construção de uma nova creche na zona industrial da freguesia de Gandra, num investimento previsto de 1,5 milhões de euros.
O artista arcuense César de Barros Amorim, mais conhecido por MUTES, foi convidado a representar Portugal no VIVID Art Fest Sault Ste. Marie 2025, no Canadá, onde está a pintar um mural no beco da Rua Brock, junto à Praça do Centro da cidade.
O Rally de Viana do Castelo 2025 arranca esta sexta-feira, 10 de outubro, com a realização de uma prova-espetáculo noturna na marginal da cidade, junto à Alameda 5 de Outubro.
Os Trovante regressam aos palcos em março de 2026 com o espetáculo “Viver Tudo Numa Noite”, e a procura de bilhetes obrigou à abertura de novas datas em Lisboa e no Porto.