A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira concedeu um apoio financeiro extraordinário à Associação Desportiva e Cultural da Juventude de Cerveira (ADCJC) para a compra de uma embarcação de formação.
A cerimónia de inauguração do novo skiff (1X), destinado ao treino de jovens iniciantes da modalidade de remo, decorreu este domingo, 29 de setembro, com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Rui Teixeira, e da Vereadora com o pelouro do desporto, Carla Segadães, além de órgãos da direção da associação, atletas e familiares.
A aposta na juventude e no desporto como áreas fulcrais para a formação pessoal e social de crianças e adolescentes tem sido muito trabalhada pelo executivo liderado por Rui Teixeira, no sentido em que se transmitem valores fundamentais para a inserção no meio social, enquanto se assume como um fator de valorização e afirmação da identidade cerveirense através das atividades promovidas pelas coletividades.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, este apoio reflete a estrita cooperação e relação de proximidade que o executivo tem promovido junto das associações desportivas, uma responsabilidade social consagrada na criação de condições que facilitem a democratização e o acesso à prática desportiva das mais diversas modalidades. Rui Teixeira enaltece a valorização permanente do apoio aos jovens, à formação e ao desporto, contribuindo para a melhoria das condições de vida no concelho.
De referir que a Associação Desportiva e Cultural da Juventude de Cerveira presta, desde 1989, relevantes e continuados serviços à comunidade em geral, no que diz respeito ao fomento dos desportos náuticos, sobretudo o remo e a natação, organizando competições e participando noutras, apresentando um palmarés muito honroso.
Exemplo disso mesmo é o reconhecimento de 18 jovens atletas da ADCJC com Menções Honrosas, atribuídas no Dia do Município, 1 de outubro, pelos resultados obtidos na época de 2023/2024, nomeadamente o 1º no Campeonato Nacional de Fundo – double juniores masculinos, e o 2º lugar no Campeonato Nacional de Velocidade quadri juniores masculinos; há ainda a destacar o 1º lugar em Skif Benjamim feminina, no Encontro Nacional de Remo Jovem; e o 2º lugar em Skif júnior masculino, no Encontro Nacional de Remo Jovem; o 3º lugarem 8+juvenis masculino no Campeonato Nacional de Velocidade; o 3º lugar em quadri iniciadas femininas no Encontro Nacional de Remo Jovem; e o 3º lugar no Double iniciadas femininas no Encontro Nacional de Remo Jovem.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.