A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira concedeu um apoio financeiro extraordinário à Associação Desportiva e Cultural da Juventude de Cerveira (ADCJC) para a compra de uma embarcação de formação.
A cerimónia de inauguração do novo skiff (1X), destinado ao treino de jovens iniciantes da modalidade de remo, decorreu este domingo, 29 de setembro, com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Rui Teixeira, e da Vereadora com o pelouro do desporto, Carla Segadães, além de órgãos da direção da associação, atletas e familiares.
A aposta na juventude e no desporto como áreas fulcrais para a formação pessoal e social de crianças e adolescentes tem sido muito trabalhada pelo executivo liderado por Rui Teixeira, no sentido em que se transmitem valores fundamentais para a inserção no meio social, enquanto se assume como um fator de valorização e afirmação da identidade cerveirense através das atividades promovidas pelas coletividades.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, este apoio reflete a estrita cooperação e relação de proximidade que o executivo tem promovido junto das associações desportivas, uma responsabilidade social consagrada na criação de condições que facilitem a democratização e o acesso à prática desportiva das mais diversas modalidades. Rui Teixeira enaltece a valorização permanente do apoio aos jovens, à formação e ao desporto, contribuindo para a melhoria das condições de vida no concelho.
De referir que a Associação Desportiva e Cultural da Juventude de Cerveira presta, desde 1989, relevantes e continuados serviços à comunidade em geral, no que diz respeito ao fomento dos desportos náuticos, sobretudo o remo e a natação, organizando competições e participando noutras, apresentando um palmarés muito honroso.
Exemplo disso mesmo é o reconhecimento de 18 jovens atletas da ADCJC com Menções Honrosas, atribuídas no Dia do Município, 1 de outubro, pelos resultados obtidos na época de 2023/2024, nomeadamente o 1º no Campeonato Nacional de Fundo – double juniores masculinos, e o 2º lugar no Campeonato Nacional de Velocidade quadri juniores masculinos; há ainda a destacar o 1º lugar em Skif Benjamim feminina, no Encontro Nacional de Remo Jovem; e o 2º lugar em Skif júnior masculino, no Encontro Nacional de Remo Jovem; o 3º lugarem 8+juvenis masculino no Campeonato Nacional de Velocidade; o 3º lugar em quadri iniciadas femininas no Encontro Nacional de Remo Jovem; e o 3º lugar no Double iniciadas femininas no Encontro Nacional de Remo Jovem.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.