A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira concedeu um apoio financeiro extraordinário à Associação Desportiva e Cultural da Juventude de Cerveira (ADCJC) para a compra de uma embarcação de formação.
A cerimónia de inauguração do novo skiff (1X), destinado ao treino de jovens iniciantes da modalidade de remo, decorreu este domingo, 29 de setembro, com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Rui Teixeira, e da Vereadora com o pelouro do desporto, Carla Segadães, além de órgãos da direção da associação, atletas e familiares.
A aposta na juventude e no desporto como áreas fulcrais para a formação pessoal e social de crianças e adolescentes tem sido muito trabalhada pelo executivo liderado por Rui Teixeira, no sentido em que se transmitem valores fundamentais para a inserção no meio social, enquanto se assume como um fator de valorização e afirmação da identidade cerveirense através das atividades promovidas pelas coletividades.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, este apoio reflete a estrita cooperação e relação de proximidade que o executivo tem promovido junto das associações desportivas, uma responsabilidade social consagrada na criação de condições que facilitem a democratização e o acesso à prática desportiva das mais diversas modalidades. Rui Teixeira enaltece a valorização permanente do apoio aos jovens, à formação e ao desporto, contribuindo para a melhoria das condições de vida no concelho.
De referir que a Associação Desportiva e Cultural da Juventude de Cerveira presta, desde 1989, relevantes e continuados serviços à comunidade em geral, no que diz respeito ao fomento dos desportos náuticos, sobretudo o remo e a natação, organizando competições e participando noutras, apresentando um palmarés muito honroso.
Exemplo disso mesmo é o reconhecimento de 18 jovens atletas da ADCJC com Menções Honrosas, atribuídas no Dia do Município, 1 de outubro, pelos resultados obtidos na época de 2023/2024, nomeadamente o 1º no Campeonato Nacional de Fundo – double juniores masculinos, e o 2º lugar no Campeonato Nacional de Velocidade quadri juniores masculinos; há ainda a destacar o 1º lugar em Skif Benjamim feminina, no Encontro Nacional de Remo Jovem; e o 2º lugar em Skif júnior masculino, no Encontro Nacional de Remo Jovem; o 3º lugarem 8+juvenis masculino no Campeonato Nacional de Velocidade; o 3º lugar em quadri iniciadas femininas no Encontro Nacional de Remo Jovem; e o 3º lugar no Double iniciadas femininas no Encontro Nacional de Remo Jovem.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.