A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira concedeu um apoio financeiro extraordinário à Associação Desportiva e Cultural da Juventude de Cerveira (ADCJC) para a compra de uma embarcação de formação.
A cerimónia de inauguração do novo skiff (1X), destinado ao treino de jovens iniciantes da modalidade de remo, decorreu este domingo, 29 de setembro, com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Rui Teixeira, e da Vereadora com o pelouro do desporto, Carla Segadães, além de órgãos da direção da associação, atletas e familiares.
A aposta na juventude e no desporto como áreas fulcrais para a formação pessoal e social de crianças e adolescentes tem sido muito trabalhada pelo executivo liderado por Rui Teixeira, no sentido em que se transmitem valores fundamentais para a inserção no meio social, enquanto se assume como um fator de valorização e afirmação da identidade cerveirense através das atividades promovidas pelas coletividades.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, este apoio reflete a estrita cooperação e relação de proximidade que o executivo tem promovido junto das associações desportivas, uma responsabilidade social consagrada na criação de condições que facilitem a democratização e o acesso à prática desportiva das mais diversas modalidades. Rui Teixeira enaltece a valorização permanente do apoio aos jovens, à formação e ao desporto, contribuindo para a melhoria das condições de vida no concelho.
De referir que a Associação Desportiva e Cultural da Juventude de Cerveira presta, desde 1989, relevantes e continuados serviços à comunidade em geral, no que diz respeito ao fomento dos desportos náuticos, sobretudo o remo e a natação, organizando competições e participando noutras, apresentando um palmarés muito honroso.
Exemplo disso mesmo é o reconhecimento de 18 jovens atletas da ADCJC com Menções Honrosas, atribuídas no Dia do Município, 1 de outubro, pelos resultados obtidos na época de 2023/2024, nomeadamente o 1º no Campeonato Nacional de Fundo – double juniores masculinos, e o 2º lugar no Campeonato Nacional de Velocidade quadri juniores masculinos; há ainda a destacar o 1º lugar em Skif Benjamim feminina, no Encontro Nacional de Remo Jovem; e o 2º lugar em Skif júnior masculino, no Encontro Nacional de Remo Jovem; o 3º lugarem 8+juvenis masculino no Campeonato Nacional de Velocidade; o 3º lugar em quadri iniciadas femininas no Encontro Nacional de Remo Jovem; e o 3º lugar no Double iniciadas femininas no Encontro Nacional de Remo Jovem.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.
O porto de Viana do Castelo vai ser ampliado para apoiar a descarbonização do setor naval até 2050, anunciou João Neves, presidente executivo da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).
Caminha, no Alto Minho, e os concelhos galegos de A Guarda e O Rosal receberam aprovação para uma candidatura a fundos transfronteiriços do programa Interreg VI Espanha–Portugal (POCTEP) 2021–2027, no valor de mais de 563 mil euros, destinada à criação formal da eurocidade da Foz do Minho.
A Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, reuniu-se com os Presidentes das Juntas de Freguesia e das Uniões de Freguesias do concelho, num encontro que teve como objetivo apresentar as respostas sociais existentes e os projetos previstos na área da Coesão Social.
O Governo prepara-se para aprovar hoje, em Conselho de Ministros, o aumento do salário mínimo nacional (SMN) para 920 euros, um acréscimo de 50 euros face aos 870 euros atuais. A medida já foi confirmada pela ministra do Trabalho, Rosário Palma Ramalho.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve seis homens e uma mulher suspeitos de integrarem um grupo organizado responsável por várias dezenas de furtos em lares de idosos, centros de dia e juntas de freguesia, com especial incidência em distritos do Norte e Centro do país, incluindo Viana do Castelo.