Logo
Regional

Autarca de Viana reafirma investimento no mar no Fórum Económico “A Galicia que viene”

13 Abril, 2023 | 14:40
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, participou ontem no Fórum Económico “A Galicia que viene”, onde marcou presença numa mesa redonda com o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), António Cunha, a secretária geral da Indústria da Xunta de Galicia, Paula Uría, a diretora de comunicação da Euroregião Galiza-norte de Portugal, Begoña Íñiguez, para debater as oportunidades de cooperação transfronteiriça nas energias oceânicas.

A sessão da tarde, na qual marcou presença o autarca vianense, contou com o vice-presidente primeiro e conselheiro de Economia, Empresa e Inovação da Xunta de Galicia, Francisco Conde. Na mesa redonda, Luís Nobre defendeu “um modelo de governação de proximidade que implique todos os interesses desde o primeiro momento, salvaguardando os interesses já existentes, como a pesca, mas que crie condições para os novos interesses que estão a surgir no âmbito da economia do mar, nomeadamente das energias oceânicas”.

No fórum, Luís Nobre apresentou a Agenda do Mar 20-30, elaborada pelo município, mas que envolveu o contributo de cerca de meia centena de líderes da economia do mar e dos agentes locais. Luís Nobre realçou, por isso, que “esta agenda é um documento estratégico, colaborativo e cooperativo que foi construído em articulação e com a participação de múltiplos agentes e entidades”.

Luís Nobre indicou ainda que “Viana do Castelo tem estado na vanguarda no que toca à produção de energias renováveis, desde a instalação, em 2005, da alemã Enercon no concelho. Os recentes investimentos nas energias renováveis oceânicas dos projetos Windfloat e da Corpower, na energia das ondas, vieram reforçar o facto de o concelho apresentar condições naturais únicas na costa portuguesa para incrementar ainda mais este potencial energético renovável offshore”.

Desde 2018, Viana do Castelo conta com o projeto Windfloat, o maior projeto europeu de energias eólicas em plataformas flutuantes liderado pela EDP Inovação, mas agora conta também com um projeto de aproveitamento de energia das ondas, através de uma empresa sueca – CorPower Ocean – que instalou na cidade uma unidade de produção destes equipamentos.

Luís Nobre apresentou ainda o trabalho que o município tem desenvolvido no que toca à sensibilização no domínio da sustentabilidade ambiental e literacia para os temas do mar, frisando a relação que Viana do Castelo sempre teve com o mar. “Pretendemos continuar a liderar esta aposta. Acreditamos que esta nova fileira ligada às energias renováveis é uma área de desenvolvimento económico muito completa e que trabalha a resiliência para os territórios porque impacta agentes e atividades já existentes, como a metalomecânica, a construção e a reparação naval”, indicou, considerando que a mesma “impacta os fatores de competitividade existentes, como o Porto de Mar e a infraestrutura ferroviária”, tendo ainda uma ação de complementaridade sobre interesses já existentes, como a pesca.

O autarca recordou que esta aposta nas energias renováveis deve ainda envolver a academia no desenvolvimento e inovação, trazendo novas oportunidades para investimentos já existentes e para quem quer investir, gerando novos serviços, novas atividades e desenvolvimento no setor da tecnologia.

O Fórum Económico Espanhol “La Galicia que Viene” decorre até hoje na Corunha, contando com a participação de autarcas, peritos, personalidades e profissionais relevantes de grandes e médias empresas que são fundamentais para o futuro da Galiza. O fórum apresenta-se como um projeto ambicioso com diferentes sessões para analisar os desafios que a Galiza enfrenta.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 15 Abril, 2024

Valença: Segundo circuito de arte pública celebra a Revolução dos Cravos

O Município de Valença já está a receber o segundo circuito de arte pública. Esta edição é dedicada à “Liberdade e Participação – 50 Anos do 25 de Abril" e os trabalhos de execução das instalações artísticas prolongam-se até 19 de abril, em três pontos da cidade.

Cultura 15 Abril, 2024

Venda de livros cresceu de janeiro a março com preços a subir face a mesmo período de 2023

Perto de três milhões de livros foram vendidos em Portugal nos primeiros três meses deste ano, o que traduz um aumento de 5,8% face ao mesmo período de 2023, apesar do aumento médio de preços de 1,8%.

Regional 15 Abril, 2024

Ponte da Barca: Maior Bolo de Mel de Portugal atingiu um novo recorde

O Maior Bolo de Mel de Portugal regressou, este domingo, a Ponte da Barca com 216 metros, tendo alcançado um novo recorde. 

Desporto 15 Abril, 2024

Francisco Campos vence Clássica de Viana e Fábio Costa a Taça de Portugal

O português Francisco Campos (AP Hotels&Resorts-Tavira-Farense) venceu, este domingo, ao sprint a Clássica de Viana em bicicleta, que coroou o compatriota Fábio Costa (ABTF-Feirense) como vencedor da Taça de Portugal.

Regional 15 Abril, 2024

Município de Valença promove ação de fogo controlado em Cerdal

A Câmara Municipal de Valença promoveu uma ação de fogo controlado, nos terrenos baldios de Gondim, em Cerdal, na passada quinta-feira, 11 de abril.

Desporto 14 Abril, 2024

Atlético dos Arcos é o novo Campeão da Associação de Futebol de Viana do Castelo

O Atlético dos Arcos sagrou-se, este domingo, campeão distrital da 1 Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. A equipa orientada por Fernando Rego derrotou (3-1) a AD Ponte da Barca e garantiu também o regresso ao Campeonato de Portugal, a duas jornadas do final da prova.

Desporto 14 Abril, 2024

Vianense perde em casa com o Fafe mas continua vivo na Liga 3

A AD Fafe venceu (0-2), no estádio Dr. José de Matos, o SC Vianense, numa das partidas da jornada 8 da fase manutenção da Liga 3, com dois golos de Ivo Braz ainda na primeira parte.