Logo
Nacional

Aumentaram as reclamações dos munícipes dirigidas às autarquias do país

20 Fevereiro, 2023 | 10:47
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

Este ano, em 46 dias, o Portal da Queixa já recebeu quase 300 reclamações, uma subida de 49%, face ao mesmo período de 2022. Licenciamentos, Ambiente e Infraestruturas estão no topo da lista de reclamações dos munícipes.

Câmara de Viana firma protocolos que garantem educação artística e AECs e reforçam ensino profissional

Este ano, entre os dias 1 de janeiro e 15 de fevereiro, já foram registadas no Portal da Queixa 280 reclamações contra as autarquias do país e das ilhas da Madeira e dos Açores, um crescimento de 49% em comparação com o período homólogo de 2022, onde se verificaram apenas 188 queixas. As Câmaras Municipais de Lisboa, Almada, Vila Nova de Gaia, Loures e Oeiras são as entidades mais visadas.

Segundo revela a análise por distrito aos dezoito distritos de Portugal e Regiões Autónomas, em 2022, os munícipes registaram um total de2.021 reclamações,  uma subida de cerca 5% em relação ao ano anterior (2021), que obteve 1.932 queixas. Com o maior volume de reclamações acumuladas em 2022, figuram no Top5, o distrito de Lisboa (1145 queixas), do Porto (321), de Setúbal (141), de Faro (85) e de Braga (47). Já os cinco distritos com menor número de reclamações no ano passado foram, distrito de Viseu (12), da Guarda (9), de Bragança (4), Portalegre (4) e Região Autónoma dos Açores (1).

Relativamente às Câmaras Municipais, os dados analisados às autarquias com mais reclamações recebidas em 2022, foram a Câmara Municipal de Lisboa em primeiro lugar, seguem-se a Câmara Municipal de Almada, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, a Câmara Municipal de Loures e a Câmara Municipal de Oeiras. A Câmara Municipal do Porto ocupa o nono lugar (no ranking das 30 entidades).

No fim da tabela, com menos queixas registadas no ano passado, figuram, a Câmara Municipal de Albufeira, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, a Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e a Câmara Municipal de Évora.

Entre os principais motivos de reclamação dos munícipes em 2022 estão problemas relacionados com as áreas de Licenciamentos, a recolher uma fatia de 581 queixas no ano passado; Ambiente com 448 e as Infraestruturaa gerar 428 reclamações. De referir que, este ano, estas permanecem como as três áreas mais problemáticas que motivam as queixas dos consumidores.

 

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 8 Dezembro, 2024

Covid-19 provocou nos primeiros dois anos da pandemia mais 19.119 mortes do que era esperado

A covid-19 provocou nos primeiros dois anos da pandemia mais 19.119 mortes do que era esperado para o mesmo período e o excesso de mortalidade afetou sobretudo os mais velhos e doentes crónicos, segundo o Instituto Ricardo Jorge.

Desporto 7 Dezembro, 2024

Voleibol Clube de Viana perde em Gondomar antes de receber o Benfica

Em jogo da 11.ª jornada da Liga Una Seguros, realizado, este sábado, o Voleibol Clube de Viana perdeu (3-0) na casa da Ala Nun´Álvares de Gondomar, com parciais de 25-21, 25-19 e 25-17.

Desporto 7 Dezembro, 2024

Maria Enes convocada para a seleção nacional sub-23

Maria Enes, atleta de Alto Rendimento, do Darque Kayak Clube, foi convocada para participar no Estágio da Seleção Nacional de Velocidade, categoria Kayak sub-23, que vai decorrer de 9 a 14 de dezembro no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho.

Regional 7 Dezembro, 2024

Espetáculo teatral baseado numa adaptação de “O Sermão de Santo António aos Peixes” em Ponte de Lima

O Município de Ponte de Lima vai apostar na dinamização de um espetáculo teatral, baseado numa adaptação dos mais famosos textos da oratória sagrada portuguesa, o Sermão de Santo António aos Peixes, do Padre António Vieira, intitulado “PAYASSU - O Verbo do Pai Grande”, em palco pela Companhia de Teatro Lafontana – Formas Animadas de Vila do Conde, no dia 9 de dezembro de 2024, pelas 10h30, no auditório Rio Lima.

Regional 7 Dezembro, 2024

Moinho do Inácio e Museu do Mel e do Caulino integram Rede Portuguesa de Turismo Industrial

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na sessão de assinatura dos Acordos de Colaboração de adesão do Moinho do Inácio e do Museu do Mel e do Caulino à Rede Portuguesa de Turismo Industrial, que aconteceu no salão nobre da Junta de Freguesia de Vila de Punhe.

Regional 7 Dezembro, 2024

Viana do Castelo inaugura Mercado de Natal com 31 expositores e “expetativas elevadas”

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado de elementos do executivo municipal, visitou, na sexta-feira, o Mercado de Natal que, até dia 23 de dezembro, integra a programação “Viana Coração do Natal”.  

Desporto 7 Dezembro, 2024

Santa Luzia joga na casa do Aliados de Lordelo na Taça de Portugal

Realizou-se, na quarta-feira, na Cidade do Futebol, o sorteio da 4ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal. O Santa Luzia, clube de Viana do Castelo, vai a Lordelo defrontar o Aliados.