Logo
Regional

Atividades e conversas pelo Minho celebram a natureza com festival sustentável

24 Agosto, 2023 | 21:05
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

Neste festival de natureza onde a sustentabilidade marca lugar “não há bilhetes, nem pulseiras”. Os participantes do “I Am Nature Fest” que começa no dia 26 de agosto e decorre até ao dia 3 de setembro, vão receber bolas de sementes de plantas autóctones para espalhar pela natureza.

A ideia partiu da organização para ajudar na propagação controlada de plantas importantes para este território e pretende passar a mensagem de que o turismo e a natureza precisam de equilíbrio e moderação.

As atividades em cartaz são limitadas a um determinado número de participantes
precisamente para reduzir o impacto provocado no meio ambiente onde se inserem e para que a mensagem de sustentabilidade seja transmitida.

Segundo Isabel Sousa, da Explore Iberia, empresa que integra a organização deste evento, “só se pode celebrar a natureza se houver respeito pela mesma e se o turismo causar cada vez menos impacto”, por isso é que a sustentabilidade e a responsabilidade das empresas envolvidas é tão importante.

O festival começa no dia 26 de agosto e decorre até dia 3 de setembro e durante este período serão muitas as de baixo impacte ambiental, focadas na partilha de aprendizagens, desde as caminhadas diurnas/noturnas e aquáticas, arvorismo, visitas interpretadas, observação de animais, conversas temáticas com especialistas, ateliers com base na natureza, artesanato, jogos de tabuleiro, arqueologia, música e muito mais, sendo obrigatória a inscrição em todas as atividades em que se queira participar.

O programa está dividido em três segmentos:

– A’Cerca do Minho – atividades de interpretação e aprendizagem.

– Conversas A’Cerca do Minho – momentos de partilha informal com vários especialistas nos mais diversos temas, como, segurança na natureza, arqueologia subaquática, escolas e a natureza, e entre outros.

– Sentir o Minho – com atividades de baixo impacte ambiental promovidas pelas empresas de animação turística do Minho.

Este festival é promovido pelo Consórcio Minho Inovação e está prevista no âmbito da ação 1 – Estruturação da oferta Cycling & Walking no Minho, do projeto PA5. Turismo de Natureza/Náutico – Naturminho II, aprovado no âmbito do Norte 2020 – Estratégias de Eficiência Coletiva PROVERE – Projetos Âncora.

Inscrições através do site: wwww.iamnature.pt

Redes Sociais: https://www.facebook.com/ialtominhonature
https://www.instagram.com/iamnaturefest/

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 21 Maio, 2024

Governo pede urgência em inquérito à morte de doente no hospital de Viana do Castelo

O Ministério da Saúde pediu que o inquérito aberto pela Unidade Local de Saúde do Alto Minho para apurar as circunstâncias da morte de um doente no hospital de Viana do Castelo “decorra com a urgência desejável”.

Regional 21 Maio, 2024

Três hectares de baldios em Arcos de Valdevez reflorestados com 1.350 laranjeiras

A REN – Redes Energéticas Nacionais e a União de Freguesias de São Jorge e Ermelo, em Arcos de Valdevez, plantaram hoje mais de 1.350 laranjeiras em três hectares de terrenos atravessados por linhas de transporte e energia.

Regional 21 Maio, 2024

Foco de surto de ‘legionella’ em Caminha que causou um morto ficou por identificar

O surto de ‘legionella’ que surgiu em novembro em Caminha afetou 10 pessoas, provocou um óbito e a fonte de contaminação não foi identificada, revelou hoje à Lusa o delegado de Saúde do Alto Minho.

Regional 21 Maio, 2024

Hospital de Viana do Castelo abre inquérito à morte de doente na urgência

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho abriu um processo de inquérito para apurar as circunstâncias da morte de um homem na urgência do hospital de Viana do Castelo, na sexta-feira, a quem foi atribuída a pulseira verde.

Regional 21 Maio, 2024

CIM Alto Minho formaliza assinatura do Compromisso C-Academy com CNCS

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) acabam de formalizar a assinatura do Compromisso C-Academy, que comtempla o desenvolvimento de um programa de formação avançada em cibersegurança destinado a colaboradores das câmaras municipais e da comunidade intermunicipal.

Regional 21 Maio, 2024

Caminha: Presidente da APIMIL explicou perigos da proliferação da Vespa Asiática e métodos de combate

A vespa velutina ou asiática veio para ficar e as alterações climáticas vão alargar as áreas onde a espécie está presente. São perigosas, têm enorme impacto nos apiários, na economia, no ambiente e até na saúde pública, mas a boa notícia é que são controláveis e com relativa facilidade, através de “armadilhas” que todos temos em casa. A ideia poderia de alguma forma sintetizar a comunicação do presidente da APIMIL - Associação dos Apicultores de Entre-Minho e Lima, Alberto Dias, ontem, na sessão que assinalou o Dia Mundial da Abelha e que teve lugar na Incubadora Verde, em Argela.

Cultura 21 Maio, 2024

“Cantar de Galo” sobe ao palco do centro cultural de Paredes de Coura 

Esta sexta-feira, dia 24 de maio, a companhia Mala Voadora traz a Paredes de Coura a sua recente estreia "Cantar de Galo", que culmina numa discussão entre o Galo de Barcelos e Salazar. Um "solo" de Jorge Andrade com texto do Pulitzer Robert Schenkkan, no Centro Cultural, às 21h30.