No dia 25 de agosto, os corpos sociais da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas da Abelheira, em Viana do Castelo, emitiram um comunicado no seu site sobre indícios de plágio na "Carta de Missão" do Diretor do Agrupamento.
Num comunicado enviado à redação da Viana TV, a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas da Abelheira, dá nota de que foi pedida uma audiência “urgente” ao Ministro da Educação para intervir no caso de plágio do diretor.
O comunicado para esse Conselho Geral, aprovado por todos os membros, foi feito por um representante dos pais, com assento nesse órgão, a 31 de agosto deste ano civil, cerca de uma semana depois da aprovação do documento.
Foi de entendimento desta associação esperar que os órgãos de gestão do agrupamento, após tomarem conhecimento adotassem uma atitude, porém, perante “total silêncio após 25 dias”, foi publicado um outro comunicado, dando conhecimento do sentimento de indignação que vários pais e encarregados de educação manifestaram.
Após, seis semanas a ser divulgada toda a comunicação dos factos, há uma declaração do Conselho Geral reconhecendo “que a carta de Missão apresentada, votada e aprovada em 25 de julho de 2023, não é um documento original, produzido para apreciação deste Conselho, mas constitui cópia de outra Carta de Missão”.
No primeiro comunicado pode ler-se que a “Carta de Missão do Diretor é um documento, de acordo com o artigo 6º da Portaria 266/2012 de 30 de agosto, deve ser entregue num prazo máximo de 90 dias após o início do mandato, bem como obedecer a um conjunto de requisitos previstos nesse diploma. Por não os cumprir, por ser entregue com cerca de dois anos de atraso em relação ao limite estipulado, por não quantificar os compromissos e por não apresentar uma calendarização plurianual, conforme requere o citado diploma legal, os representantes eleitos pelos encarregados de educação votaram contra”.
Apesar do Conselho Geral ter assumido e reconhecido ontem o plágio, esta associação continua a solicitar uma audiência urgente ao Ministro da Educação para o total esclarecimento e intervenção no caso.
Realizaram-se, este domingo, dois jogos em atraso do Campeonato Distrital da 1ª Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo e um dos Oitavos de Final da Taça AFVC. O Correlhã venceu (0-2) em ADECAS e o Ponte da Barca ganhou (1-2) na casa do Âncora Praia. Na Taça o Monção ultrapassou o Vila Fria e na 2ª Divisão cumpriu-se a 16ª jornada, com destaque para a vitória (1-4) do líder Távora no terreno do Paçô
O Campeonato de Portugal prosseguiu, este fim de semana, com a realização da 13 ª jornada da prova. Nesta ronda que deu por terminada a 1.ª volta da competição, o Sport Clube Vianense perdeu (0-2) em casa, com o Vitória SC.
O Santa Luzia Futebol Clube recebeu, este no Pavilhão José Natário, o Atlético Clube de Portugal, em jogo da 14ª jornada da Liga Feminina Placard Futsal. Depois de 6 jogos consecutivos sem ganhar no campeonato, a equipa vianense derrotou (3-2) o Atlético CP na estreia em casa do treinador Rui Paulo.
A Juventude Viana recebeu, este sábado no Pavilhão José Natário o HC Braga, em jogo correspondente à 10ª jornada do campeonato nacional da 1ª divisão de hóquei em patins. Este duelo minhoto terminou empatado (3-3).
As mulheres que completam 45 anos em 2025 serão convocadas ao longo do ano para realizar mamografia, conforme a região onde residem e o itinerário das carrinhas da Liga Portuguesa Contra o Cancro, anunciou o Ministério da Saúde.
Na 14.ª jornada da Liga Una Seguros, realizada este sábado, o Voleibol Clube de Viana voltou às vitórias, o que já não acontecia à quatro jornadas consecutivas. A equipa vianense derrotou (3-0), no seu pavilhão, os açorianos do Fonte Bastardo, com parciais de 25-23, 25-19 e 25-23
A comunidade venezuelana radicada em Paredes de Coura, através da 'Jabillo Ensamble', junta-se a mais doze associações e grupos do concelho para mais um Encontro de Janeiras. Assim, este domingo, 5 de janeiro, a partir das 15h00, a tenda instalada no Largo Hintze Ribeiro volta a dar corpo a uma das tradições mais ricas e bonitas do cancioneiro popular courense.