No dia 25 de agosto, os corpos sociais da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas da Abelheira, em Viana do Castelo, emitiram um comunicado no seu site sobre indícios de plágio na "Carta de Missão" do Diretor do Agrupamento.
Num comunicado enviado à redação da Viana TV, a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas da Abelheira, dá nota de que foi pedida uma audiência “urgente” ao Ministro da Educação para intervir no caso de plágio do diretor.
O comunicado para esse Conselho Geral, aprovado por todos os membros, foi feito por um representante dos pais, com assento nesse órgão, a 31 de agosto deste ano civil, cerca de uma semana depois da aprovação do documento.
Foi de entendimento desta associação esperar que os órgãos de gestão do agrupamento, após tomarem conhecimento adotassem uma atitude, porém, perante “total silêncio após 25 dias”, foi publicado um outro comunicado, dando conhecimento do sentimento de indignação que vários pais e encarregados de educação manifestaram.
Após, seis semanas a ser divulgada toda a comunicação dos factos, há uma declaração do Conselho Geral reconhecendo “que a carta de Missão apresentada, votada e aprovada em 25 de julho de 2023, não é um documento original, produzido para apreciação deste Conselho, mas constitui cópia de outra Carta de Missão”.
No primeiro comunicado pode ler-se que a “Carta de Missão do Diretor é um documento, de acordo com o artigo 6º da Portaria 266/2012 de 30 de agosto, deve ser entregue num prazo máximo de 90 dias após o início do mandato, bem como obedecer a um conjunto de requisitos previstos nesse diploma. Por não os cumprir, por ser entregue com cerca de dois anos de atraso em relação ao limite estipulado, por não quantificar os compromissos e por não apresentar uma calendarização plurianual, conforme requere o citado diploma legal, os representantes eleitos pelos encarregados de educação votaram contra”.
Apesar do Conselho Geral ter assumido e reconhecido ontem o plágio, esta associação continua a solicitar uma audiência urgente ao Ministro da Educação para o total esclarecimento e intervenção no caso.
Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.
Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.
Este sábado, a Juventude Viana regressa aos jogos em casa, recebendo o Infante de Sagres no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, a partir das 21h30, em partida referente à 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.
O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) anunciou a programação para o primeiro semestre de 2026 e Viana do Castelo volta a integrar o conjunto de cidades que acolhem espetáculos em digressão enquanto o edifício do Rossio, em Lisboa, permanece em obras.
Portugal entrou oficialmente em fase epidémica de gripe, registando um aumento de casos confirmados, incluindo internamentos em cuidados intensivos, alertou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo, obra emblemática do arquiteto Eduardo Souto Moura, acolheu a cerimónia dos Prémios “ESPAÇO” – Prémios Nacionais de Arquitetura, iniciativa da ANTEPROJECTOS que distingue anualmente as obras mais relevantes realizadas em território português.