No dia 25 de agosto, os corpos sociais da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas da Abelheira, em Viana do Castelo, emitiram um comunicado no seu site sobre indícios de plágio na "Carta de Missão" do Diretor do Agrupamento.
Num comunicado enviado à redação da Viana TV, a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas da Abelheira, dá nota de que foi pedida uma audiência “urgente” ao Ministro da Educação para intervir no caso de plágio do diretor.
O comunicado para esse Conselho Geral, aprovado por todos os membros, foi feito por um representante dos pais, com assento nesse órgão, a 31 de agosto deste ano civil, cerca de uma semana depois da aprovação do documento.
Foi de entendimento desta associação esperar que os órgãos de gestão do agrupamento, após tomarem conhecimento adotassem uma atitude, porém, perante “total silêncio após 25 dias”, foi publicado um outro comunicado, dando conhecimento do sentimento de indignação que vários pais e encarregados de educação manifestaram.
Após, seis semanas a ser divulgada toda a comunicação dos factos, há uma declaração do Conselho Geral reconhecendo “que a carta de Missão apresentada, votada e aprovada em 25 de julho de 2023, não é um documento original, produzido para apreciação deste Conselho, mas constitui cópia de outra Carta de Missão”.
No primeiro comunicado pode ler-se que a “Carta de Missão do Diretor é um documento, de acordo com o artigo 6º da Portaria 266/2012 de 30 de agosto, deve ser entregue num prazo máximo de 90 dias após o início do mandato, bem como obedecer a um conjunto de requisitos previstos nesse diploma. Por não os cumprir, por ser entregue com cerca de dois anos de atraso em relação ao limite estipulado, por não quantificar os compromissos e por não apresentar uma calendarização plurianual, conforme requere o citado diploma legal, os representantes eleitos pelos encarregados de educação votaram contra”.
Apesar do Conselho Geral ter assumido e reconhecido ontem o plágio, esta associação continua a solicitar uma audiência urgente ao Ministro da Educação para o total esclarecimento e intervenção no caso.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.
O Centro de Saúde de Darque vai ser totalmente requalificado, após a Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovar, por unanimidade, a adjudicação da empreitada no valor de 935 mil euros, acrescido do IVA em vigor.
Nos últimos quatro dias, GNR e PSP detiveram uma média diária de 76 condutores por condução sob efeito de álcool, totalizando 304 detenções desde 18 de dezembro — 182 pela GNR e 122 pela PSP.
Viana do Castelo prepara-se para receber, no próximo dia 27 de dezembro, a 12ª edição da Corrida de S. Silvestre CLS Brands, que contará com a participação de mais de 3.300 atletas.
Os Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC) anunciaram alterações na recolha de resíduos sólidos urbanos durante o período festivo do Natal e do Ano Novo.