No dia 25 de agosto, os corpos sociais da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas da Abelheira, em Viana do Castelo, emitiram um comunicado no seu site sobre indícios de plágio na "Carta de Missão" do Diretor do Agrupamento.
Num comunicado enviado à redação da Viana TV, a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas da Abelheira, dá nota de que foi pedida uma audiência “urgente” ao Ministro da Educação para intervir no caso de plágio do diretor.
O comunicado para esse Conselho Geral, aprovado por todos os membros, foi feito por um representante dos pais, com assento nesse órgão, a 31 de agosto deste ano civil, cerca de uma semana depois da aprovação do documento.
Foi de entendimento desta associação esperar que os órgãos de gestão do agrupamento, após tomarem conhecimento adotassem uma atitude, porém, perante “total silêncio após 25 dias”, foi publicado um outro comunicado, dando conhecimento do sentimento de indignação que vários pais e encarregados de educação manifestaram.
Após, seis semanas a ser divulgada toda a comunicação dos factos, há uma declaração do Conselho Geral reconhecendo “que a carta de Missão apresentada, votada e aprovada em 25 de julho de 2023, não é um documento original, produzido para apreciação deste Conselho, mas constitui cópia de outra Carta de Missão”.
No primeiro comunicado pode ler-se que a “Carta de Missão do Diretor é um documento, de acordo com o artigo 6º da Portaria 266/2012 de 30 de agosto, deve ser entregue num prazo máximo de 90 dias após o início do mandato, bem como obedecer a um conjunto de requisitos previstos nesse diploma. Por não os cumprir, por ser entregue com cerca de dois anos de atraso em relação ao limite estipulado, por não quantificar os compromissos e por não apresentar uma calendarização plurianual, conforme requere o citado diploma legal, os representantes eleitos pelos encarregados de educação votaram contra”.
Apesar do Conselho Geral ter assumido e reconhecido ontem o plágio, esta associação continua a solicitar uma audiência urgente ao Ministro da Educação para o total esclarecimento e intervenção no caso.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, no próximo dia 22 de janeiro, mais uma sessão do ciclo Sessões de Cinema Regulares, com a exibição de Aniki Bóbó, filme emblemático de Manoel de Oliveira e uma referência incontornável do cinema português.
A Juventude Viana vai disputar na Ilha do Pico nos Açores, os Oitavos-de-final da Taça de Portugal de hóquei em patins frente ao Candelária. Os jogos desta eliminatória estão agendados para 14 de fevereiro, mas podem ainda sofrer alterações.
Faz hoje exatamente 39 anos que a cidade de Viana do Castelo acordou coberta por um manto branco de neve, naquele que foi um dos episódios meteorológicos mais marcantes da história recente da região.
Os delegados da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) estiveram reunidos, no inicio do mês, numa reunião de trabalho destinada a fazer o balanço da atividade desenvolvida e a definir estratégias para o reforço da sua atuação nas competições distritais.
O Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo realizou uma ação de sensibilização subordinada ao tema “Violência no Desporto”, dirigida à comunidade escolar da Escola Secundária de Monserrate.
A Amnistia Internacional divulgou o seu habitual “Dois Minutos para os Direitos Humanos”, chamando a atenção para situações graves e urgentes que continuam a afetar milhões de pessoas em diferentes partes do mundo, desde a discriminação racial sistémica até conflitos armados, ameaças a povos indígenas e possíveis crimes internacionais.
O abastecimento de água poderá sofrer perturbações, com possibilidade de interrupção, esta quarta-feira, dia 14 de janeiro, entre as 9h30 e as 11h30, numa zona da freguesia de Afife, no concelho de Viana do Castelo.