Vivem-se momentos históricos no Futsal da Associação de Futebol de Viana do Castelo. Foram batidos todos os recordes de número de atletas inscritos, de equipas em competição e de clubes certificados.
O plano estratégico para o desenvolvimento do Futsal, apresentado aos clubes na época 21/22, resultou num aumento exponencial de atletas, equipas e também no número de clubes certificados pela FPF, além de uma dinâmica diferente em todas as provas distritais e interdistritais.
A proximidade da AFVC aos clubes filiados, a ajuda no seu dia a dia, e o arranque das concentrações nos escalões de base de formação, com 54 concentrações realizadas nas duas últimas épocas (Petizes, Traquinas e Benjamins), juntamente com um plano anual de formações com várias ações sobre futsal, contribuíram para este sucesso.
Estas iniciativas contaram ainda com a presença do selecionador nacional em duas ocasiões nesta época desportiva, bem como com a realização de estágios das seleções nacionais sub-15 e sub-17, em organização conjunta da FPF e da AFVC. Entre muitas outras ações levadas a cabo pela AFVC, foi possível ultrapassar todos os recordes desde o início da modalidade na AFVC.
Esta época 24/25, será também especial, pois pela primeira vez, vamos ter um campeonato distrital apenas com equipas do distrito no escalão de juniores E ( Benjamins ), 11 equipas inscritas
Estão de parabéns a AFVC e o seu departamento de futsal, bem como os clubes e todas as suas estruturas, pela forma comprometida e competente com que têm implementado o plano estratégico lançado por esta direção em 21/22.
✏️ Os registos:
📌 Atletas inscritos:
✍️Época 21/22 – 176 atletas inscritos (99 Masculino e 77 Feminino)
✍️Época 23/24 – 658 atletas inscritos (473 Masculinos e 185 Femininos), o maior número de sempre na AFVC.
📌 Equipas inscritas:
✍️Época 21/22 – 15 equipas inscritas.
✍️Época 24/25 – 74 equipas inscritas. o maior número de sempre na AFVC.
📌 Escalões em competição:
✍️Época 21/22 – 15 equipas em 4 escalões:
✍️Época 24/25 – 74 equipas em 7 escalões: o maior número de sempre na AFVC.
📌 Equipas certificadas pela FPF:
✍️Época 21/22 – 1 equipa certificada:
‼️ 1 equipa entidade formadora 3 estrelas
✍️Época 24/25 – 6 equipas certificadas:
‼️ 3 equipas CBF
‼️ 2 equipas 2 estrelas
‼️ 1 equipa 3 estrelas
A Eurocidade Tui-Valença apresenta o Calendário 2026, uma iniciativa solidária que pretende envolver as comunidades de ambos os municípios no apoio às famílias mais necessitadas. Esta ação reforça o compromisso da Eurocidade com a cooperação transfronteiriça e com a promoção de valores de entreajuda e responsabilidade social.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.