Logo
Regional

Assembleia Jovens de Abril fez-se ouvir nos Paços do Concelho de Valença

17 Abril, 2024 | 16:27
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

Dezenas de alunos do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, em Valença, deram corpo e voz às suas ideias e anseios na Assembleia Jovens de Abril, que decorreu, esta quarta-feira, 17 de Abril, nos Paços do Concelho. 

Quatro listas, representativas de alunos do ensino secundário e básico, apresentaram e debateram as mais diversas propostas relacionadas, sobretudo, com as grandes preocupações que afetam, na atualidade, os jovens valencianos, nomeadamente a evolução do sistema de ensino e a sua versatilidade, o reforço da inclusão nas escolas, o acesso à universidade, a integração das comunidades migrantes e o sistema de saúde.

As propostas da lista A foram apresentadas por Gabriel Saraiva, as da lista B por Tiago Barbosa, as da lista C por Eva Ferreira e as da lista D por Leonor Martins. Após o debate e a votação saiu vencedora a proposta apresentada pela lista B.

Na sessão, o presidente da Câmara de Valença, José Manuel Carpinteira, destacou que “é fundamental que os jovens de hoje conheçam e se inspirem nos valores dos jovens que fizeram o 25 de Abril de 1974”.

O presidente da Assembleia Municipal, José António Cerqueira, realçou ainda que é “importante termos ideias, participar, partilhar, lutar e defender os princípios de Abril”, mostrando toda a disponibilidade para promover outras sessões da Assembleia Jovem.

A Assembleia Jovens de Abril teve por tema o “25 de Abril: democracia e inclusão nas escolas” e por grandes objetivos incentivar os jovens para uma maior participação cívica e a contribuírem para o desenvolvimento local.

A iniciativa partiu da Assembleia Municipal e da Câmara Municipal, em parceria com o Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, enquadrando-se no ciclo “Valença Cant’Abril”, comemorativo dos 50 Anos do 25 de Abril.

Pode ser uma imagem de 5 pessoas e texto
A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 21 Maio, 2024

Câmara Municipal de Ponte de Lima distinguida pela sua presença na Internet

A Câmara Municipal de Ponte de Lima foi distinguida no âmbito do Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais (IPIC) 2023, cujos resultados foram apresentados numa sessão pública realizada no dia 23 de abril, nas instalações da UNU Egov, em Guimarães. 

Regional 21 Maio, 2024

Monção: Polidesportivo da Escola da Estrada já abriu as portas

Após um processo de requalificação, que englobou colocação de cobertura e um novo gradeamento, o Polidesportivo da Escola da Estrada, em Mazedo, já está ao serviço da comunidade educativa. Hoje, as portas abriram-se, pela primeira vez, e as crianças manifestaram-se, alegres e entusiasmadas com a nova estrutura.

Regional 20 Maio, 2024

“Bendas de Bagageira” está de regresso a Vila Praia de Âncora

A 2ª edição da "Bendas de Bagageira" da Quinta da Quinhas e Hotel Meira, em Vila Praia de Âncora acontece este domingo dia 26 de maio.

Nacional 20 Maio, 2024

Fisco alerta para mensagens falsas sobre pagamento de coimas

Alguns contribuintes estão a receber mensagens escritas (SMS) para pagarem determinada quantia a título de coimas ou contraordenações, o que levou a Autoridade Tributária e lançar um alerta avisando de que estas mensagens são falsas.

Regional 20 Maio, 2024

Palco das Artes acolhe abertura do 14º FITAVALE este sábado

Entre 25 de maio e 29 de junho, as Comédias do Minho celebram o seu 20º aniversário com um FITAVALE diferente. Os grupos de teatro amador do Vale do Minho apresentam cinco espetáculos que refletem sobre a ideia de “CASA”, desde a folha em branco à ocupação de um espaço.

Regional 20 Maio, 2024

Praça da Liberdade recebe Wine & Blues Festival este fim-de-semana

É já este fim-de-semana, dias 24 e 25 de maio, que a Praça da Liberdade de Viana do Castelo recebe o Wine & Blues Festival, numa edição que conta com várias novidades.

Nacional 20 Maio, 2024

Portugal esgota quota do carapau e pesca fecha esta terça-feira

A frota portuguesa esgotou a quota de pesca de carapau, na zona do Golfo da Biscaia Meridional, ficando estas capturas proibidas a partir de terça-feira, anunciou hoje a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).