A Escola Profissional Artística do Alto Minho (ARTEAM) vai promover, durante o dia 6 de abril, quinta-feira, em Viana do Castelo, um workshop destinado a alunos que já iniciaram os estudos musicais e um open day para aqueles que têm vontade de experimentar.
Para os alunos com experiência musical, a atividade destina-se a jovens entre os 11 e os 16 anos e inclui as seguintes especialidades instrumentais: violino, viola d’arco, violoncelo, contrabaixo, guitarra, piano, flauta, oboé, clarinete, fagote, saxofone, trompete, trompa, trombone e piano. O formulário de inscrição está disponível aqui.
No caso dos jovens que ainda não têm qualquer contacto com os instrumentos musicais decorrerá, simultaneamente, na ARTEAM, um “open day”, destinado a alunos a partir do 5º ano de escolaridade, com o intuito de conhecerem a escola profissional e de estabelecerem o primeiro contacto com a música. Neste caso, será dada ainda a oportunidade de escolherem o instrumento musical a tocar. O formulário de inscrição está disponível aqui.
As atividades “pretendem contribuir para uma decisão devidamente refletida sobre o percurso escolar vocacional a seguir. Efetivamente, muitos pais e jovens do Alto Minho, assim como das restantes regiões do país, têm a responsabilidade de poder optar pela área de percurso académico mais adequada, associando a motivação e o gosto pessoal de cada estudante a uma escolaridade de excelência, conduzindo a um futuro que se pretende feliz, promissor, de elevada taxa de sucesso e empregabilidade”, explicou a organização.
Ambas as atividades são gratuitas estando as inscrições abertas até ao dia 31 de março. Todos os jovens receberão ainda um diploma de participação.
A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.
A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.