A Escola Profissional Artística do Alto Minho (ARTEAM) vai promover, durante o dia 6 de abril, quinta-feira, em Viana do Castelo, um workshop destinado a alunos que já iniciaram os estudos musicais e um open day para aqueles que têm vontade de experimentar.
Para os alunos com experiência musical, a atividade destina-se a jovens entre os 11 e os 16 anos e inclui as seguintes especialidades instrumentais: violino, viola d’arco, violoncelo, contrabaixo, guitarra, piano, flauta, oboé, clarinete, fagote, saxofone, trompete, trompa, trombone e piano. O formulário de inscrição está disponível aqui.
No caso dos jovens que ainda não têm qualquer contacto com os instrumentos musicais decorrerá, simultaneamente, na ARTEAM, um “open day”, destinado a alunos a partir do 5º ano de escolaridade, com o intuito de conhecerem a escola profissional e de estabelecerem o primeiro contacto com a música. Neste caso, será dada ainda a oportunidade de escolherem o instrumento musical a tocar. O formulário de inscrição está disponível aqui.
As atividades “pretendem contribuir para uma decisão devidamente refletida sobre o percurso escolar vocacional a seguir. Efetivamente, muitos pais e jovens do Alto Minho, assim como das restantes regiões do país, têm a responsabilidade de poder optar pela área de percurso académico mais adequada, associando a motivação e o gosto pessoal de cada estudante a uma escolaridade de excelência, conduzindo a um futuro que se pretende feliz, promissor, de elevada taxa de sucesso e empregabilidade”, explicou a organização.
Ambas as atividades são gratuitas estando as inscrições abertas até ao dia 31 de março. Todos os jovens receberão ainda um diploma de participação.
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.