A Escola Profissional Artística do Alto Minho (ARTEAM) vai promover, durante o dia 6 de abril, quinta-feira, em Viana do Castelo, um workshop destinado a alunos que já iniciaram os estudos musicais e um open day para aqueles que têm vontade de experimentar.
Para os alunos com experiência musical, a atividade destina-se a jovens entre os 11 e os 16 anos e inclui as seguintes especialidades instrumentais: violino, viola d’arco, violoncelo, contrabaixo, guitarra, piano, flauta, oboé, clarinete, fagote, saxofone, trompete, trompa, trombone e piano. O formulário de inscrição está disponível aqui.
No caso dos jovens que ainda não têm qualquer contacto com os instrumentos musicais decorrerá, simultaneamente, na ARTEAM, um “open day”, destinado a alunos a partir do 5º ano de escolaridade, com o intuito de conhecerem a escola profissional e de estabelecerem o primeiro contacto com a música. Neste caso, será dada ainda a oportunidade de escolherem o instrumento musical a tocar. O formulário de inscrição está disponível aqui.
As atividades “pretendem contribuir para uma decisão devidamente refletida sobre o percurso escolar vocacional a seguir. Efetivamente, muitos pais e jovens do Alto Minho, assim como das restantes regiões do país, têm a responsabilidade de poder optar pela área de percurso académico mais adequada, associando a motivação e o gosto pessoal de cada estudante a uma escolaridade de excelência, conduzindo a um futuro que se pretende feliz, promissor, de elevada taxa de sucesso e empregabilidade”, explicou a organização.
Ambas as atividades são gratuitas estando as inscrições abertas até ao dia 31 de março. Todos os jovens receberão ainda um diploma de participação.
Monção vai acolher, no dia 13 de dezembro, as III Jornadas Micológicas, iniciativa que junta ciência, natureza, cultura e gastronomia em torno do estudo e preservação dos cogumelos. O ponto de encontro será às 9h00 no Parque da Senhora da Vista, em Pias.
O espírito natalício já chegou a Valença e traz este ano uma campanha especial para incentivar as compras no comércio tradicional. A iniciativa, intitulada “Valença é Natal 2025”, permite aos clientes habilitarem-se a ganhar vales de compras ao realizarem compras nos estabelecimentos aderentes.
O Viana STARTS, único projeto nacional selecionado na primeira call da European Urban Initiative (EUI), voltou a destacar-se no panorama da inovação urbana ao marcar presença no encontro nacional “EUI | Ações Inovadoras”, promovido pela Direção-Geral do Território.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.