Logo
Regional

Arte na Leira celebra “Bodas de Prata” com edição especial

7 Julho, 2023 | 16:57
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

As portas da Casa do Marco, em Arga de Baixo, abrem-se já no próximo dia 15 para mais uma edição da Arte na Leira, uma edição muito especial, porque celebra 25 anos de um evento ininterrupto, que venceu todos os desafios e surge, ano após ano, mais robusto e qualitativamente melhor e mais atrativo.

Com a generosidade que é reconhecida ao seu promotor, o artista plástico Mário Rocha, este ano a presença das novas gerações será reforçada e as gentes da Serra d’Arga serão também uma inspiração para alguns dos trabalhos que vai apresentar.

Falando dos novos talentos, para participar nas “Bodas de Prata”, Mário Rocha convidou quatro crianças,
que vêm do Porto, Felgueiras, Matosinhos e Viana do Castelo. Contará também com trabalhos de estudantes do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, porque, como já o dissemos, a Arte na Leira não tem preconceitos e há vários anos que abre as portas às futuras gerações de artistas, nomeadamente desta instituição de ensino.

Este ano, o artista convidou mais uma jovem, que estuda no Agrupamento de Escolas de Caminha e que tem a Arte como objetivo para o seu futuro. A jovem visitou a Casa do Marco em maio, integrada num grupo de alunos do Istituto Tecnico Statale Grazia Deledda, da cidade italiana de Lecce, que estiveram no nosso concelho no âmbito do programa Erasmus+. O interesse da jovem, ao visitar o atelier do pintor evidenciou-se de imediato e o convite do promotor surgiu, com toda a espontaneidade.

É assim a Arte na Leira, um evento que acolhe nomes consagrados das artes, nacionais e internacionais, mas onde os novos talentos são também bem-vindos. São muitos os elementos diferenciadores da mostra: seja esta sã convivência intergeracional, seja o fato da “galeria” se situar num local improvável, seja até a informalidade que o promotor imprime. Tudo isto, claro, sem perder de vista o nível da própria exposição, atraem à Casa do Marco centenas de pessoas, todos os anos.

Entre pintura, escultura, fotografia e cerâmica, a Arte na Leira contará com trabalhos de artistas nacionais e
estrangeiros. Entre as obras de Mário Rocha, algumas deverão destacar as gentes da Serra d’Arga e recordar o homem que, há pouco mais de um quarto de século, vendeu a Casa do Marco ao artista. Era então praticamente uma ruína, onde cresciam árvores no interior e vegetação de todo o tipo. O senhor Evaristo Pereira, homem da serra, falecido este ano, negociou a ruína com Mário Rocha, que a reabilitou e onde, entre a casa e a leira, realizou a primeira Arte na Leira. Hoje, a Casa do Marco é mesmo a sua residência permanente.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Caminha, Rui Lages, a Arte na Leira é “notável”: “os 25 anos da nossa Arte na Leira traduzem a extrema coragem de um homem, um artista que viu numa quase ruína perdida nos confins da Serra, a galeria de arte ideal para expor, veja-se lá, arte moderna”.

“Mário Rocha é um visionário, um sonhador. Os olhos do artista viram mais, viram mais além. Vinte e cinco anos depois de uma aventura, em que provavelmente poucos acreditaram, a 25ª edição da Arte na Leira está aí, pronta para nos voltar a surpreender, pronta para voltar a receber, com aquele sorrido acolhedor, franco e sincero; as muitas centenas de pessoas que virão com certeza visitar Arga de Baixo. A Arte na Leira não resistiu apenas ao passar dos anos, firme, ininterrupta. Não se ‘assustou’ com uma pandemia avassaladora que fechou cidades, por todo o mundo, colocou a vida em suspenso – mas a Arte na Leira não. A Arte na Leira cresceu e é melhor, mais extraordinária, a cada edição”, sublinha Rui Lages.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 15 Julho, 2024

SC Vianense tem sete jogos de pré época marcados

O SC Vianense já iniciou os trabalhos para a temporada 2024/25. Com o objetivo de voltar a subir à Liga 3, a equipa orientada por Pedro Lomba já começou a treinar e já tem definidos os jogos de pré temporada. A 20 de julho realiza o primeiro teste na Póvoa de Varzim frente à equipa local, depois, todos os outros jogos vão realizar-se no Estádio Dr. José de Matos em Viana do Castelo.

Regional 15 Julho, 2024

Politécnico de Viana do Castelo passa de 594 camas para 1.180 no próximo ano letivo

É esta a promessa lançada pelo Politécnico de Viana do Castelo para o próximo ano letivo. Assim em 2024/25, o IPVC terá ao dispor dos seus estudantes 1.180 camas, duplicando praticamente o alojamento disponível.

Regional 15 Julho, 2024

Arrancaram hoje as matrículas dos alunos do 10.º e 12.º anos

As matrículas dos alunos que no próximo ano letivo vão para o 10.º e 12.º ano arrancam hoje e terminam no final da semana, ficando concluído o processo de inscrições no ensino obrigatório que este ano teve inúmeros problemas.

Desporto 15 Julho, 2024

Espanha é a primeira seleção a chegar ao ‘tetra’

A Espanha tornou-se a primeira seleção a chegar aos quatro títulos de campeã da Europa de futebol, ao bater (2-1) a Inglaterra, que continua em 'branco', na final da 17.ª edição, no Estádio Olímpico de Berlim.

Nacional 15 Julho, 2024

Nove mortos em acidentes nas estradas no fim de semana

Nove pessoas morreram e 14 ficaram feridas com gravidade em acidentes rodoviários no sábado e no domingo, segundo dados provisórios da sinistralidade disponíveis na página da internet da Guarda Nacional Republicana (GNR).

Desporto 15 Julho, 2024

Irmãos Maciel com triplo ouro no Campeonato Nacional de Velocidade

Realizou-se este fim-de-semana, no Centro de Alto Rendimento de Montemor-O-Velho, o “Campeonato Nacional de Velocidade”, considerada a prova rainha da Canoagem. Sérgio Maciel e Tiago Maciel, do Viana Garças Clube, conquistaram o ouro na distância Olímpica de 1000 m, em C1 Sénior e C1 Júnior respetivamente.

Regional 15 Julho, 2024

“Funkids” proporcionou duas semanas de férias a 300 jovens valencianos

Funkids proporcionou duas semanas de férias a 300 jovens valencianos, entre 1 e 12 de julho. O ATL – Atividades de Tempos Livres de Verão, proporcionou um amplo leque de atividades como idas à praia, atividades desportivas, cinema e muita diversão no Valença Aqua Parque.