A Câmara de Arcos de Valdevez vai transformar a antiga casa do guarda no monte Nossa Senhora do Castelo em centro interpretativo e pavilhão multiusos para valorização turística do território de Santa Cruz, foi hoje divulgado.
Em comunicado, a autarquia do distrito de Viana do Castelo explicou que a intervenção, que vai ser submetida a concurso público pelo preço base de 281.120 euros, pretende “recuperar e requalificar a antiga casa do guarda e respetivos anexos, assim como a construção de um pavilhão multiusos”.
O projeto integra o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Oeste do concelho, iniciado em 2018, tem como objetivo “a valorização do património natural, com um valor excecional do ponto de vista paisagístico e cultural, assim como, a afirmação e o aprofundamento da vocação turística do designado território de Santa Cruz”.
“Este projeto será simbolicamente a porta de entrada do território abrangido pelo plano estratégico”, refere a nota, adiantando que vai ser nessa porta que será criado “um centro interpretativo e de receção para o visitante e melhoradas as condições para a prática de atividades de ar livre no território de Santa Cruz”.
A requalificação da Casa do Guarda no Monte Nossa Senhora do Castelo é cofinanciada pelo Programa Operacional do Plano de Desenvolvimento Regional (PDR) 2020 com 114.673,52 euros.
O Plano Estratégico de Desenvolvimento do Território Oeste do concelho de Arcos de Valdevez engloba as freguesias de Extremo, Padroso, Eiras, Mei, Sabadim, Rio de Moinhos, Senharei, Rio Frio, Vila Fonche, Monte Redondo, Miranda, Cendufe, Padreiro Santa Cristina, Padreiro Salvador e, Rio Cabrão.
O plano “pretende desenvolver um espaço destinado a fruição pública, contribuindo para a proteção, valorização e dinamização dos patrimónios naturais e culturais existentes, fomentando o lazer, o turismo e o desenvolvimento sustentável com inovação da base económica produtiva local”.
Viana do Castelo volta a ser palco de uma das mais emblemáticas competições de pré-temporada no hóquei em patins nacional. Nos dias 19 e 20 de setembro, o Pavilhão José Natário acolhe o Torneio Zé Natário – Cidade de Viana do Castelo, uma iniciativa que, além da vertente desportiva, presta homenagem a um dos fundadores da Associação Juventude de Viana, José Natário.
Nesta quarta-feira, 18 de setembro, assinalam-se cinco anos desde o falecimento de D. Anacleto Oliveira, que serviu como 4.º Bispo da Diocese de Viana do Castelo entre 2010 e 2020. Para marcar esta data, será celebrada uma Missa de sufrágio pelas 18:00 horas, na Sé Catedral de Viana do Castelo.
Viana do Castelo vai contar, a partir da próxima terça-feira, 23 de setembro, com um novo sistema de transportes urbanos. Designado TuViana, o serviço representa uma reestruturação profunda da mobilidade no concelho, com o alargamento da rede, introdução de novas linhas e reforço da cobertura em áreas urbanas e escolares.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) está a levar a cabo, até 22 de setembro, uma operação nacional de fiscalização e sensibilização rodoviária direcionada para os comportamentos de risco associados à condução agressiva, com especial enfoque nos utilizadores de veículos de duas rodas a motor, como motociclos e ciclomotores.
O Núcleo de Estudos de Hospitalização Domiciliária da SPMI promove, nos dias 19 e 20 de setembro a 5.ª edição do Congresso Nacional de Hospitalização Domiciliária. Para além do congresso em si, este ano de 2025 fica ainda marcado pelos dez anos desde a admissão do primeiro doente em regime de Hospitalização Domiciliária em Portugal.
O atleta português Isaac Nader sagrou-se, esta quarta-feira, campeão do mundo nos 1.500 metros, ao vencer a final da disciplina nos Mundiais de Atletismo, que decorrem em Tóquio, no Japão. Nader, de 26 anos, conquistou a primeira medalha para Portugal na competição, e logo a de ouro, com um final de prova impressionante.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, a nova Carta Educativa que irá orientar a política educativa do concelho na próxima década. O documento pretende responder às atuais dinâmicas demográficas e sociais, incluindo o aumento do número de alunos devido à imigração e à chegada de novos residentes.