A Câmara de Arcos de Valdevez vai transformar a antiga casa do guarda no monte Nossa Senhora do Castelo em centro interpretativo e pavilhão multiusos para valorização turística do território de Santa Cruz, foi hoje divulgado.
Em comunicado, a autarquia do distrito de Viana do Castelo explicou que a intervenção, que vai ser submetida a concurso público pelo preço base de 281.120 euros, pretende “recuperar e requalificar a antiga casa do guarda e respetivos anexos, assim como a construção de um pavilhão multiusos”.
O projeto integra o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Oeste do concelho, iniciado em 2018, tem como objetivo “a valorização do património natural, com um valor excecional do ponto de vista paisagístico e cultural, assim como, a afirmação e o aprofundamento da vocação turística do designado território de Santa Cruz”.
“Este projeto será simbolicamente a porta de entrada do território abrangido pelo plano estratégico”, refere a nota, adiantando que vai ser nessa porta que será criado “um centro interpretativo e de receção para o visitante e melhoradas as condições para a prática de atividades de ar livre no território de Santa Cruz”.
A requalificação da Casa do Guarda no Monte Nossa Senhora do Castelo é cofinanciada pelo Programa Operacional do Plano de Desenvolvimento Regional (PDR) 2020 com 114.673,52 euros.
O Plano Estratégico de Desenvolvimento do Território Oeste do concelho de Arcos de Valdevez engloba as freguesias de Extremo, Padroso, Eiras, Mei, Sabadim, Rio de Moinhos, Senharei, Rio Frio, Vila Fonche, Monte Redondo, Miranda, Cendufe, Padreiro Santa Cristina, Padreiro Salvador e, Rio Cabrão.
O plano “pretende desenvolver um espaço destinado a fruição pública, contribuindo para a proteção, valorização e dinamização dos patrimónios naturais e culturais existentes, fomentando o lazer, o turismo e o desenvolvimento sustentável com inovação da base económica produtiva local”.
Uma parte do paredão de Moledo aluiu este sábado, levando a Junta da União de Freguesias de Moledo e Cristelo a interditar a área e a apelar à população para que se afaste da zona.
A deslocação do SC Vianense a São Martinho acabou por se revelar amarga este fim de semana. A equipa de Viana do Castelo não conseguiu contrariar a superioridade da AR São Martinho e saiu derrotada por 2-0, apesar de uma reação positiva na segunda parte.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez ativou ontem, sábado, às 21h00, o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil devido ao risco elevado de cheias, inundações e instabilidade de taludes no concelho.
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) apelou à participação dos cidadãos na segunda volta das presidenciais, marcada para este domingo, mesmo com as previsões de chuva e vento fortes. Num comunicado, a CNE sublinha que tem cooperado com todas as entidades para criar “as melhores condições” para o exercício do voto, mesmo em circunstâncias adversas.
O domingo começou mais calmo em Portugal, com uma redução do vento após dias de tempestade, mas a chuva continua a marcar presença e deverá intensificar-se ao final do dia, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, no próximo dia 25 de fevereiro, mais uma iniciativa dedicada ao espírito do Caminho de Santiago e à partilha de experiências entre peregrinos. O encontro, designado “Chá do Peregrino”, está marcado para as 21h15, na Casa dos Nichos, no centro histórico da cidade.
Vila Nova de Cerveira vai celebrar o Dia dos Namorados com cultura e emoção, através da apresentação do bailado contemporâneo “Romeu & Julieta”, pela Quorum Dance Company. O espetáculo sobe ao palco do Palco das Artes no próximo 14 de fevereiro, às 21h30, com entrada livre, numa iniciativa promovida pelo Município.