Logo
Regional

Arcos de Valdevez transforma casa de guarda em centro interpretativo e pavilhão

15 Maio, 2024 | 16:06
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

A Câmara de Arcos de Valdevez vai transformar a antiga casa do guarda no monte Nossa Senhora do Castelo em centro interpretativo e pavilhão multiusos para valorização turística do território de Santa Cruz, foi hoje divulgado.

Em comunicado, a autarquia do distrito de Viana do Castelo explicou que a intervenção, que vai ser submetida a concurso público pelo preço base de 281.120 euros, pretende “recuperar e requalificar a antiga casa do guarda e respetivos anexos, assim como a construção de um pavilhão multiusos”.

O projeto integra o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Oeste do concelho, iniciado em 2018, tem como objetivo “a valorização do património natural, com um valor excecional do ponto de vista paisagístico e cultural, assim como, a afirmação e o aprofundamento da vocação turística do designado território de Santa Cruz”.

“Este projeto será simbolicamente a porta de entrada do território abrangido pelo plano estratégico”, refere a nota, adiantando que vai ser nessa porta que será criado “um centro interpretativo e de receção para o visitante e melhoradas as condições para a prática de atividades de ar livre no território de Santa Cruz”.

A requalificação da Casa do Guarda no Monte Nossa Senhora do Castelo é cofinanciada pelo Programa Operacional do Plano de Desenvolvimento Regional (PDR) 2020 com 114.673,52 euros.

O Plano Estratégico de Desenvolvimento do Território Oeste do concelho de Arcos de Valdevez engloba as freguesias de Extremo, Padroso, Eiras, Mei, Sabadim, Rio de Moinhos, Senharei, Rio Frio, Vila Fonche, Monte Redondo, Miranda, Cendufe, Padreiro Santa Cristina, Padreiro Salvador e, Rio Cabrão.

O plano “pretende desenvolver um espaço destinado a fruição pública, contribuindo para a proteção, valorização e dinamização dos patrimónios naturais e culturais existentes, fomentando o lazer, o turismo e o desenvolvimento sustentável com inovação da base económica produtiva local”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Presépio

Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.

Regional 25 Dezembro, 2025

Viana do Castelo assinala 25 anos do encalhe do navio Coral Bulker

Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Meias na chaminé

Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Feliz Natal

A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Missa do Galo

Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Presentes

Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Politécnico de Viana do Castelo oferece cabazes de Natal a estudantes internacionais

Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.