A Câmara de Arcos de Valdevez vai investir mais de três milhões de euros na construção de um parque de estacionamento com 200 lugares para dar resposta à falta de estacionamento no centro da vila, revelou o presidente.
João Manuel Esteves referiu que o investimento vai ser suportado pelo orçamento municipal.
“É um grande esforço, mas a autarquia tem aproveitado todos os fundos comunitários para realizar outras obras necessárias ao concelho, gestão que permitiu libertar verbas para a execução desta obra que irá contribuir para a organização do estacionamento e, para a dinamização social e económica da sede do concelho”, sustentou.
De acordo com o anúncio publicado em DR, o preço base do concurso público é 2.999.350 euros, valor a que acresce o IVA.
O prazo para apresentação de propostas termina às 18h00 do dia 6 de maio, sendo que os concorrentes são obrigados a manter propostas durante 120 dias a contar daquela data.
O autarca social-democrata adiantou que o parque de estacionamento vai ser construído junto ao mercado municipal, “aproveitando o desnível entre duas ruas”.
“É uma estrutura com dois pisos, em que a cobertura do último piso vai servir de parque de estacionamento. Os automobilistas podem aceder ao parque através das duas ruas. Os pisos de estacionamento são autónomos”, especificou.
Segundo João Manuel Esteves, o parque de estacionamento deve abrir ao público em 2026.
A Piscina Municipal de Barroselas, em Viana do Castelo, passou a dispor de uma nova cadeira de transferência aquática, equipamento que permite a pessoas com deficiência motora e/ou cognitiva aceder ao plano de água com segurança e autonomia.
O Orçamento do Estado para 2026 prevê 58,7 milhões de euros para o desporto, mais 8,1 milhões do que este ano, anunciou a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes.
Viana do Castelo volta a acolher uma iniciativa solidária que já se tornou tradição: o Calendário Solidário “Nina, a Bombeira” 2026. A mascote dos Bombeiros Voluntários da cidade volta a unir comunidade e solidariedade, ajudando a angariar fundos essenciais para a corporação.
Viana do Castelo acolheu, no inicio da semana, a tradicional bênção do caloiro, organizada pelo Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, em parceria com a Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
O filme “Vira do Minho”, realizado por Flávio Cruz, foi duplamente premiado na 13.ª edição do Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival, que decorreu este ano em Sines. A obra distinguiu-se entre 165 filmes de 35 países, arrecadando o Prémio Especial do Júri e o Prémio de Melhor Banda Sonora.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, acolhe este domingo, dia 9 de novembro, o espetáculo “E os DesFados… Pimba?”, que apresenta versões inéditas de alguns dos maiores clássicos da música pimba.
Paredes de Coura acolhe hoje, 8 de novembro, mais uma edição da Feira de Troca de Sementes, no Museu Regional, numa iniciativa que pretende sensibilizar a população, especialmente os mais jovens, para a importância da preservação da biodiversidade e do património genético local.