A expansão da rede de saneamento básico à zona sudoeste de Arcos de Valdevez vai arrancar em novembro, num investimento de 3,7 milhões de euros. A obra foi consignada na sexta-feira e terá financiamento comunitário.
O projeto está dividido em dois lotes, ambos com um prazo de execução de 570 dias.
O Lote 1, adjudicado à empresa Sebastião da Rocha Barbosa, Lda., representa um investimento de 1,7 milhões de euros e vai abranger as áreas de Souto e Távora Santa Maria, delimitadas a norte pela EN202 e a sul pelo IC28 e pelo rio Vez, estendendo-se ainda a Távora São Vicente e Padreiro (Alvar). Estão previstos cerca de 14 quilómetros de coletor e seis estações elevatórias.
O Lote 2, entregue à Martins & Filhos, S.A., por 2 milhões de euros, inclui a construção de 18 quilómetros de coletor e seis estações elevatórias. A intervenção vai decorrer em Padreiro, a norte da EN202, em parte de Cendufe e Crasto e ainda em grande parte das freguesias de Jolda, desde Jolda Madalena até Jolda S. Paio, próximo do rio Vez.
Segundo a Câmara, o objetivo passa por “fechar os sistemas de saneamento de águas residuais em baixa” na área abrangida pelo Sistema de Águas do Alto Minho, garantindo melhor aproveitamento da capacidade instalada e maior adesão ao serviço.
A operação é financiada pelo FEDER e pelo Programa NORTE 2030, com um investimento elegível de 5 milhões de euros e comparticipação comunitária de 3,1 milhões.
Na última reunião da Câmara Municipal de Viana do Castelo, realizada esta semana, a vereadora da CDU despediu-se do cargo com uma intervenção marcada pela emoção e pelo reconhecimento do trabalho realizado ao longo do mandato. Em final de ciclo, a autarca afirmou sair com o "sentimento de dever cumprido", sublinhando que os últimos anos foram de "enorme aprendizagem, entrega, escuta e diálogo".
A Juventude de Viana inicia esta terça-feira, 7 de outubro, a sua caminhada na 2ª Divisão Nacional de Hóquei em Patins 2025/2026, recebendo no Pavilhão José Natário o OC Barcelos B, às 21h00.
O Salão Paroquial de Cardielos vai acolher, no próximo dia 11 de outubro, uma noite inteiramente dedicada ao fado, organizada pela Comissão de Festas de Nossa Senhora do Amparo 2026.
A expansão da rede de saneamento básico à zona sudoeste de Arcos de Valdevez vai arrancar em novembro, num investimento de 3,7 milhões de euros. A obra foi consignada na sexta-feira e terá financiamento comunitário.
A Escola de Hotelaria vai abrir, no próximo dia 3 de novembro, o Curso de Escanção, uma formação de longa duração destinada a profissionais da restauração, hotelaria e enologia que pretendam especializar-se na arte de servir vinhos.
O Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho recebeu a conferência final “Caminhos e Boas Práticas para a Promoção da Literacia nos Adultos”, que encerrou um ciclo de ações realizadas em todo o país durante o mês de setembro, no âmbito da Iniciativa Nacional de Educação e Formação de Adultos.
O Sporting de Braga somou esta quinta-feira a segunda vitória consecutiva na fase de grupos da Liga Europa, ao vencer o Celtic, em Glasgow, por 2-0.