Logo
Regional

Arcos de Valdevez: Fabrica de produção de estofos para automóveis vai despedir cerca de 400 trabalhadores

11 Novembro, 2023 | 11:20
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e Afins entregou na Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) um pedido de anulação do despedimento coletivo de cerca de 400 trabalhadores da fábrica da Coindu, em Arcos de Valdevez.

O secretário-geral do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e Afins (SIMA), José Simões, referiu que “alguns trabalhadores receberam cartas de despedimento”, procedimento que classificou de ilegal.

“Já realizámos dois plenários na empresa a informar os trabalhadores de que se trata de despedimento coletivo ilegal e que o caso já foi reportado à ACT. Há pessoas que assinaram as cartas e documentação sem saberem o que estavam a assinar. Quando tentam enganar as pessoas e o sindicato, aí ninguém nos para. Por esse motivo é que pedimos a anulação do despedimento coletivo”, sublinhou.

José Simões acrescentou que, na quinta-feira, reuniu-se com a administração da empresa de produção de estofos para automóveis, que manifestou “não ter a intenção de despedir a totalidade dos 400 trabalhadores”.

“Disseram-nos que muitas das pessoas são necessárias na empresa porque, entretanto, entrou trabalho, mas não precisou o número de trabalhadores”, avançou José Simões, que estimou em cerca de 800 o número total de funcionários da unidade fabril de Arcos de Valdevez, no distrito de Viana do Castelo.

José Simões destacou que, “enquanto a situação não ficar esclarecida, o SIMA não irá desistir”.

“Vamos continuar a apoiar os trabalhadores. Mesmo que saiam da empresa, vamos ajudá-los a encontrar emprego nas outras fábricas instaladas na região. Informá-los dos direitos que têm ao dispor, desde o subsídio de desemprego, entre outras”, especificou.

Em Portugal, a Coiundu, fundada em 1988, tem ainda outra unidade fabril na freguesia de Joane, Vila Nova de Famalicão, no distrito de Braga, que, segundo o SIMA, emprega cerca de dois mil trabalhadores.

Ainda no concelho de Arcos de Valdevez, o secretário-geral do SIMA disse que “a empresa Acco Brands portuguesa, antiga Ibico, vai encerrar, definitivamente, no primeiro trimestre de 2024, deixando cerca de 100 funcionários sem emprego.

“O encerramento é definitivo. Não há nada a fazer. Há cerca de 10 anos houve um despedimento coletivo que foi negociado. A situação resolveu-se, mas agora não há hipótese porque não há trabalho. O SIMA apoiará na procura de trabalho noutras empresas e no acesso ao subsídio de desemprego”, frisou.

José Simões adiantou que a informação do encerramento da Acco Brands, “devido a falta de trabalho, foi comunicada aos trabalhadores, de forma individual”.

A Acco Brands portuguesa, fundada em 1987 na zona industrial de Paçô, inicialmente com o nome Ibico, produz máquinas e equipamentos para escritórios.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 22 Abril, 2024

FPP “absolveu” a Associação Juventude de Viana dos incidentes no jogo contra o AD Sanjoanense

A Associação Juventude de Viana (AJV) revelou, esta segunda-feira, 22 de abril, que foi "absolvida" pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Patinagem (FPP) "de toda e qualquer responsabilidade" pelos acontecimentos do dia 3 de fevereiro, que originaram a interrupção do jogo com AD Sanjoanense.

Nacional 22 Abril, 2024

Deputada do Alto Minho eleita para presidir Comissão de Agricultura e Pescas

Emília Cerqueira, deputada na Assembleia da República pelo Alto Minho, eleita na lista da Aliança Democrática, tomou posse esta quinta feira, dia 18 de abril, como presidente da Comissão de Agricultura e Pescas.

Regional 22 Abril, 2024

Ponte de Lima vai requalificar por 1,1 milhões de euros acessos a freguesia de Fornelos

A Câmara de Ponte de Lima vai investir de 1,1 milhões de euros na beneficiação de um troço de uma estrada municipal de acesso ao centro cívico de Fornelos, disse hoje o presidente da Câmara.

Regional 22 Abril, 2024

GNR recupera motocicleta e identifica suspeito de furto em Ponte da Barca

A GNR recuperou, em Ponte da Barca, uma ‘pitbike’, motocicleta pequena, furtada de uma residência naquele concelho do distrito de Viana do Castelo e identificou o suspeito da prática do crime, revelou hoje aquela força policial.

Regional 22 Abril, 2024

Arcos de Valdevez já atribuiu mais de 1 milhão de euros a juntas de freguesia

O Município de Arcos de Valdevez já aprovou, em 2024, protocolos de colaboração com 30 juntas de freguesia, num valor global superior a 1,4 milhões de euros e acordos de transferências de competências com 25 juntas de freguesia, num valor global de 241 mil euros.

Regional 22 Abril, 2024

Valença: Troféu de Baile Desportivo da Eurocidade regista recorde de participantes

Mais de 400 bailarinos mostraram os seus dotes de dança, este fim de semana, em mais uma edição do Troféu de Baile Desportivo da Eurocidade. 

Regional 22 Abril, 2024

Monção aprova contas de 2023 com receita a apresentar “melhor desempenho de sempre”

A Câmara de Monção (PSD) aprovou, por maioria, com a abstenção do PS, as contas de 2023, realçando o “melhor desempenho de sempre” da receita corrente, cerca de 19 milhões de euros, foi hoje divulgado.