Logo
Regional

Arcos de Valdevez aprova concurso para residência estudantil por 900 mil euros

21 Agosto, 2024 | 15:55
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A Câmara de Arcos de Valdevez revelou na segunda feira que aprovou o concurso para transformar, por pelo menos 900 mil euros, uma antiga escola primária numa residência para 27 estudantes do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).

“A Câmara Municipal aprovou a abertura de procedimento para transformar a antiga escola primária de Guilhadeses numa nova residência de estudantes, para alunos do polo de Arcos de Valdevez do IPVC, pelo valor base de 900 mil euros”, descreve, em comunicado, a autarquia do distrito de Viana do Castelo.

De acordo com o município, está prevista a criação de 16 quartos (cinco individuais e 11 duplos) com capacidade para 27 camas distribuídas e com capacidade para acolher pessoas com mobilidade condicionada.

“Os restantes espaços de apoio são a copa, sala de refeições, receção, lavandaria, sala de pessoal, sala de convívio, sala de máquinas, duas salas de estudo, gabinete de gestão e segurança e lavandaria”, descreve.

A Câmara observa que, através do projeto, se pretende “recuperar o edifício existente, mantendo as suas características arquitetónicas e ampliando o seu corpo principal”.

“A autarquia arcuense pretende apoiar os jovens na obtenção de competências técnicas e profissionais de nível superior de forma a conseguirem aceder a empregos mais qualificados e com maior rendimento, contribuindo também para a fixação e atração de pessoas para Arcos de Valdevez”, refere o município.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 18 Dezembro, 2025

Hugo Soares leva novo espetáculo de stand-up às freguesias de Viana do Castelo

O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.

Desporto 18 Dezembro, 2025

Árbitra valenciana promovida à Primeira Categoria da UEFA

A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.

Regional 18 Dezembro, 2025

Freguesia de Miranda celebra tradição da matança do porco com convívio e sabores típicos

A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.

Internacional 18 Dezembro, 2025

Portugal conquista mais 800 toneladas de bacalhau para 2026

Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.

Regional 18 Dezembro, 2025

Ponte de Lima aumenta apoios às freguesias em 25%

A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.

Regional 18 Dezembro, 2025

Circo Mágico de Natal em Viana do Castelo foi cancelado

O espetáculo Circo Mágico de Natal, previsto para o próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi cancelado por motivos de força maior, anunciou a organização, Cardinali Live Entertainment.

Nacional 18 Dezembro, 2025

Câmara de Caminha pede ao Governo estação salva-vidas após recentes naufrágios

A Câmara Municipal de Caminha aprovou por unanimidade uma recomendação ao Governo para a instalação de uma estação salva-vidas no concelho, na sequência dos recentes naufrágios em Moledo e ao largo de Aveiro que afetaram a comunidade piscatória local.