O Município de Arcos de Valdevez aprovou, em reunião camarária, protocolos de colaboração, no valor de cerca de 900 mil euros, com 18 juntas de freguesia.
Segundo a autarquia, os protocolos de colaboração pretendem apoiar as juntas para a “realização de obras de beneficiação da rede viária, de edifícios e espaços, na limpeza e conservação da rede viária vicinal e na recolha de resíduos”.
Assim, as 18 juntas de freguesias visadas são Arcos Salvador, Vilafonche e Parada, Ázere, Cabana Maior, Couto, Eiras e Mei, Gavieira, Gondoriz, Jolda. S. Paio, Miranda, Paçô, Portela e Extremo, Prozelo, Rio Frio, Soajo, Souto e Tabaçô, Távora (Sta. Maria e S. Vicente), Vilela, S. Cosme e S. Damião e Sá e Sistelo.
Para João Manuel Esteves, presidente do Município de Arcos de Valdevez, a aprovação dos protocolos “revelam o importante papel da parceria autárquica no desenvolvimento, coesão social e territorial e na melhoria da qualidade de vida das pessoas em todas as freguesias de Arcos de Valdevez”.
O Secretário de Estado da Agricultura, João Moura, esteve terça-feira em Sistelo, no concelho de Arcos de Valdevez, para conhecer o projeto que a autarquia e a Junta de Freguesia pretendem desenvolver com o objetivo de reforçar a atividade agrícola e preservar os emblemáticos socalcos que caracterizam a paisagem local.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) destacou-se na edição 2024/25 dos Prémios Ciências do Desporto COP | Repsol, conquistando o 1.º lugar na categoria de Psicologia e Pedagogia do Desporto.
Os eleitores da freguesia de Lara, no concelho de Monção, vão repetir as eleições para os três órgãos autárquicos no próximo dia 26, anunciou António Barbosa, Presidente reeleito para a Câmara Municipal. A decisão surge na sequência de um empate na assembleia de freguesia e de uma reclamação relacionada com o processo de votação.
No âmbito do Dia Mundial da Coluna, que se assinala hoje, 16 de outubro, está a decorrer a campanha nacional “Olhe pelas suas Costas”, uma iniciativa que pretende aumentar a literacia em saúde da coluna e esclarecer a população sobre os mitos associados à cirurgia da coluna vertebral.
Neste dia 16 de outubro assinala-se o Dia Mundial da Coluna, uma data que pretende alertar para a importância de preservar a saúde deste pilar fundamental do corpo humano.
O número de homens que recorreram à Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) cresceu 23% entre 2022 e 2024, totalizando 10.261 pessoas. A maioria são adultos vítimas de violência doméstica, mas há também centenas de crianças que sofreram abuso sexual.
Viana do Castelo volta a unir-se à luta contra o cancro da mama com a iniciativa Outubro Rosa 2025, um mês dedicado à consciencialização, prevenção e apoio a quem enfrenta esta doença. A campanha é promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, pela Alexandra Carvalho – Associação Desportiva Cultural e Recreativa e pela Liga Portuguesa Contra o Cancro.