O Município de Arcos de Valdevez aprovou, em reunião camarária, protocolos de colaboração, no valor de cerca de 900 mil euros, com 18 juntas de freguesia.
Segundo a autarquia, os protocolos de colaboração pretendem apoiar as juntas para a “realização de obras de beneficiação da rede viária, de edifícios e espaços, na limpeza e conservação da rede viária vicinal e na recolha de resíduos”.
Assim, as 18 juntas de freguesias visadas são Arcos Salvador, Vilafonche e Parada, Ázere, Cabana Maior, Couto, Eiras e Mei, Gavieira, Gondoriz, Jolda. S. Paio, Miranda, Paçô, Portela e Extremo, Prozelo, Rio Frio, Soajo, Souto e Tabaçô, Távora (Sta. Maria e S. Vicente), Vilela, S. Cosme e S. Damião e Sá e Sistelo.
Para João Manuel Esteves, presidente do Município de Arcos de Valdevez, a aprovação dos protocolos “revelam o importante papel da parceria autárquica no desenvolvimento, coesão social e territorial e na melhoria da qualidade de vida das pessoas em todas as freguesias de Arcos de Valdevez”.
Viana do Castelo recebeu, entre os dias 6 e 8 de fevereiro, a VII Convenção do Mercado das Viagens, reunindo a maioria das agências da rede, parceiros estratégicos e diversos representantes de relevo do setor do turismo. O evento decorreu sob o lema “Rumo ao Futuro”, refletindo o foco na evolução e nos desafios do setor.
Um residente da freguesia de Chafé, no concelho de Viana do Castelo, doou cerca de 500 telhas destinadas a apoiar as zonas mais afetadas pelo recente mau tempo, informou a Junta de Freguesia.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, entre os dias 2 e 8 de fevereiro, um conjunto de operações em todo o distrito, com o objetivo de prevenir e combater a criminalidade violenta, reforçar a fiscalização rodoviária e promover ações de sensibilização junto da população.
Trinta e quatro pessoas, entre as quais 18 crianças, foram realojadas preventivamente na zona ribeirinha de Valença devido ao risco de cheia do rio Minho, informou a Proteção Civil. A medida deverá manter-se pelo menos até esta terça-feira, dependendo das descargas da barragem da Frieira, em Espanha.
Portugal continental está hoje, terça-feira, sob forte instabilidade meteorológica, com previsão de chuva persistente e por vezes intensa, sobretudo nas regiões Norte e Centro, onde vigoram avisos laranja devido ao risco de acumulados elevados de precipitação.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR emitiu um aviso à população devido à continuidade de condições meteorológicas adversas, alertando para a possibilidade de cheias, inundações urbanas, vento forte e instabilidade de taludes em várias zonas do distrito.
O Elevador de Santa Luzia, uma das principais atrações turísticas de Viana do Castelo, encontra-se temporariamente encerrado após uma avaria provocada pela trovoada registada na passada sexta-feira.