A Câmara de Ponte da Barca aprovou o projeto de reabilitação dos 24 fogos habitacionais distribuídos pelos três blocos que compõem o bairro social de Agrelos, por 2,2 milhões de euros, foi, esta sexta-feira, divulgado.
Contactado pela agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Augusto Marinho, adiantou que o município irá lançar a obra a concurso público, estimando o seu arranque para o próximo verão.
“A intervenção é sentida com muita urgência, por existirem muitas infiltrações e bastante deterioração nos edifícios”, sustentou Augusto Marinho.
O autarca social-democrata explicou que, “dada a profundidade da intervenção, as obras vão ser executadas bloco a bloco e que os moradores vão ser retirados das habitações e realojados ou em casa de familiares ou em alojamento que o município irá disponibilizar”.
O bairro social, com mais de duas décadas, vai ser alvo de obras no exterior, com intervenções nas fachadas e cobertura e, no interior das habitações para impermeabilização, isolamento e ventilação dos espaços.
O projeto de reabilitação foi aprovado, na quinta-feira, por unanimidade, em reunião ordinária do executivo municipal.
A intervenção integra a Estratégia Local de Habitação (ELH) de Ponte da Barca ao abrigo do Programa 1.º Direito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A ELH, desenvolvida pelo município, em parceria com o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), prevê um investimento de 22,5 milhões de euros no parque habitacional existente e a edificar em Ponte da Barca.
O investimento público da responsabilidade da Câmara Municipal é de 15.464.953,60 euros. Augusto Marinho revelou que a intervenção no bairro social de Agrelos é a primeira a avançar, estando prevista, entre outros projetos, a construção de dois edifícios.
No investimento privado, o valor a atribuir a beneficiários diretos corresponde sete milhões de euros, estando “identificados 188 agregados familiares que vivem em condições indignas”.
“Nesta altura já temos muitas candidaturas submetidas, bastante aprovadas e, outras a serem intervencionadas”, disse.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.