Logo
Regional

Aprovado projeto de requalificação de bairro social em Ponte da Barca superior a 2 milhões de euros

23 Fevereiro, 2024 | 12:02
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

 A Câmara de Ponte da Barca aprovou o projeto de reabilitação dos 24 fogos habitacionais distribuídos pelos três blocos que compõem o bairro social de Agrelos, por 2,2 milhões de euros, foi, esta sexta-feira, divulgado.

Contactado pela agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Augusto Marinho, adiantou que o município irá lançar a obra a concurso público, estimando o seu arranque para o próximo verão.

“A intervenção é sentida com muita urgência, por existirem muitas infiltrações e bastante deterioração nos edifícios”, sustentou Augusto Marinho.

O autarca social-democrata explicou que, “dada a profundidade da intervenção, as obras vão ser executadas bloco a bloco e que os moradores vão ser retirados das habitações e realojados ou em casa de familiares ou em alojamento que o município irá disponibilizar”.

O bairro social, com mais de duas décadas, vai ser alvo de obras no exterior, com intervenções nas fachadas e cobertura e, no interior das habitações para impermeabilização, isolamento e ventilação dos espaços.

O projeto de reabilitação foi aprovado, na quinta-feira, por unanimidade, em reunião ordinária do executivo municipal.

A intervenção integra a Estratégia Local de Habitação (ELH) de Ponte da Barca ao abrigo do Programa 1.º Direito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A ELH, desenvolvida pelo município, em parceria com o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), prevê um investimento de 22,5 milhões de euros no parque habitacional existente e a edificar em Ponte da Barca.

O investimento público da responsabilidade da Câmara Municipal é de 15.464.953,60 euros. Augusto Marinho revelou que a intervenção no bairro social de Agrelos é a primeira a avançar, estando prevista, entre outros projetos, a construção de dois edifícios.

No investimento privado, o valor a atribuir a beneficiários diretos corresponde sete milhões de euros, estando “identificados 188 agregados familiares que vivem em condições indignas”.

“Nesta altura já temos muitas candidaturas submetidas, bastante aprovadas e, outras a serem intervencionadas”, disse.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 26 Janeiro, 2026

Santa Luzia FC sai derrotado em Porto Salvo na Liga Feminina Placard

O Santa Luzia FC saiu derrotado por 4-0 na deslocação ao terreno do Leões de Porto Salvo, em jogo da Liga Feminina Placard, num encontro cujo desfecho final acaba por ser excessivo face ao que se passou, sobretudo, na primeira metade.

Desporto 26 Janeiro, 2026

André Pereira e Solange Jesus brilham na Meia Maratona Manuela Machado

Viana do Castelo voltou a ser palco, este domingo, de um dos maiores eventos desportivos do Alto Minho, com a realização da 27ª JSC Meia Maratona Manuela Machado - Viana Fica no Coração e da 25ª Caminhada Viana Fica no Coração.

Desporto 26 Janeiro, 2026

Campeonato de Portugal: SC Vianense derrota em casa pelo líder Bragança

A equipa do SC Vianense não conseguiu prolongar o bom momento das últimas semanas e perdeu (2-3), este domingo, em casa frente ao líder GD Bragança, em jogo da 16ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal, disputado no Estádio Dr. José de Matos.

Internacional 26 Janeiro, 2026

Viana do Castelo recebe conferência internacional de cibersegurança

No próximo dia 31 de janeiro, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC) vai ser palco do CyberSec 26, conferência que junta investigadores e empresas do Alto Minho para debater os desafios da cibersegurança.

Regional 26 Janeiro, 2026

AFVC: Castelense perdeu em casa mas mantém liderança na 1ª Divisão Distrital

Realizou-se este domingo a 18.ª jornada do campeonato distrital da 1.ª divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. O destaque da jornada vai para a derrota (0-2) do líder Castelense, em casa, com o Âncora Praia.

Desporto 26 Janeiro, 2026

AFVC: Raianos e Távora dividem liderança na 2ª divisão distrital

Realizou-se este domingo a 19.ª jornada do Campeonato Distrital da 2.ª Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. O Raianos venceu (3-1) o Paçô, mantendo-se no topo da classificação com 43 pontos, mas vendo-se agora empatado com o Távora, que bateu (4-1) o Darquense.

Internacional 26 Janeiro, 2026

Direitos Humanos em Risco: Amnistia Internacional lança sinal de alerta global

Um novo relatório da Amnistia Internacional denuncia abusos e erosão de direitos humanos em diversos países. Dos Estados Unidos ao Irão, passando por Cuba, Portugal e Venezuela, a organização alerta para prisões arbitrárias, repressão a protestos e violência policial.