Logo
Regional

APPACDM dinamiza atividades artísticas em parceria com a CIM Alto Minho

17 Dezembro, 2022 | 13:42
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

A APPACDM de Viana do Castelo - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental encontra-se a desenvolver, em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), um conjunto de atividades de expressão artística, consideradas fundamentais para o estímulo intelectual de pessoas com deficiência intelectual e desenvolvimental (DID).

Com a denominação de “Arco” (Arte Contemporânea), esta iniciativa compreende a realização de workshops e oficinas de artes plásticas (pintura, escultura, desenho) e media arte digital (vídeo), inserindo-se no projeto “Inclusão ativa de grupos vulneráveis – Cultura para todos”, cofinanciado pelo PO Norte 2020, através do Fundo Social Europeu, presentemente a ser desenvolvido pela CIM Alto Minho.

Estas atividades, realizadas com a colaboração de artistas plásticos do território do Alto Minho, dão aos participantes a oportunidade de integrar diferentes experiências: moldagem em pasta de papel, desenho, pintura, expressão corporal, experimentação em torno de produtos endógenos, criação de uma curta-metragem com recurso a outras artes performativas e ainda a criação coletiva de um painel cerâmico. No total, estão envolvidos nestas dinâmicas de criação artística cinco artistas plásticos e 69 participantes.

Como corolário do projeto “Arco” e com o objetivo de dar a conhecer o resultado do trabalho desenvolvido nos workshops e oficinas dinamizados pela APPACDM, está a ser preparada para março de 2023 uma exposição de arte contemporânea que será apresentada inicialmente em Ponte de Lima, seguindo, depois, em itinerância para outros concelhos do Alto Minho.

Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital
A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 30 Janeiro, 2023

Monção organizou “O Melhor Wrap da Alimentação”

O primeiro concurso “O Melhor Wrap da Alimentação” realizou-se na EPRAMI, tendo as duas equipas finalistas, apadrinhadas por alunos do 3º ano do Curso de Cozinha e Pastelaria, apresentado as respetivas receitas ao júri do concurso.

Regional 30 Janeiro, 2023

Atleta André Pinto do Viana Remadores do Lima bate record de 17 anos

O Centro Cultural de Viana do Castelo recebeu este fim de semana, 28 e 29 de Janeiro, o Campeonato Nacional de Remo Indoor. O atleta Vianense André Pinto, do Viana Remadores do Lima, bateu um record de 17 anos também conseguido por um atleta vianense, Paulo Quesado, que na altura pertencia ao Clube Náutico de Viana do Castelo.

Regional 30 Janeiro, 2023

“Viana em Folia” de 17 a 21 de Fevereiro

De 17 a 21 de fevereiro, a iniciativa “Viana em Folia” promete trazer muita animação à cidade para celebrar o Carnaval.

Regional 29 Janeiro, 2023

Quatro autarquias do distrito de Viana formalizam constituição da Associação de Municípios da Serra d’Arga

Os municípios de Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Ponte de Lima assinaram, em cartório, a constituição oficial da Associação de Municípios da Serra d’Arga. 

Desporto 29 Janeiro, 2023

Santa Luzia conquista mais uma vitória na Liga Feminina de Futsal

O Santa Luzia FC defrontou, este sábado, no Pavilhão José Natário, a EDC Gondomar, a quem venceu (7-2) em jogo antecipado da 18ª jornada da Liga Feminina Placar de Futsal.

Desporto 29 Janeiro, 2023

Juventude Viana perdeu em Paço d`Arcos e caiu para o último lugar do campeonato

A Juventude de Viana deslocou-se, este sábado a Paço de Arcos e perdeu na casa do último classificado do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de hóquei em patins. A equipa de Viana do Castelo foi derrotada (2-0) e trocou de posição com o seu adversário na tabela classificativa.

Nacional 29 Janeiro, 2023

Sindicato fala em mais de cem mil pessoas no protesto em Lisboa pelas escolas

O coordenador do STOP estima que mais de cem mil pessoas estejam na manifestação este sábado em Lisboa, um "mar de gente" que aderiu ao protesto marcado há uma semana contra os serviços mínimos nas escolas.