Logo
Nacional

Apoios do Governo abrangem quatro concelhos de Viana do Castelo afetados pelos incêndios

4 Setembro, 2025 | 10:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

O Governo vai apoiar financeiramente as populações e atividades económicas dos territórios afetados pelos grandes incêndios que deflagraram entre 26 de julho e 27 de agosto de 2025. No distrito de Viana do Castelo, foram incluídas freguesias dos concelhos de Arcos de Valdevez, Monção, Ponte da Barca e Ponte de Lima.

De acordo com a resolução do Conselho de Ministros publicada em Diário da República, estão abrangidas freguesias onde houve área ardida significativa durante esse período. Ao todo, são 313 freguesias de 73 concelhos em todo o país, com destaque para o Norte e Centro de Portugal.

Os apoios destinam-se a várias áreas, incluindo:

  • Reconstrução de habitações destruídas ou danificadas;

  • Retoma da atividade económica;

  • Apoio direto a agricultores e produtores pecuários;

  • Reparação de infraestruturas públicas;

  • Reflorestação e recuperação de ecossistemas e florestas;

  • Substituição de equipamentos agrícolas e florestais.

No caso dos agricultores, haverá apoios até 10 mil euros, mesmo sem apresentação de faturas, desde que os prejuízos sejam validados por uma vistoria conjunta entre os técnicos das autarquias locais e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR). Estão incluídos prejuízos em animais, culturas, equipamentos, máquinas e instalações de apoio à atividade agrícola.

Também estão previstos financiamentos até 250 mil euros para a recuperação de habitações legalizadas ou legalizáveis, equipamentos sociais e infraestruturas públicas. Haverá ainda linhas específicas para empresas e turismo, e apoio às entidades gestoras de zonas de caça e áreas protegidas.

As câmaras municipais dos concelhos abrangidos terão a responsabilidade de apurar os prejuízos e comunicar os danos à CCDR Norte, com base em vistorias no terreno.

O Governo admite incluir mais freguesias numa futura resolução, caso venham a ser identificadas outras áreas com prejuízos relevantes causados por incêndios de menor dimensão.

Este verão, os incêndios rurais causaram grande destruição em várias regiões do país, resultando em quatro vítimas mortais (incluindo um bombeiro), dezenas de feridos e prejuízos elevados em habitações, explorações agrícolas e florestais. Só no incêndio de Arganil arderam mais de 57 mil hectares, contribuindo para um total nacional de cerca de 250 mil hectares consumidos pelas chamas até 23 de agosto.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 24 Dezembro, 2025

Feliz Natal

A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Missa do Galo

Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Presentes

Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Politécnico de Viana do Castelo oferece cabazes de Natal a estudantes internacionais

Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Noite de consoada

A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.

Regional 24 Dezembro, 2025

Crianças internadas no Hospital de Viana do Castelo vivem momentos de magia natalícia

O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Papa apela a 24 horas de paz no Natal

O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.