Estão abertas as candidaturas para o apoio da Ação Social Escolar, respeitante ao ano letivo 2024 / 2025, até 8 de julho.
Podem concorrer, a estes apoios, os alunos que frequentam a educação pré-escolar e os ensinos básico e secundário, nos estabelecimentos de ensino do concelho de Valença.
Fichas de Trabalho
Os cadernos de atividades encontram-se entre os diversos apoios contemplados, sendo até ao 7º ano de escolaridade, gratuitos para os alunos do escalão A. Para os alunos do escalão B é gratuito no 1º ciclo e comparticipado em 50% nos demais níveis de ensino. Para os alunos do escalão C é comparticipado em 50% no 1º ciclo e financiado em 25% nos demais níveis de ensino.
Material Escolar
Relativamente ao 8º, 9º ano e Secundário está prevista a concessão de um apoio de 16 euros, por aluno, para a aquisição material escolar, na papelaria da escola, para os alunos do escalão A e 8 euros para os alunos do escalão B e 6,25 euros para os alunos do escalão C.
Refeições Escolares
A comparticipação na aquisição das senhas, para as cantinas, desde os jardins de infância ao secundário, para os alunos do primeiro escalão, será 100% gratuita e para os do segundo escalão o custo ficará nos 50% ( 0,73€) por refeição.
Visitas de Estudo
O Município de Valença vai apoiar, também, os alunos do pré-escolar e do 1º ciclo, nas visitas de estudo agendadas no plano anual.
Como Concorrer?
As candidaturas devem ser feitas preferencialmente online em https://muralhasdominho.giae.pt/, através do acesso ao GIAE (Gestão Integrada para Administração Escolar) com os respectivos códigos de acesso de cada aluno.
Nos casos em que tal não seja possível, os encarregados de educação podem dirigir-se aos serviços de Ação Social do Município, na Avenida da Juventude.
Devem trazer a respetiva declaração do abono de família, emitida pelos serviços de Segurança Social, ou no caso de ser funcionário público emitida pela entidade patronal.
Para esclarecimentos adicionais podem contactar o serviço de Ação Social através do telefone 251 249 488.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.
A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.
O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.