Estão abertas as candidaturas para o apoio da Ação Social Escolar, respeitante ao ano letivo 2024 / 2025, até 8 de julho.
Podem concorrer, a estes apoios, os alunos que frequentam a educação pré-escolar e os ensinos básico e secundário, nos estabelecimentos de ensino do concelho de Valença.
Fichas de Trabalho
Os cadernos de atividades encontram-se entre os diversos apoios contemplados, sendo até ao 7º ano de escolaridade, gratuitos para os alunos do escalão A. Para os alunos do escalão B é gratuito no 1º ciclo e comparticipado em 50% nos demais níveis de ensino. Para os alunos do escalão C é comparticipado em 50% no 1º ciclo e financiado em 25% nos demais níveis de ensino.
Material Escolar
Relativamente ao 8º, 9º ano e Secundário está prevista a concessão de um apoio de 16 euros, por aluno, para a aquisição material escolar, na papelaria da escola, para os alunos do escalão A e 8 euros para os alunos do escalão B e 6,25 euros para os alunos do escalão C.
Refeições Escolares
A comparticipação na aquisição das senhas, para as cantinas, desde os jardins de infância ao secundário, para os alunos do primeiro escalão, será 100% gratuita e para os do segundo escalão o custo ficará nos 50% ( 0,73€) por refeição.
Visitas de Estudo
O Município de Valença vai apoiar, também, os alunos do pré-escolar e do 1º ciclo, nas visitas de estudo agendadas no plano anual.
Como Concorrer?
As candidaturas devem ser feitas preferencialmente online em https://muralhasdominho.giae.pt/, através do acesso ao GIAE (Gestão Integrada para Administração Escolar) com os respectivos códigos de acesso de cada aluno.
Nos casos em que tal não seja possível, os encarregados de educação podem dirigir-se aos serviços de Ação Social do Município, na Avenida da Juventude.
Devem trazer a respetiva declaração do abono de família, emitida pelos serviços de Segurança Social, ou no caso de ser funcionário público emitida pela entidade patronal.
Para esclarecimentos adicionais podem contactar o serviço de Ação Social através do telefone 251 249 488.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.