Estão abertas as candidaturas para o apoio da Ação Social Escolar, respeitante ao ano letivo 2024 / 2025, até 8 de julho.
Podem concorrer, a estes apoios, os alunos que frequentam a educação pré-escolar e os ensinos básico e secundário, nos estabelecimentos de ensino do concelho de Valença.
Fichas de Trabalho
Os cadernos de atividades encontram-se entre os diversos apoios contemplados, sendo até ao 7º ano de escolaridade, gratuitos para os alunos do escalão A. Para os alunos do escalão B é gratuito no 1º ciclo e comparticipado em 50% nos demais níveis de ensino. Para os alunos do escalão C é comparticipado em 50% no 1º ciclo e financiado em 25% nos demais níveis de ensino.
Material Escolar
Relativamente ao 8º, 9º ano e Secundário está prevista a concessão de um apoio de 16 euros, por aluno, para a aquisição material escolar, na papelaria da escola, para os alunos do escalão A e 8 euros para os alunos do escalão B e 6,25 euros para os alunos do escalão C.
Refeições Escolares
A comparticipação na aquisição das senhas, para as cantinas, desde os jardins de infância ao secundário, para os alunos do primeiro escalão, será 100% gratuita e para os do segundo escalão o custo ficará nos 50% ( 0,73€) por refeição.
Visitas de Estudo
O Município de Valença vai apoiar, também, os alunos do pré-escolar e do 1º ciclo, nas visitas de estudo agendadas no plano anual.
Como Concorrer?
As candidaturas devem ser feitas preferencialmente online em https://muralhasdominho.giae.pt/, através do acesso ao GIAE (Gestão Integrada para Administração Escolar) com os respectivos códigos de acesso de cada aluno.
Nos casos em que tal não seja possível, os encarregados de educação podem dirigir-se aos serviços de Ação Social do Município, na Avenida da Juventude.
Devem trazer a respetiva declaração do abono de família, emitida pelos serviços de Segurança Social, ou no caso de ser funcionário público emitida pela entidade patronal.
Para esclarecimentos adicionais podem contactar o serviço de Ação Social através do telefone 251 249 488.
Um castro da Idade do Ferro, posteriormente romanizado, foi identificado em Arcos de Valdevez após a primeira escavação científica realizada no local. O sítio arqueológico, designado Castro de Eiras, apresenta elevado potencial científico e patrimonial.
Os trabalhos de conservação em curso na Ponte Eiffel, em Viana do Castelo, vão estar suspensos esta noite, informou a Infraestruturas de Portugal (IP). Como consequência, não será realizado o corte de trânsito automóvel habitualmente previsto para o período noturno.
O Dia de São Valentim vai ser celebrado de forma única em Viana do Castelo com o workshop “Coração de Filigrana”, que se realiza no sábado, 14 de fevereiro, entre as 14h30 e as 18h30, no Hotel D. Aninhas. A iniciativa permite à comunidade aprender a arte da filigrana certificada, uma das expressões mais marcantes da Romaria d’Agonia.
O Santa Luzia FC vai defrontar o GD Árvore às 18h00 deste sábado, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, em jogo a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal de futsal. O encontro coloca frente a frente duas equipas da Liga Feminina Placard e promete ser equilibrado e intenso.
A Associação Cultural e Desportiva de Santa Marta de Portuzelo (ACDSMP) convida toda a comunidade a participar numa noite de Carnaval inesquecível, que terá lugar no próximo dia 16 de fevereiro, a partir das 22h, na Casa do Povo local.
O Governo anunciou que o abono de família e outros subsídios sociais aumentam 2,2% a partir de hoje, 6 de fevereiro de 2026, com efeitos retroativos a 1 de janeiro. A atualização acompanha a inflação média dos últimos 12 meses.
Viana do Castelo atribuiu mais sete selos “Destino de Qualidade”, numa cerimónia realizada no Museu do Traje e presidida pelo Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre. Com esta nova distinção, sobe para 84 o número total de empresas do concelho certificadas com esta marca.