O executivo municipal aprovou hoje, por unanimidade, o contrato de comodato e o protocolo de colaboração que vão permitir a criação de uma creche no edifício da antiga Escola do 1º CEB de Deocriste, que permitirá acolher 42 utentes.
De acordo com o autarca, Luís Nobre, as duas propostas permitem o desenvolvimento de “um projeto piloto” e visam “apoiar as famílias vianenses e dar resposta a uma necessidade existente” naquela zona do concelho, pelo que a autarquia vai assumir as intervenções necessárias no edifício que pertence à Câmara Municipal de Viana do Castelo, para poder, com brevidade, disponibilizar mais vagas para as crianças do concelho.
Assim, através de Contrato de Comodato da Escola Básica de Deocriste, o Município de Viana do Castelo cede gratuitamente o edifício ao Centro Paroquial e Social de Lanheses, por um período de 20 anos, podendo ser renovado desde que se mantenha em vigor o acordo. A cedência, para além do edifício, “abrange ainda o equipamento de cozinha e copas de leite, o mobiliário e material didático necessário ao funcionamento da creche, instalados no imóvel pelo município”.
Já o Protocolo de Colaboração com o Centro Paroquial e Social de Lanheses e a Associação Juvenil de Deão, igualmente válido por 20 anos, “visa a instalação de uma creche, bem como a realização de três espetáculos musicais ao longo do ano letivo, na
Páscoa, Natal e final de ano letivo”.
Nesse sentido, o Município de Viana do Castelo “compromete-se à requalificação, adaptação, manutenção e apetrechamento do edifício da antiga Escola do 1º CEB de Deocriste”, realizando ainda ações de qualificação dos trabalhadores afetos à creche. O Centro Paroquial e Social de Lanheses ficará responsável por “realizar a gestão, organização e funcionamento da creche e de todos os recursos humanos e materiais associados”, garantindo “o normal e integral funcionamento da creche para 42 utentes”.
A Associação Juvenil de Deão irá “enquadrar no horário de funcionamento da creche o tempo necessário para a integração de metodologias de educação não formal no desenvolvimento das atividades por parte da equipa técnica e de toda a comunidade”, implementando ainda projetos de voluntariado juvenil nesta resposta social, com voluntários nacionais e europeus, dinamizando igualmente um plano de sustentabilidade a nível ambiental e alimentar.
Em jogo da 11.ª jornada da Liga Una Seguros, realizado, este sábado, o Voleibol Clube de Viana perdeu (3-0) na casa da Ala Nun´Álvares de Gondomar, com parciais de 25-21, 25-19 e 25-17.
Maria Enes, atleta de Alto Rendimento, do Darque Kayak Clube, foi convocada para participar no Estágio da Seleção Nacional de Velocidade, categoria Kayak sub-23, que vai decorrer de 9 a 14 de dezembro no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho.
O Município de Ponte de Lima vai apostar na dinamização de um espetáculo teatral, baseado numa adaptação dos mais famosos textos da oratória sagrada portuguesa, o Sermão de Santo António aos Peixes, do Padre António Vieira, intitulado “PAYASSU - O Verbo do Pai Grande”, em palco pela Companhia de Teatro Lafontana – Formas Animadas de Vila do Conde, no dia 9 de dezembro de 2024, pelas 10h30, no auditório Rio Lima.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na sessão de assinatura dos Acordos de Colaboração de adesão do Moinho do Inácio e do Museu do Mel e do Caulino à Rede Portuguesa de Turismo Industrial, que aconteceu no salão nobre da Junta de Freguesia de Vila de Punhe.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado de elementos do executivo municipal, visitou, na sexta-feira, o Mercado de Natal que, até dia 23 de dezembro, integra a programação “Viana Coração do Natal”.
Realizou-se, na quarta-feira, na Cidade do Futebol, o sorteio da 4ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal. O Santa Luzia, clube de Viana do Castelo, vai a Lordelo defrontar o Aliados.
O presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) estimou dotar o hospital de Viana do Castelo de uma nova urgência pediátrica até 2028, num investimento orçado em cerca de dois milhões de euros.