Os Anjos celebraram 25 anos de carreira dia 28 de dezembro de 2024, na maior sala do País, a MEO Arena, num concerto único que juntou as duas bandas sinfónicas da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Pública (PSP ).
Esta celebração tornou-se ainda mais especial, com a iniciativa do duo em conjunto com a GNR e a PSP, de entregarem a totalidade do lucro do espetáculo a instituições que combatem a violência doméstica. Foram angariados 52.635,33 euros, com a devida auditoria aos lucros realizada pela Deloitte e entregues na sede da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), em Lisboa, a oito Associações que fazem parte das estruturas da Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica (RNAVVD).
O momento de entrega do donativo contou com a presença da Ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, dos Anjos, a dupla de irmãos, Sérgio e Nelson Rosado, do Comandante-Geral da GNR, Tenente-General Rui Veloso, do Porta-Voz da GNR, Tenente-Coronel Carlos Canatário, do Diretor Nacional da PSP, Superintendente Luis Carrilho e Subintendente Sérgio Soares, a Presidente da CIG, Sandra Ribeiro, e ainda os representantes das oito instituições, que receberam o donativo: Associação SER Mulher – Évora; Associação para o Desenvolvimento da Figueira; Associação Moura Salúquia; ISCM de Santo Tirso; Associação de Socorros Mútuos de Bragança; União Mutualista Nossa Senhora da Conceição – Associação Mutualista; Umar Lisboa; e Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Matosinhos.
O concerto, que juntou mais de 150 músicos, naquela que foi uma das maiores produções do género feita em território nacional, contou com momentos memoráveis, uma casa cheia que juntou cerca de doze mil pessoas, e ainda convidados especiais: Aurea, Diogo Piçarra, Calema e Nuno Ribeiro. Foi um dia de celebração, muita interação com o público e destacou-se não apenas pela qualidade musical, mas também pelo seu propósito social, reforçando a importância da união de esforços para enfrentar este flagelo social.
Os Anjos, como tem sido habitual ao longo de toda a sua carreira, continuam a demonstrar o seu compromisso com causas sociais e nesta celebração encontraram a melhor forma de contribuírem diretamente para uma causa que consideram urgente. A decisão de reverter todos os lucros provenientes do espetáculo foi de imediato abraçada pelos dirigentes máximos de ambas as forças de segurança, entidades que vivem de perto o combate à violência doméstica. Esta abordagem transparente reforça o compromisso da banda com a integridade e a responsabilidade na gestão dos fundos angariados.
Este gesto solidário reforça o compromisso de todos os envolvidos para com causas sociais, demonstrando que a música pode ser uma poderosa ferramenta de transformação e consciencialização. A luta contra a violência doméstica é uma responsabilidade de todos, e iniciativas como esta são fundamentais para apoiar as vítimas e promover a igualdade e o respeito.
“Agradecemos a todos os que tornaram este evento possível: ao público presente, às entidades parceiras e a todos os que contribuíram para o sucesso desta iniciativa. Juntos, estamos a fazer a diferença.” partilham os Anjos.
No ano de 2024, a GNR registou 14 414 crimes de violência doméstica, que culminaram em 1 450 detenções, e contabilizou 17 774 vítimas neste âmbito. Também, no ano de 2024, a PSP registou 15 781 participações pelo crime de violência doméstica e efetuou 1281 detenções, das quais 625 em flagrante delito e 656 fora de flagrante delito.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR emitiu um aviso à população devido à continuidade de condições meteorológicas adversas, alertando para a possibilidade de cheias, inundações urbanas, vento forte e instabilidade de taludes em várias zonas do distrito.
O Elevador de Santa Luzia, uma das principais atrações turísticas de Viana do Castelo, encontra-se temporariamente encerrado após uma avaria provocada pela trovoada registada na passada sexta-feira.
O espírito folião regressa a Monção com o Carnaval na Praça 2026, que decorre nos dias 12, 14, 15 e 16 de fevereiro. Sob o mote “Dá Corda à Tua Festa!”, o evento promete transformar o centro da vila num espaço repleto de cor, música e alegria.
A Câmara Municipal de Caminha abriu um concurso público no valor de 295 mil euros para a valorização e conservação do património museológico do concelho.
A Comissão Distrital de Proteção Civil de Viana do Castelo ativou, na noite deste domingo, o Plano Distrital de Emergência e Proteção Civil, na sequência da situação meteorológica adversa que tem afetado a região e o país nas últimas semanas.
O processo de concessão a privados das três marinas de Viana do Castelo encontra-se na fase final, tendo já sido avaliadas três propostas consideradas de qualidade, revelou o presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre.
O projeto europeu LIFE Revive vai investir 524 mil euros na recuperação ecológica do rio Vez, em Arcos de Valdevez, entre 2026 e 2030, anunciou o município.