Os Anjos celebraram 25 anos de carreira dia 28 de dezembro de 2024, na maior sala do País, a MEO Arena, num concerto único que juntou as duas bandas sinfónicas da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Pública (PSP ).

Esta celebração tornou-se ainda mais especial, com a iniciativa do duo em conjunto com a GNR e a PSP, de entregarem a totalidade do lucro do espetáculo a instituições que combatem a violência doméstica. Foram angariados 52.635,33 euros, com a devida auditoria aos lucros realizada pela Deloitte e entregues na sede da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), em Lisboa, a oito Associações que fazem parte das estruturas da Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica (RNAVVD).
O momento de entrega do donativo contou com a presença da Ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, dos Anjos, a dupla de irmãos, Sérgio e Nelson Rosado, do Comandante-Geral da GNR, Tenente-General Rui Veloso, do Porta-Voz da GNR, Tenente-Coronel Carlos Canatário, do Diretor Nacional da PSP, Superintendente Luis Carrilho e Subintendente Sérgio Soares, a Presidente da CIG, Sandra Ribeiro, e ainda os representantes das oito instituições, que receberam o donativo: Associação SER Mulher – Évora; Associação para o Desenvolvimento da Figueira; Associação Moura Salúquia; ISCM de Santo Tirso; Associação de Socorros Mútuos de Bragança; União Mutualista Nossa Senhora da Conceição – Associação Mutualista; Umar Lisboa; e Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Matosinhos.
O concerto, que juntou mais de 150 músicos, naquela que foi uma das maiores produções do género feita em território nacional, contou com momentos memoráveis, uma casa cheia que juntou cerca de doze mil pessoas, e ainda convidados especiais: Aurea, Diogo Piçarra, Calema e Nuno Ribeiro. Foi um dia de celebração, muita interação com o público e destacou-se não apenas pela qualidade musical, mas também pelo seu propósito social, reforçando a importância da união de esforços para enfrentar este flagelo social.
Os Anjos, como tem sido habitual ao longo de toda a sua carreira, continuam a demonstrar o seu compromisso com causas sociais e nesta celebração encontraram a melhor forma de contribuírem diretamente para uma causa que consideram urgente. A decisão de reverter todos os lucros provenientes do espetáculo foi de imediato abraçada pelos dirigentes máximos de ambas as forças de segurança, entidades que vivem de perto o combate à violência doméstica. Esta abordagem transparente reforça o compromisso da banda com a integridade e a responsabilidade na gestão dos fundos angariados.
Este gesto solidário reforça o compromisso de todos os envolvidos para com causas sociais, demonstrando que a música pode ser uma poderosa ferramenta de transformação e consciencialização. A luta contra a violência doméstica é uma responsabilidade de todos, e iniciativas como esta são fundamentais para apoiar as vítimas e promover a igualdade e o respeito.
“Agradecemos a todos os que tornaram este evento possível: ao público presente, às entidades parceiras e a todos os que contribuíram para o sucesso desta iniciativa. Juntos, estamos a fazer a diferença.” partilham os Anjos.
No ano de 2024, a GNR registou 14 414 crimes de violência doméstica, que culminaram em 1 450 detenções, e contabilizou 17 774 vítimas neste âmbito. Também, no ano de 2024, a PSP registou 15 781 participações pelo crime de violência doméstica e efetuou 1281 detenções, das quais 625 em flagrante delito e 656 fora de flagrante delito.
O Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora recebe, no próximo dia 5 de julho, às 17h00, a estreia de "A Tentação de Santo António – Nem Dalí Nem Daqui", a mais recente produção do Laboratório Kriativo, projeto de teatro comunitário promovido pela Krisálida que volta a reunir participantes de várias freguesias do concelho de Caminha.
O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, participou como orador convidado na conferência internacional “A Territorial Approach to the SDGs”, realizada no Porto, onde defendeu o papel dos municípios na concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Agenda 2030 das Nações Unidas.
A Praça 1.º de Maio, em Viana do Castelo, acolhe até ao próximo dia 17 de julho uma exposição dedicada aos 40 anos da Carta de Ottawa para a Promoção da Saúde, documento de referência mundial na área da saúde pública.
A Biblioteca Municipal de Valença recebe, na próxima sexta-feira, 26 de junho, pelas 21h00, mais uma edição das Sextas Literárias, desta vez dedicada à escritora e ativista galega Begonha Camanho, distinguida este ano pelo Dia das Letras Galegas.
Viana do Castelo recebe, entre os dias 27 de junho e 5 de julho, as comemorações do 74.º aniversário da Força Aérea Portuguesa, num programa que levará à cidade dezenas de iniciativas destinadas a aproximar a instituição da população e a dar a conhecer a sua missão.
A Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV) voltou a lançar o alerta para os riscos dos mergulhos em águas pouco profundas ou desconhecidas, numa altura em que milhares de portugueses procuram praias, rios e piscinas para enfrentar as temperaturas mais elevadas.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, está a representar a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) no Congresso da CGLU – Cimeira Mundial dos Líderes Locais e Regionais, que decorre em Tânger, Marrocos, reunindo mais de três mil responsáveis políticos, autarcas e representantes de instituições internacionais.