Os Anjos celebraram 25 anos de carreira dia 28 de dezembro de 2024, na maior sala do País, a MEO Arena, num concerto único que juntou as duas bandas sinfónicas da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Pública (PSP ).

Esta celebração tornou-se ainda mais especial, com a iniciativa do duo em conjunto com a GNR e a PSP, de entregarem a totalidade do lucro do espetáculo a instituições que combatem a violência doméstica. Foram angariados 52.635,33 euros, com a devida auditoria aos lucros realizada pela Deloitte e entregues na sede da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), em Lisboa, a oito Associações que fazem parte das estruturas da Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica (RNAVVD).
O momento de entrega do donativo contou com a presença da Ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, dos Anjos, a dupla de irmãos, Sérgio e Nelson Rosado, do Comandante-Geral da GNR, Tenente-General Rui Veloso, do Porta-Voz da GNR, Tenente-Coronel Carlos Canatário, do Diretor Nacional da PSP, Superintendente Luis Carrilho e Subintendente Sérgio Soares, a Presidente da CIG, Sandra Ribeiro, e ainda os representantes das oito instituições, que receberam o donativo: Associação SER Mulher – Évora; Associação para o Desenvolvimento da Figueira; Associação Moura Salúquia; ISCM de Santo Tirso; Associação de Socorros Mútuos de Bragança; União Mutualista Nossa Senhora da Conceição – Associação Mutualista; Umar Lisboa; e Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Matosinhos.
O concerto, que juntou mais de 150 músicos, naquela que foi uma das maiores produções do género feita em território nacional, contou com momentos memoráveis, uma casa cheia que juntou cerca de doze mil pessoas, e ainda convidados especiais: Aurea, Diogo Piçarra, Calema e Nuno Ribeiro. Foi um dia de celebração, muita interação com o público e destacou-se não apenas pela qualidade musical, mas também pelo seu propósito social, reforçando a importância da união de esforços para enfrentar este flagelo social.
Os Anjos, como tem sido habitual ao longo de toda a sua carreira, continuam a demonstrar o seu compromisso com causas sociais e nesta celebração encontraram a melhor forma de contribuírem diretamente para uma causa que consideram urgente. A decisão de reverter todos os lucros provenientes do espetáculo foi de imediato abraçada pelos dirigentes máximos de ambas as forças de segurança, entidades que vivem de perto o combate à violência doméstica. Esta abordagem transparente reforça o compromisso da banda com a integridade e a responsabilidade na gestão dos fundos angariados.
Este gesto solidário reforça o compromisso de todos os envolvidos para com causas sociais, demonstrando que a música pode ser uma poderosa ferramenta de transformação e consciencialização. A luta contra a violência doméstica é uma responsabilidade de todos, e iniciativas como esta são fundamentais para apoiar as vítimas e promover a igualdade e o respeito.
“Agradecemos a todos os que tornaram este evento possível: ao público presente, às entidades parceiras e a todos os que contribuíram para o sucesso desta iniciativa. Juntos, estamos a fazer a diferença.” partilham os Anjos.
No ano de 2024, a GNR registou 14 414 crimes de violência doméstica, que culminaram em 1 450 detenções, e contabilizou 17 774 vítimas neste âmbito. Também, no ano de 2024, a PSP registou 15 781 participações pelo crime de violência doméstica e efetuou 1281 detenções, das quais 625 em flagrante delito e 656 fora de flagrante delito.
A 12.ª edição da Escola de Verão para Atores Guillermo Heras arrancou esta semana em Viana do Castelo, reunindo 20 participantes de cinco países e assinalando um novo recorde de procura, com mais de uma centena de candidaturas recebidas provenientes de 11 países e 14 nacionalidades.
Luís Nobre foi eleito presidente da Federação Distrital do Partido Socialista de Viana do Castelo, ao obter 92,5% dos votos nas eleições internas realizadas no passado dia 19 de junho.
Um cavalo da raça Garrana foi morto num ataque atribuído ao lobo ibérico na freguesia de Outeiro, em Viana do Castelo, no passado dia 21 de junho. O caso foi divulgado pela UPGALL – União dos Produtores de Gado Lesados pelos Lobos, que considera tratar-se de mais um episódio preocupante numa sucessão de ataques registados nos últimos meses no Norte do país.
O concelho de Monção viveu um momento marcante para o desenvolvimento desportivo local, com a inauguração oficial do Complexo Desportivo Municipal de Santo António, em Longos Vales, uma nova infraestrutura que representa o arranque de um projeto mais amplo de valorização do desporto no município.
A nova creche de Deocriste entrou esta terça-feira em funcionamento, recebendo os primeiros utentes numa infraestrutura criada através da reconversão da antiga Escola Básica e Jardim de Infância da freguesia. O equipamento dispõe de capacidade para 42 crianças e representa um investimento de 1,587 milhões de euros.
O Anfiteatro do Jardim da Marina, em Viana do Castelo, volta a receber esta terça-feira, 23 de junho, mais uma sessão da Fan Zone do Mundial 2026, iniciativa que convida os adeptos a acompanhar os jogos da Seleção Nacional num ambiente de convívio, animação e apoio à equipa das quinas.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo assinou um novo Acordo Coletivo de Empregador Público (ACEP) com as estruturas sindicais representativas dos trabalhadores da autarquia, numa atualização que introduz melhorias nas condições laborais e reforça direitos dos funcionários municipais.