Os primeiros festivaleiros já estão a chegar a Âncora para o Sonic Blast Festival, que decorre de 9 a 12 de Agosto. O cartaz já está fechado e o recinto está a receber os últimos retoques para a edição de 2023.
O Sonic Blast está a chegar e hoje à noite a música já se vai fazer ouvir junto à praia e às dunas, com uma “warm up party”.
Com organização da “Garboyl Lives” e parceria da Câmara Municipal de Caminha, Junta de Freguesia de Âncora e Âncora Praia Futebol Clube, o festival de rock evidencia vertentes como o psych, o stoner ou o doom.
As expetativas são altas, até porque no ano passado, cinco mil pessoas, vindas de vários cantos do mundo, esgotaram rapidamente a lotação.
Recorde-se de que o evento nasceu e cresceu em Moledo, mas após a pandemia consolidou-se na freguesia de Âncora, emoldurado pela praia e pela mata na Praia Duna dos Caldeirões.
Em 2022, o Sonic Blast Festival acolheu cinco mil pessoas e este ano ainda é possível adquirir o ingresso, contudo a organização está otimista e acredita que a edição também vai esgotar.
O Presidente da Câmara Municipal de Caminha, Rui Lages, esteve no local e o balanço dos preparativos não podia ser melhor. Ao nível do recinto e equipamentos ultimam-se apenas os preparativos.
“O espírito é muito positivo. Há um grande profissionalismo em toda a organização e isso é evidente. No ano passado ultrapassaram-se as expetativas e para este ano não
esperamos menos, se é que pode ser ainda melhor. Está tudo fantástico”, remata o Presidente da Câmara de Caminha.
Esperam-se muitos portugueses, espanhóis, franceses, ingleses, alemães, assim como festivaleiros, da Nova Zelândia, Austrália, Brasil, Perú e EUA.
Há ainda registo da presença de jornalistas americanos, especializados na área da música.
As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
A 13.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo veio relançar a luta pelo primeiro lugar. O SC Valenciano, apesar de manter a liderança da classificação, viu a margem reduzir-se para o mínimo após a derrota em casa frente ao UD Lanheses, por 3-1.
A 13.ª jornada da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por goleadas expressivas e pela consolidação da luta pelos primeiros lugares da tabela.
O SC Vianense não foi além de um empate a uma bola frente ao Desportivo de Monção, em jogo realizado este domingo no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo, a contar para a 12.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.
O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.
Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.