Logo
Nacional

Ana Abrunhosa defende que todo o sistema de portagens seja repensado

7 Outubro, 2023 | 19:50
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, defendeu que não devem ser cobradas portagens nas antigas autoestradas Scut (Sem Custos para o Utilizador) e que todo o sistema de portagens de Portugal deve ser repensado.

“Creio que temos condições para o fazer. E creio que, se houver um acordo que una vários partidos em relação a isso, é muito mais fácil”, afirmou Ana Abrunhosa aos jornalistas, no final da inauguração da Ecopista do Vouga, em Viseu.

No seu entender, se tal não acontecer, está-se “sistematicamente a falar do interior” e dos problemas que enfrenta, sem se criarem “as condições de base” que permitam aos instrumentos do Governo terem impacto no território.

“Eu defendo que estas autoestradas não tenham portagem, mas, para isso, é preciso repensar todo o sistema de portagens do país”, frisou.

Segundo Ana Abrunhosa, haverá “um momento muito importante, que é quando acabarem as concessões”, em que deve ser repensado “todo o modelo de portagens”, olhando para os exemplos de outros países “em que o valor das portagens até muda consoante a hora do dia”.

A governante referiu que, nos territórios do interior de Portugal, “que não têm transportes públicos coletivos como noutros territórios onde há metro, autocarros, todo o tipo de transportes coletivos, e em que não há alternativas seguras a estas autoestradas, as portagens são mesmo um custo de contexto”.

“Afetam a vida das pessoas e não só, também das atividades económicas, porque estas portagens também se aplicam aos veículos de transporte de mercadorias e de transporte de passageiros”, acrescentou.

Neste âmbito, apesar de ter ficado satisfeita com a redução de 30% do valor das portagens face aos preços em vigor, Ana Abrunhosa considerou que o Governo tem “que continuar a trabalhar numa solução que tem que ir para além das autoestradas do interior”.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Opinião 17 Abril, 2024

OPINIÃO: “Arbitragem – O Refúgio dos Incompetentes”

De Norte a Sul do país, das competições regionais até às competições profissionais de futebol o tema recorrente foi, é e será, a arbitragem.

Desporto 17 Abril, 2024

FC Porto volta a vencer Guimarães e vai disputar final da Taça de Portugal com o Sporting

O FC Porto avançou para a final da Taça da Portugal em futebol, ao vencer o Vitória de Guimarães, por 3-1, na segunda mão das ‘meias’, indo defender frente ao Sporting o troféu conquistado nas duas últimas edições.

Regional 17 Abril, 2024

Colisão envolvendo autocarro e táxi fere 5 crianças e um adulto em Viana do Castelo

Uma colisão que envolveu um autocarro e um táxi hoje, em Darque, Viana do Castelo, provocou ferimentos ligeiros em cinco crianças e um adulto, disse à agência Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários.

Regional 17 Abril, 2024

Trabalhos de reabilitação das ruas da Retorta e do Bulhente em “fase bastante adiantada”

Encontram-se em "fase bastante adiantada" os trabalhos de reabilitação das ruas da Retorta e do Bulhente, em Vila Praia de Âncora, uma das zonas bastante afetadas pelas intempéries que, no início do ano passado, causaram profundos estragos por todo o concelho de Caminha.

Nacional 17 Abril, 2024

Desmantelada em Portugal e Espanha rede de narcotráfico e branqueamento

Uma rede criminosa internacional de tráfico de estupefacientes e branqueamento de capitais, ativa há oito anos na União Europeia e América do Sul, foi desmantelada em Portugal e Espanha e detidos 20 suspeitos, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).

Regional 17 Abril, 2024

Assembleia Jovens de Abril fez-se ouvir nos Paços do Concelho de Valença

Dezenas de alunos do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, em Valença, deram corpo e voz às suas ideias e anseios na Assembleia Jovens de Abril, que decorreu, esta quarta-feira, 17 de Abril, nos Paços do Concelho. 

Regional 17 Abril, 2024

Ponte de Lima: Museu dos Terceiros expõe festa e procissão de Nossa Senhora das Dores

O Museu dos Terceiros, em Ponte de Lima, inaugura, esta sexta-feira, pelas 18h00, a exposição "A Festa e Procissão de Nossa Senhora das Dores em Ponte de Lima" que “põe em evidência a devoção” do concelho àquela santa, foi hoje divulgado.

Regional 17 Abril, 2024

Centro Social e Cultural de Barroselas vai ser alvo de melhorias nas instalações

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, assinou um Protocolo de Cooperação e Apoio Financeiro ao Centro Social e Cultural de Barroselas para a 1ª fase de melhorias nas instalações desta Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), momento que contou também com a presença da Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, e do Presidente da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, Rui Sousa.