Logo
Regional

AMP disponível para criar linha interregional entre Porto e Viana do Castelo

13 Março, 2024 | 9:20
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

A Área Metropolitana do Porto (AMP) manifestou abertura para criar uma linha de autocarros interregional entre o Porto e Viana do Castelo semelhante à que existe para Braga, segundo uma resposta dada hoje a questões da Lusa.

“A AMP expressou total disposição de levar ao respetivo Conselho Metropolitano uma proposta semelhante à aprovada na reunião de 15 de dezembro de 2023, que permitiu à CIM [Comunidade Intermunicipal] do Cávado a criação da linha Porto – Braga”, pode ler-se numa resposta de fonte oficial da AMP a questões da Lusa.

A Lusa tinha questionado a AMP na sequência de uma reunião, na segunda-feira, entre os presidentes da Câmara do Porto e de Viana do Castelo, em que concordaram instar a AMP e a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho a criar a linha, mostrando também disponibilidade para a financiar.

A AMP revelou, na resposta à Lusa, que em 16 de fevereiro se realizou, por inicativa da CIM do Alto Minho, uma reunião “com o objetivo de discutir a intenção daquela entidade intermunicipal na criação de uma linha de transporte público interregional entre Viana do Castelo e o Porto”, a qual a AMP se mostrou disponível para criar.

Na segunda-feira, os autarcas do Porto, Rui Moreira, e de Viana do Castelo, Luís Nobre, reuniram-se após, na semana passada, um grupo de utentes do autocarro que liga as duas cidades ter enviado uma carta aberta à Câmara do Porto a pedir uma reunião para “desbloquear” uma solução que evite os cerca de 200 euros mensais na deslocação entre regiões.

Luís Nobre explicou que as autarquias não podem atuar diretamente para resolver o problema, uma vez que o serviço entra na categoria expresso, que não pode ser regulado ao abrigo das concessões de serviço público, sendo por isso necessário criar uma nova linha interregional com a anuência da CIM e AMP, que são autoridades de transporte.

A solução passa por “assentar na rede interregional uma resposta que implique uma redução do valor ou do custo que hoje ocorre”, incluindo também a CIM do Cávado na negociação, devido ao atravessamento do concelho de Esposende (distrito de Braga), que poderá beneficiar do serviço.

De acordo com Rui Moreira, o apoio será não só formal mas também financeiro: “Nós podemos encontrar forma de lançar um serviço interregional, como temos com Braga, e a partir daí encontrarmos forma de, entre nós, dividirmos o que for o défice tarifário”.

Sobre uma previsão de custos para as autarquias relativamente à possível redução tarifária de um futuro serviço interregional, Rui Moreira afirmou que “é muito difícil de dizer”, mas adiantou que, no serviço para Braga, em janeiro, a Câmara do Porto já não teve de pagar qualquer euro para cobrir o défice tarifário, após o financiar inicialmente com 30 mil euros.

Questionado sobre quando será possível alcançar um acordo para uma solução, Rui Moreira disse não poder exigir à CIM do Alto Minho e à AMP que “resolvam o assunto amanhã”, mas se quiserem “resolvem rapidamente”, tal como sucedeu com a linha para Braga.

“Só precisamos de uma coisa: que não compliquem. Se não complicarem, resolve-se rapidamente”, asseverou.

Em janeiro, os utilizadores do autocarro expresso pela autoestrada A28 entre Viana do Castelo e o Porto, que pagavam 88 euros mensais, passaram a pagar 171,60 euros (22 dias x 2 viagens x 3,90 euros), devido a uma redução do apoio dado pela Câmara de Viana do Castelo.

A 30 de janeiro, os utentes dos transportes públicos do Alto Minho pediram ajuda ao presidente da Área Metropolitana do Porto (AMP) na implementação de um “passe único”, reivindicado desde 2019, para evitar os 200 euros mensais na deslocação entre regiões.

A 09 de janeiro, a CIM do Alto Minho explicou que, com a extinção da carreira pública de ligação ao Porto, “os serviços de transporte de passageiros expresso que, atualmente, estão no mercado liberalizado, não são financiáveis através do PART”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 20 Julho, 2025

Bispo de Viana do Castelo anuncia mudança de alguns párocos na diocese

D. João Lavrador, bispo de Viana do Castelo, anunciou, na sexta-feira, as nomeações de alguns padres da diocese alto minhota para o ano pastoral 2025/2026.

Desporto 20 Julho, 2025

Vila Nova de Anha inaugurou relvado sintético de última geração

Foi inaugurado, no sábado, o novo relvado sintético do Estádio Dr. José Alpuim Sobrinho em Vila Nova de Anha. Um projeto promovido pela Associação Desportiva e Cultural de Anha (ADCA), em colaboração com a Junta de Freguesia local e com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) e do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Desporto 20 Julho, 2025

Juventude de Viana já ataca próxima época

Após o anúncio da nova direção, liderada por Pedro Natário, a Juventude de  Viana não perde tempo e assegura quatro novas contratações para a próxima  época desportiva. 

Internacional 20 Julho, 2025

Empresa de Viana do Castelo recupera património destruído pelas cheias em Valência

A empresa portuguesa Atelier SAMTHIAGO vai integrar o projeto "Memorias y Patrimónios" para recuperar o património histórico de Valência, em Espanha, destruído pelas chuvas torrenciais e inundações em outubro de 2024.

Opinião 19 Julho, 2025

OPINIÃO: Síndrome do Intestino Irritável nas férias

Chega o verão e, com ele, as férias. Se, por um lado, os horários se tornam mais flexíveis, por outro, os padrões alimentares mudam, as rotinas alteram-se e estas mudanças podem desregular o eixo intestino-cérebro.

Desporto 19 Julho, 2025

Nino Schurter e a elite continental marcam presença no Europeu de BTT em Melgaço

Estão confirmados os principais atletas que vão marcar presença no Campeonato da Europa de Mountain Bike (MTB) 2025, que se realiza no Centro de Estágios de Melgaço, entre os dias 23 e 27 de julho, nas disciplinas de XCO (Cross-Country Olímpico), XCC (Short Track) e XCR (Estafetas).

Regional 19 Julho, 2025

Valença distingue 50 anos de Escutismo com Medalha de Mérito Municipal

A Câmara Municipal de Valença distinguiu o Agrupamento 453 de Valença, do Corpo Nacional de Escutas, com a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro Associativo, numa cerimónia realizada nos Paços do Concelho.