Logo
Cultura

Amanhã há “dia aberto” na Fundação Bienal de Cerveira

14 Julho, 2023 | 13:59
Partilhar
Isabel Marques
1 min. leitura

A Fundação Bienal de Cerveira (FBAC), em Vila Nova de Cerveira, vai voltar a promover amanhã, dia 15 de julho, mais um dia aberto. Para além da entrada gratuita e das visitas orientadas, será inaugurada uma exposição e apresentada uma curta metragem da APPACDM de Viana. 

No âmbito do 1º Ciclo de exposições de 2023, a FBAC está a promover a iniciativa “Dias Abertos no Museu Bienal de Cerveira” um sábado por mês. “Trata-se de um programa de ativação de atividades paralelas às exposições patentes que tem como objetivo trabalhar o diálogo com a comunidade, através da literacia pelas artes, da mediação cultural e do contacto direto com os artistas”, esclareceu a Fundação, num comunicado de imprensa.

Rui Teixeira, presidente da FBAC, afirmou que com esta iniciativa e com a particularidade de acolher dois projetos da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viana se cumpre com o objetivo de “tornar o Museu Bienal de Cerveira um palco de experiências inclusivas, acessíveis e participadas”.

Assim, a programação de amanhã arranca pela 10h00 com a abertura da exposição “Pontos de Fuga”, promovida pela APPACDM de Viana do Castelo. Patente até 30 de setembro, a mostra resulta de um conjunto de residências artísticas do “Projeto Arco” levadas a cabo, entre outubro de 2022 e março de 2023, no âmbito da candidatura “Inclusão ativa para grupos vulneráveis Cultura para todos”, em parceria com a CIM Alto-Minho e cofinanciada pelo PO Norte 2020 (Fundo Social Europeu).

Pelas 10h30 é apresentada também pela APPACDM a curta-metragem “Entre Arestas”, com realização de João Gigante e colaboração de Andreia Alpuim (conceito e movimento) e de Vítor Lima (direção de voz).

Pelas 11h00 e 12h00 são realizadas, pelas curadoras Helena Mendes Pereira e Mafalda Santos, visitas orientadas ao Fórum Cultural de Cerveira e à Galeria Bienal de Cerveira respetivamente. As sessões contarão com a presença de João Tabarra, artista visual que usa a fotografia, o filme e a instalação como tipologias na sua prática artística e de investigação.

A FBAC integra a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea e é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.

Consulte a programação na íntegra, aqui:

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 15 Julho, 2024

Espanha é a primeira seleção a chegar ao ‘tetra’

A Espanha tornou-se a primeira seleção a chegar aos quatro títulos de campeã da Europa de futebol, ao bater (2-1) a Inglaterra, que continua em 'branco', na final da 17.ª edição, no Estádio Olímpico de Berlim.

Nacional 15 Julho, 2024

Nove mortos em acidentes nas estradas no fim de semana

Nove pessoas morreram e 14 ficaram feridas com gravidade em acidentes rodoviários no sábado e no domingo, segundo dados provisórios da sinistralidade disponíveis na página da internet da Guarda Nacional Republicana (GNR).

Desporto 15 Julho, 2024

Irmãos Maciel com triplo ouro no Campeonato Nacional de Velocidade

Realizou-se este fim-de-semana, no Centro de Alto Rendimento de Montemor-O-Velho, o “Campeonato Nacional de Velocidade”, considerada a prova rainha da Canoagem. Sérgio Maciel e Tiago Maciel, do Viana Garças Clube, conquistaram o ouro na distância Olímpica de 1000 m, em C1 Sénior e C1 Júnior respetivamente.

Regional 15 Julho, 2024

“Funkids” proporcionou duas semanas de férias a 300 jovens valencianos

Funkids proporcionou duas semanas de férias a 300 jovens valencianos, entre 1 e 12 de julho. O ATL – Atividades de Tempos Livres de Verão, proporcionou um amplo leque de atividades como idas à praia, atividades desportivas, cinema e muita diversão no Valença Aqua Parque.

Regional 15 Julho, 2024

Valença com programa de apoio à esterilização de Animais de Companhia

A Câmara Municipal de Valença já está a implementar o Programa de Apoio à Esterilização de Animais de Companhia dirigido aos munícipes com maiores dificuldades económicas.

Regional 15 Julho, 2024

Mensagem de D. João Lavrador face ao acidente que provocou a morte trágica a quatro jovens em Melgaço

A Diocese de Viana viveu, nestes últimos dias, o seu primeiro acampamento juvenil Diocesano. Este momento, reflete a importância e o lugar fundamental que os jovens e as suas famílias têm, não só para nós, como para aquilo que acreditamos ser essencial para um mundo renovado e mais evangélico.

Regional 15 Julho, 2024

Empresários da Zona Industrial de Vila Nova de Cerveira participaram em reunião promovida pela autarquia

Cerca de 20 empresários da Zona Industrial de Vila Nova de Cerveira participaram numa reunião convocada pela Câmara Municipal, em parceria com o CESAE - Centro para o Desenvolvimento de Competências Digitais. A reunião teve como propósito auscultar preocupações e identificar as necessidades de formação sentidas pelas empresas. Foram ainda apresentadas sugestões para melhorar a articulação entre as entidades envolvidas, com vista ao arranque do Centro de Inovação de Cerveira - CIC.