Logo
Cultura

Amanhã há “dia aberto” na Fundação Bienal de Cerveira

14 Julho, 2023 | 13:59
Partilhar
Isabel Marques
1 min. leitura

A Fundação Bienal de Cerveira (FBAC), em Vila Nova de Cerveira, vai voltar a promover amanhã, dia 15 de julho, mais um dia aberto. Para além da entrada gratuita e das visitas orientadas, será inaugurada uma exposição e apresentada uma curta metragem da APPACDM de Viana. 

No âmbito do 1º Ciclo de exposições de 2023, a FBAC está a promover a iniciativa “Dias Abertos no Museu Bienal de Cerveira” um sábado por mês. “Trata-se de um programa de ativação de atividades paralelas às exposições patentes que tem como objetivo trabalhar o diálogo com a comunidade, através da literacia pelas artes, da mediação cultural e do contacto direto com os artistas”, esclareceu a Fundação, num comunicado de imprensa.

Rui Teixeira, presidente da FBAC, afirmou que com esta iniciativa e com a particularidade de acolher dois projetos da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viana se cumpre com o objetivo de “tornar o Museu Bienal de Cerveira um palco de experiências inclusivas, acessíveis e participadas”.

Assim, a programação de amanhã arranca pela 10h00 com a abertura da exposição “Pontos de Fuga”, promovida pela APPACDM de Viana do Castelo. Patente até 30 de setembro, a mostra resulta de um conjunto de residências artísticas do “Projeto Arco” levadas a cabo, entre outubro de 2022 e março de 2023, no âmbito da candidatura “Inclusão ativa para grupos vulneráveis Cultura para todos”, em parceria com a CIM Alto-Minho e cofinanciada pelo PO Norte 2020 (Fundo Social Europeu).

Pelas 10h30 é apresentada também pela APPACDM a curta-metragem “Entre Arestas”, com realização de João Gigante e colaboração de Andreia Alpuim (conceito e movimento) e de Vítor Lima (direção de voz).

Pelas 11h00 e 12h00 são realizadas, pelas curadoras Helena Mendes Pereira e Mafalda Santos, visitas orientadas ao Fórum Cultural de Cerveira e à Galeria Bienal de Cerveira respetivamente. As sessões contarão com a presença de João Tabarra, artista visual que usa a fotografia, o filme e a instalação como tipologias na sua prática artística e de investigação.

A FBAC integra a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea e é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.

Consulte a programação na íntegra, aqui:

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Música 2 Dezembro, 2023

GNR fez mais de 500 detenções em flagrante delito na última semana

A Guarda Nacional Republicana, para além da sua atividade operacional diária, levou a efeito um conjunto de operações, em todo o território nacional, entre os dias 24 e 30 de novembro, que visaram, não só, a prevenção e o combate à criminalidade e à sinistralidade rodoviária, como também a fiscalização de diversas matérias de âmbito contraordenacional.

Regional 2 Dezembro, 2023

Monção: “Raiz Quadrada” apoia alunos com dificuldades de aprendizagem

O Município de Monção implementou um programa de voluntariado de apoio ao estudo, denominado de "Raiz Quadrada". A iniciativa pretende apoiar os alunos do concelho do 1º ao 6º ano de escolaridade, oriundos de famílias com insuficiência económica, na aquisição e desenvolvimento de competências escolares.

Regional 2 Dezembro, 2023

“Viana e a Pesca do Bacalhau” a bordo do Navio Gil Eannes

Este sábado, dia 2 de dezembro, pelas 15h00, na Sala dos Fundadores do Navio Museu Gil Eannes, será realizada uma palestra sobre "Viana e a Pesca do Bacalhau", sendo o orador o Comandante Manuel de Oliveira Martins.

Desporto 2 Dezembro, 2023

Santa Luzia recebe Tebosa na Liga Feminina de Futsal

O mês de dezembro inicia-se com a realização, este fim-de-semana, da 12ª jornada da Liga Feminina Placard.

Nacional 2 Dezembro, 2023

Autoridade Tributária alerta para mensagens fraudulentas

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou que estão a ser enviados, em seu nome, mensagens de correio eletrónicas (‘e-mails’) falsas, referentes a eventuais dívidas fiscais.

Desporto 2 Dezembro, 2023

Voleibol Clube de Viana com jogo decisivo em Santo Tirso

Na penúltima jornada da 1ª Divisão de Seniores Masculinos, o Voleibol Clube de Viana e o SC Espinho precisam da vitória para confirmar o apuramento para a 2.ª Fase Série A da Liga Una Seguros, onde se luta pelo titulo e garante já a manutenção no principal escalão do voleibol nacional.

Regional 2 Dezembro, 2023

Campanha do Banco Alimentar Contra a Fome decorre até domingo

Até este domingo, 3 de dezembro, o Banco Alimentar Contra a Fome está a realizar uma campanha de recolha de alimentos nos supermercados a nível nacional. Segundo um comunicado da instituição de solidariedade social, a iniciativa conta com 40 mil voluntários.