Mais de uma centena de alunos do 9º ano, da Escola EB 2,3 Pedro Barbosa, de Viana do Castelo, puseram mãos à obra, durante uma manhã, no Monumento Natural do Cemitério de Praias Antigas do Alcantilado de Montedor, em Carreço, para controlar as espécies exóticas invasoras e plantar novas espécies autóctones. A “II Eco Maratona de Montedor” foi orientada pelos técnicos da Divisão de Ambiente e Alterações Climáticas da Câmara Municipal de Viana e contou com o apoio da Junta de Freguesia de Carreço.
A Acacia longifolia, a acacia dealbata, as canas ou as mimosas foram algumas das espécies invasoras extraídas das parcelas de terreno devidamente sinalizadas, na Avenida de Montedor, por estes alunos. Sara Nunes, do gabinete técnico florestal da Câmara Municipal de Viana, explicou que a escolha de Carreço se deveu ao facto de ser uma área de “fácil acesso” e por se encontrar, de momento, “bastante” ocupada por estas espécies invasoras. “O problema do nosso concelho é que há muitas propriedades pequenas e como não existe um cadastro há muitas pessoas que não conseguem sequer identificar quais são os terrenos delas. Por isso, é que, atualmente, temos tanto abandono das propriedades. Portanto, se conseguirmos incutir algumas normas e diretivas para salvaguardar este território melhor”, afirmou, destacando o “importante” papel dos jovens. “Eles são o futuro. Temos de começar a incutir neles este bichinho da sustentabilidade antes que seja tarde demais”, relembrou Sara Nunes, realçando que ao longo da iniciativa os jovens também tiveram a oportunidade de plantar novas espécies autóctones. “Entre elas, o pinheiro bravo e manso, o medronheiro e o azevinho. No fundo, acabaram-se com as invasoras e plantaram-se novas espécies autóctones”, sublinhou, com um sorriso.

João Pinho, presidente da Junta de Freguesia de Carreço, referiu ainda que a iniciativa só pecou pela sua “curta” durabilidade. “Esta iniciativa deveria acontecer com mais regularidade porque há muita dificuldade em eliminar esta vegetação infestante, nomeadamente, as acácias”, lamentou. “Nós tentamos incentivar que as pessoas limpem, mas as pessoas nem sempre têm condições físicas e económicas para o fazer. Portanto, todas estas iniciativas são de louvar. Além de que aproveitamos as aprendizagens e os ensinamentos dos mais jovens”, contou João Pinho, destacando a “satisfação” que sentiu por ver tantos estudantes em Carreço. “Não podia estar mais feliz. Ainda por cima, há muitos que são da terra… Daqui a 20 anos muitos destes jovens serão os proprietários destes terrenos e é necessário que eles comecem já a ter consciência da importância destas ações de limpeza e de controlo das infestantes”, garantiu.

O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.