Logo
Regional

Alunos vianenses uniram-se em Carreço para “acabar” com as espécies invasoras

8 Fevereiro, 2023 | 12:32
Partilhar
Isabel Marques
1 min. leitura

Mais de uma centena de alunos do 9º ano, da Escola EB 2,3 Pedro Barbosa, de Viana do Castelo, puseram mãos à obra, durante uma manhã, no Monumento Natural do Cemitério de Praias Antigas do Alcantilado de Montedor, em Carreço, para controlar as espécies exóticas invasoras e plantar novas espécies autóctones. A “II Eco Maratona de Montedor” foi orientada pelos técnicos da Divisão de Ambiente e Alterações Climáticas da Câmara Municipal de Viana e contou com o apoio da Junta de Freguesia de Carreço.

A Acacia longifolia, a acacia dealbata, as canas ou as mimosas foram algumas das espécies invasoras extraídas das parcelas de terreno devidamente sinalizadas, na Avenida de Montedor, por estes alunos. Sara Nunes, do gabinete técnico florestal da Câmara Municipal de Viana, explicou que a escolha de Carreço se deveu ao facto de ser uma área de “fácil acesso” e por se encontrar, de momento, “bastante” ocupada por estas espécies invasoras. “O problema do nosso concelho é que há muitas propriedades pequenas e como não existe um cadastro há muitas pessoas que não conseguem sequer identificar quais são os terrenos delas. Por isso, é que, atualmente, temos tanto abandono das propriedades. Portanto, se conseguirmos incutir algumas normas e diretivas para salvaguardar este território melhor”, afirmou, destacando o “importante” papel dos jovens. “Eles são o futuro. Temos de começar a incutir neles este bichinho da sustentabilidade antes que seja tarde demais”, relembrou Sara Nunes, realçando que ao longo da iniciativa os jovens também tiveram a oportunidade de plantar novas espécies autóctones. “Entre elas, o pinheiro bravo e manso, o medronheiro e o azevinho. No fundo, acabaram-se com as invasoras e plantaram-se novas espécies autóctones”, sublinhou, com um sorriso. 

João Pinho, presidente da Junta de Freguesia de Carreço, referiu ainda que a iniciativa só pecou pela sua “curta” durabilidade. “Esta iniciativa deveria acontecer com mais regularidade porque há muita dificuldade em eliminar esta vegetação infestante, nomeadamente, as acácias”, lamentou. “Nós tentamos incentivar que as pessoas limpem, mas as pessoas nem sempre têm condições físicas e económicas para o fazer. Portanto, todas estas iniciativas são de louvar. Além de que aproveitamos as aprendizagens e os ensinamentos dos mais jovens”, contou João Pinho, destacando a “satisfação” que sentiu por ver tantos estudantes em Carreço. “Não podia estar mais feliz. Ainda por cima, há muitos que são da terra… Daqui a 20 anos muitos destes jovens serão os proprietários destes terrenos e é necessário que eles comecem já a ter consciência da importância destas ações de limpeza e de controlo das infestantes”, garantiu. 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 23 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Árvore de Natal

A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.

Regional 23 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe o tradicional “Viana, Moscatel e Banana” com bom tempo nesta quarta-feira

Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.

Internacional 23 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Postais de Boas Festas

Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?

Nacional 23 Dezembro, 2025

Canábis é a droga ilícita mais consumida em Portugal

A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.

Internacional 23 Dezembro, 2025

Beherit e outras bandas de renome confirmadas no SWR Barroselas Metalfest 2026

O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.

Regional 23 Dezembro, 2025

Valença aprova orçamento recorde de 39,8 milhões de euros para 2026

A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.

Nacional 23 Dezembro, 2025

Bloco de Esquerda denuncia problemas graves em hospitais do Alto Minho

O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.