Logo
Regional

Alunos vianenses uniram-se em Carreço para “acabar” com as espécies invasoras

8 Fevereiro, 2023 | 12:32
Partilhar
Isabel Marques
1 min. leitura

Mais de uma centena de alunos do 9º ano, da Escola EB 2,3 Pedro Barbosa, de Viana do Castelo, puseram mãos à obra, durante uma manhã, no Monumento Natural do Cemitério de Praias Antigas do Alcantilado de Montedor, em Carreço, para controlar as espécies exóticas invasoras e plantar novas espécies autóctones. A “II Eco Maratona de Montedor” foi orientada pelos técnicos da Divisão de Ambiente e Alterações Climáticas da Câmara Municipal de Viana e contou com o apoio da Junta de Freguesia de Carreço.

A Acacia longifolia, a acacia dealbata, as canas ou as mimosas foram algumas das espécies invasoras extraídas das parcelas de terreno devidamente sinalizadas, na Avenida de Montedor, por estes alunos. Sara Nunes, do gabinete técnico florestal da Câmara Municipal de Viana, explicou que a escolha de Carreço se deveu ao facto de ser uma área de “fácil acesso” e por se encontrar, de momento, “bastante” ocupada por estas espécies invasoras. “O problema do nosso concelho é que há muitas propriedades pequenas e como não existe um cadastro há muitas pessoas que não conseguem sequer identificar quais são os terrenos delas. Por isso, é que, atualmente, temos tanto abandono das propriedades. Portanto, se conseguirmos incutir algumas normas e diretivas para salvaguardar este território melhor”, afirmou, destacando o “importante” papel dos jovens. “Eles são o futuro. Temos de começar a incutir neles este bichinho da sustentabilidade antes que seja tarde demais”, relembrou Sara Nunes, realçando que ao longo da iniciativa os jovens também tiveram a oportunidade de plantar novas espécies autóctones. “Entre elas, o pinheiro bravo e manso, o medronheiro e o azevinho. No fundo, acabaram-se com as invasoras e plantaram-se novas espécies autóctones”, sublinhou, com um sorriso. 

João Pinho, presidente da Junta de Freguesia de Carreço, referiu ainda que a iniciativa só pecou pela sua “curta” durabilidade. “Esta iniciativa deveria acontecer com mais regularidade porque há muita dificuldade em eliminar esta vegetação infestante, nomeadamente, as acácias”, lamentou. “Nós tentamos incentivar que as pessoas limpem, mas as pessoas nem sempre têm condições físicas e económicas para o fazer. Portanto, todas estas iniciativas são de louvar. Além de que aproveitamos as aprendizagens e os ensinamentos dos mais jovens”, contou João Pinho, destacando a “satisfação” que sentiu por ver tantos estudantes em Carreço. “Não podia estar mais feliz. Ainda por cima, há muitos que são da terra… Daqui a 20 anos muitos destes jovens serão os proprietários destes terrenos e é necessário que eles comecem já a ter consciência da importância destas ações de limpeza e de controlo das infestantes”, garantiu. 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 3 Dezembro, 2025

Bloco de Esquerda conquista avanços para o Alto Minho no Orçamento de Estado de 2026

O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.

Regional 3 Dezembro, 2025

GNR de Viana do Castelo intensifica operações e regista 16 detenções em uma semana

Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.

Regional 3 Dezembro, 2025

Luís Nobre integra Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.

Regional 3 Dezembro, 2025

Bombeiros de Viana do Castelo realizam treino operacional aberto ao público

A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.

Internacional 3 Dezembro, 2025

Sonic Blast regressa à Praia da Duna do Caldeirão em 2026 com cartaz de peso

O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.

Música 3 Dezembro, 2025

Excesso cancelam concerto em Viana do Castelo e mais duas datas da digressão

A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.

Desporto 3 Dezembro, 2025

Juventude Viana recebe SC Tomar nos 16 avos de final da Taça de Portugal

O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.