Logo
Regional

Alunos vianenses uniram-se em Carreço para “acabar” com as espécies invasoras

8 Fevereiro, 2023 | 12:32
Partilhar
Isabel Marques
1 min. leitura

Mais de uma centena de alunos do 9º ano, da Escola EB 2,3 Pedro Barbosa, de Viana do Castelo, puseram mãos à obra, durante uma manhã, no Monumento Natural do Cemitério de Praias Antigas do Alcantilado de Montedor, em Carreço, para controlar as espécies exóticas invasoras e plantar novas espécies autóctones. A “II Eco Maratona de Montedor” foi orientada pelos técnicos da Divisão de Ambiente e Alterações Climáticas da Câmara Municipal de Viana e contou com o apoio da Junta de Freguesia de Carreço.

A Acacia longifolia, a acacia dealbata, as canas ou as mimosas foram algumas das espécies invasoras extraídas das parcelas de terreno devidamente sinalizadas, na Avenida de Montedor, por estes alunos. Sara Nunes, do gabinete técnico florestal da Câmara Municipal de Viana, explicou que a escolha de Carreço se deveu ao facto de ser uma área de “fácil acesso” e por se encontrar, de momento, “bastante” ocupada por estas espécies invasoras. “O problema do nosso concelho é que há muitas propriedades pequenas e como não existe um cadastro há muitas pessoas que não conseguem sequer identificar quais são os terrenos delas. Por isso, é que, atualmente, temos tanto abandono das propriedades. Portanto, se conseguirmos incutir algumas normas e diretivas para salvaguardar este território melhor”, afirmou, destacando o “importante” papel dos jovens. “Eles são o futuro. Temos de começar a incutir neles este bichinho da sustentabilidade antes que seja tarde demais”, relembrou Sara Nunes, realçando que ao longo da iniciativa os jovens também tiveram a oportunidade de plantar novas espécies autóctones. “Entre elas, o pinheiro bravo e manso, o medronheiro e o azevinho. No fundo, acabaram-se com as invasoras e plantaram-se novas espécies autóctones”, sublinhou, com um sorriso. 

João Pinho, presidente da Junta de Freguesia de Carreço, referiu ainda que a iniciativa só pecou pela sua “curta” durabilidade. “Esta iniciativa deveria acontecer com mais regularidade porque há muita dificuldade em eliminar esta vegetação infestante, nomeadamente, as acácias”, lamentou. “Nós tentamos incentivar que as pessoas limpem, mas as pessoas nem sempre têm condições físicas e económicas para o fazer. Portanto, todas estas iniciativas são de louvar. Além de que aproveitamos as aprendizagens e os ensinamentos dos mais jovens”, contou João Pinho, destacando a “satisfação” que sentiu por ver tantos estudantes em Carreço. “Não podia estar mais feliz. Ainda por cima, há muitos que são da terra… Daqui a 20 anos muitos destes jovens serão os proprietários destes terrenos e é necessário que eles comecem já a ter consciência da importância destas ações de limpeza e de controlo das infestantes”, garantiu. 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 3 Fevereiro, 2026

Luís Nobre: “Faremos tudo para que o cinema continue a existir em Viana do Castelo”

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, assegurou que fará “tudo ao seu alcance” para que o cinema continue a existir no concelho e no distrito, face ao encerramento das salas da Cineplace.

Cultura 3 Fevereiro, 2026

Tui e Valença celebram 14 anos de Eurocidade com concerto gratuito

O Teatro Municipal de Tui acolhe, no próximo sábado, dia 7 de fevereiro, às 19h00, o Concerto do 14.º Aniversário da Eurocidade Tui–Valença, um evento que celebra a união cultural e artística entre as duas cidades fronteiriças.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo lança passe único de 20 euros e amplia rede de transportes urbanos

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira o novo regulamento do transporte público urbano, que simplifica tarifas e lança um passe único de 20 euros por mês, válido para todas as linhas do TUViana.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Câmara de Viana do Castelo aprova tolerâncias de ponto para 2026

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, as tolerâncias de ponto para os trabalhadores municipais, incluindo os serviços municipalizados, ao longo do ano de 2026. A medida permite que os funcionários possam planear as férias em consonância com datas festivas, sem comprometer o funcionamento dos serviços essenciais.

Nacional 3 Fevereiro, 2026

Monção coloca em consulta pública regulamento de apoio aos bombeiros voluntários no pagamento do IMI

O projeto de regulamento municipal que prevê a atribuição de apoios aos Bombeiros Voluntários de Monção, incluindo comparticipação no pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), entrou esta terça-feira em consulta pública, após publicação em Diário da República.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Executivo de Viana do Castelo aprova parecer favorável à elevação de Vila de Punhe a vila

O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, a emissão de um parecer favorável ao Projeto de Lei n.º 354/XVII, que propõe a elevação da povoação de Vila de Punhe à categoria de vila.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Concurso “Coca de Edição” desafia criatividade em torno do mítico dragão de Monção

Estão oficialmente abertas as inscrições para o concurso “Coca de Edição”, uma iniciativa que convida à liberdade criativa, inovação artística e interpretação contemporânea da emblemática Coca de Monção, figura mitológica profundamente enraizada na identidade cultural do concelho.