Logo
Regional

Alunos do Politécnico de Viana do Castelo viveram “experiência única” em Taiwan

2 Janeiro, 2024 | 16:15
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

Dois estudantes do curso de licenciatura em Desporto e Lazer, da Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo, viveram uma experiência única em Taipé, Taiwan. Guilherme Teixeira e Guilherme Alvelos contam as aventuras que viveram e os desafios que encontraram num país e numa cultura totalmente diferente.

Guilherme Teixeira e Guilherme Alvelos estão em Melgaço, no curso de licenciatura em Desporto e Lazer, da Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo, e recentemente viveram uma experiência que recomendam a qualquer estudante: Erasmus Internacional, no caso, na Universidade de Taipé, em Taiwan.

Desafiados pelo diretor da Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL-IPVC), Pedro Bezerra, os dois alunos decidiram fazer as malas e rumar praticamente para o outro lado do mundo.

“Foi uma aventura, num país completamente desconhecido para nós, mas que acabou por correr muito bem. É uma cultura totalmente diferente, para não falar da Língua e dos hábitos. Acabámos por trazer na bagagem não só aprendizagens relacionadas com a nossa área de formação – desporto e lazer –, mas também sobre a forma de interagir/lidar com os outros”, começa por adiantar Guilherme Teixeira, de 26 anos, natural dos Açores.

Em Taipé, estudantes trabalharam com a Universidade local e a Federação de Futebol de Taiwan, com o propósito de criarem conteúdos para os cursos lá existentes de treinadores e depararam-se com uma realidade muito diversa daquela que levaram para a viagem.

“Os profissionais são muito rigorosos e disciplinados, mas a nível de conhecimento, acredito que ainda terão um longo caminho pela frente nessa matéria. Tivemos experiências muito desafiantes. Tivemos, por exemplo, de treinar com equipas com mais de 30 jogadores. Lidámos com crianças, adultos. E, por vezes, a gestão não era fácil. Além disso, a barreira linguística também foi um desafio muito grande”, acrescenta o colega de turma.

Guilherme Alvelos, natural de Barcelos, confessa que teve algumas dúvidas em aceitar o desafio para viajar até Taipé. É diabético e, por isso, os seus receios foram também os da família, porém ficou apenas uma experiência para somar conhecimento e, quem sabe, um dia poder repetir.

“Foi um choque quando lá chegámos. A temperatura – muito valor e muita humidade –, a comida, a cultura…, mas penso que valeu completamente a pena e fez de mim uma pessoa melhor”, descreve o estudante de 21 anos, que remata dizendo: “Quem puder, que aproveite estas experiências que nos são possibilitadas enquanto estudantes. Dão-nos outras perspetivas e o conhecimento que trazemos vai muito além daquele que aprendemos em sala de aula”.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 15 Julho, 2024

Espanha é a primeira seleção a chegar ao ‘tetra’

A Espanha tornou-se a primeira seleção a chegar aos quatro títulos de campeã da Europa de futebol, ao bater (2-1) a Inglaterra, que continua em 'branco', na final da 17.ª edição, no Estádio Olímpico de Berlim.

Nacional 15 Julho, 2024

Nove mortos em acidentes nas estradas no fim de semana

Nove pessoas morreram e 14 ficaram feridas com gravidade em acidentes rodoviários no sábado e no domingo, segundo dados provisórios da sinistralidade disponíveis na página da internet da Guarda Nacional Republicana (GNR).

Desporto 15 Julho, 2024

Irmãos Maciel com triplo ouro no Campeonato Nacional de Velocidade

Realizou-se este fim-de-semana, no Centro de Alto Rendimento de Montemor-O-Velho, o “Campeonato Nacional de Velocidade”, considerada a prova rainha da Canoagem. Sérgio Maciel e Tiago Maciel, do Viana Garças Clube, conquistaram o ouro na distância Olímpica de 1000 m, em C1 Sénior e C1 Júnior respetivamente.

Regional 15 Julho, 2024

“Funkids” proporcionou duas semanas de férias a 300 jovens valencianos

Funkids proporcionou duas semanas de férias a 300 jovens valencianos, entre 1 e 12 de julho. O ATL – Atividades de Tempos Livres de Verão, proporcionou um amplo leque de atividades como idas à praia, atividades desportivas, cinema e muita diversão no Valença Aqua Parque.

Regional 15 Julho, 2024

Valença com programa de apoio à esterilização de Animais de Companhia

A Câmara Municipal de Valença já está a implementar o Programa de Apoio à Esterilização de Animais de Companhia dirigido aos munícipes com maiores dificuldades económicas.

Regional 15 Julho, 2024

Mensagem de D. João Lavrador face ao acidente que provocou a morte trágica a quatro jovens em Melgaço

A Diocese de Viana viveu, nestes últimos dias, o seu primeiro acampamento juvenil Diocesano. Este momento, reflete a importância e o lugar fundamental que os jovens e as suas famílias têm, não só para nós, como para aquilo que acreditamos ser essencial para um mundo renovado e mais evangélico.

Regional 15 Julho, 2024

Empresários da Zona Industrial de Vila Nova de Cerveira participaram em reunião promovida pela autarquia

Cerca de 20 empresários da Zona Industrial de Vila Nova de Cerveira participaram numa reunião convocada pela Câmara Municipal, em parceria com o CESAE - Centro para o Desenvolvimento de Competências Digitais. A reunião teve como propósito auscultar preocupações e identificar as necessidades de formação sentidas pelas empresas. Foram ainda apresentadas sugestões para melhorar a articulação entre as entidades envolvidas, com vista ao arranque do Centro de Inovação de Cerveira - CIC.