Logo
Regional

Alunos do Colégio do Minho debateram papel e desafios do jornalismo

26 Janeiro, 2024 | 10:55
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

Mais de 60 alunos do 12ºano do Colégio do Minho, da diocese de Viana do Castelo, tiveram um encontro com jornalistas, sobre o papel do jornalismo nos dias de hoje e os desafios que se colocam à profissão.

Esta foi uma iniciativa que integrou o programa de apresentação da mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais sobre a “Inteligência Artificial e sabedoria no coração”, promovida pela Conferência Episcopal Portuguesa.

“Estamos perante alunos do 12º ano. Eles estão a fazer as suas escolhas de futuro. E seja qual for a área onde eles vão integrar os estudos superiores, ou seja, onde quer que eles estejam no futuro, eles vão ser intervenientes na sociedade, sabendo que a comunicação social é uma realidade importantíssima, pioneira, no que é a sociedade, no que é formar a opinião pública, no que é as decisões da própria sociedade, uma sociedade plural, una sociedade democrática”, afirmou o bispo de Viana do Castelo.

D. João Lavrador congratulou-se pela realização do encontro, viabilizado pelo Secretariado Diocesano da Comunicação Social de Viana do Castelo, admitindo que é muito importante para os jovens, nesta fase da vida, poderem encontrar-se com jornalistas para reconhecerem o valor e os limites da realidade da comunicação.

“Os interesses, sejam ideológicos, sejam económicos, seja de promoções pessoais ou de grupo […] vêm adulterar um bocadinho o que deve ser uma comunicação social assente nos tais patamares de uma sociedade que se quer evoluída em progresso”, apontou.

No encontro estiveram presentes a jornalista da Lusa, Andrea Cruz, o chefe de redação da Agência Ecclesia, e o padre João Basto, diretor do Secretariado Diocesano das Comunicações Sociais de Viana do Castelo e o diretor do Colégio do Minho, Ricardo Sousa.

“Os alunos não devem ser ensinados a pensar, porque todos nós pensamos, têm de ser é ensinados como pensar e acho que nós podemos ajudar a que o mecanismo de pensamento seja feito de forma crítica e não unicamente emocional, que o pensamento não seja algo epidérmico, mas algo que efetivamente toque o coração como o Papa aliás salienta na mensagem para o Dia das Comunicações Sociais”, defendeu o padre João Basto.

“É importante ter a possibilidade de perceber, compreender e regulamentar instrumentos que, em mãos erradas, poderiam abrir cenários negativos”, assinalou o Papa na mensagem.

Miguel Costa e Tiago Alves são alunos do 12ºano e participaram na iniciativa que teve lugar Colégio do Minho.

Com o desejo de seguir Engenharia Física no futuro, Tiago Alves considera que com a ascensão da inteligência artificial “as fake news vão ganhar força”, ressaltando o impacto da tecnologia nas imagens.

O jovem assume que muitas vezes não tem o cuidado de verificar a fonte das notícias que lê, considerando “importantes” iniciativas como esta.

Para Miguel Costa, do curso de Línguas e Humanidades, o jornalismo “tem de se renovar”, admitindo que os jovens têm agora como meio de comunicação as redes sociais Youtube e Tik Tok.

Questionado sobre se sente a falta da perspetiva dos jovens e da forma como olham o mundo no jornalismo, o aluno afirma que os jovens têm de fazer um esforço para ouvir as gerações passadas, mas estas também têm de fazer o mesmo trabalho com os mais novos, “porque o mundo está em constante mudança”.

A finalizar o dia decorreu um debate sobre inteligência artificial e jornalismo com a participação de Andrea Cruz, jornalista da Agência Lusa em Viana do Castelo, Daniel Catalão, jornalista da RTP, e Octávio Carmo, chefe de redação da Agência ECCLESIA.

Seguiu-se a apresentação da mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado a 12 de maio, por D. Nuno Brás, presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais.

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 17 Dezembro, 2025

Santa Luzia e Freixo já conhecem adversários da Taça de Portugal Feminina de Futsal

A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.

Música 17 Dezembro, 2025

Jarojupe atuam esta sexta-feira nos Paços do Concelho de Viana do Castelo

A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.

Nacional 17 Dezembro, 2025

Governo vai pagar 30 milhões de euros em horas extraordinárias a professores

O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.

Cultura 17 Dezembro, 2025

Festival de Documentário de Melgaço arrisca desaparecer após suspensão do apoio da câmara

O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.

Nacional 17 Dezembro, 2025

Viana do Castelo acolhe primeira Assembleia Intermunicipal da AMPV após eleições

A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.

Regional 17 Dezembro, 2025

PJ desmantela esquema de IPTV ilegal em Valença com centenas de utilizadores

A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.

Internacional 17 Dezembro, 2025

Viana do Castelo entrega novo iate de luxo à Windstar Cruises

Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.