Logo
Regional

Alunos do Colégio do Minho debateram papel e desafios do jornalismo

26 Janeiro, 2024 | 10:55
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

Mais de 60 alunos do 12ºano do Colégio do Minho, da diocese de Viana do Castelo, tiveram um encontro com jornalistas, sobre o papel do jornalismo nos dias de hoje e os desafios que se colocam à profissão.

Esta foi uma iniciativa que integrou o programa de apresentação da mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais sobre a “Inteligência Artificial e sabedoria no coração”, promovida pela Conferência Episcopal Portuguesa.

“Estamos perante alunos do 12º ano. Eles estão a fazer as suas escolhas de futuro. E seja qual for a área onde eles vão integrar os estudos superiores, ou seja, onde quer que eles estejam no futuro, eles vão ser intervenientes na sociedade, sabendo que a comunicação social é uma realidade importantíssima, pioneira, no que é a sociedade, no que é formar a opinião pública, no que é as decisões da própria sociedade, uma sociedade plural, una sociedade democrática”, afirmou o bispo de Viana do Castelo.

D. João Lavrador congratulou-se pela realização do encontro, viabilizado pelo Secretariado Diocesano da Comunicação Social de Viana do Castelo, admitindo que é muito importante para os jovens, nesta fase da vida, poderem encontrar-se com jornalistas para reconhecerem o valor e os limites da realidade da comunicação.

“Os interesses, sejam ideológicos, sejam económicos, seja de promoções pessoais ou de grupo […] vêm adulterar um bocadinho o que deve ser uma comunicação social assente nos tais patamares de uma sociedade que se quer evoluída em progresso”, apontou.

No encontro estiveram presentes a jornalista da Lusa, Andrea Cruz, o chefe de redação da Agência Ecclesia, e o padre João Basto, diretor do Secretariado Diocesano das Comunicações Sociais de Viana do Castelo e o diretor do Colégio do Minho, Ricardo Sousa.

“Os alunos não devem ser ensinados a pensar, porque todos nós pensamos, têm de ser é ensinados como pensar e acho que nós podemos ajudar a que o mecanismo de pensamento seja feito de forma crítica e não unicamente emocional, que o pensamento não seja algo epidérmico, mas algo que efetivamente toque o coração como o Papa aliás salienta na mensagem para o Dia das Comunicações Sociais”, defendeu o padre João Basto.

“É importante ter a possibilidade de perceber, compreender e regulamentar instrumentos que, em mãos erradas, poderiam abrir cenários negativos”, assinalou o Papa na mensagem.

Miguel Costa e Tiago Alves são alunos do 12ºano e participaram na iniciativa que teve lugar Colégio do Minho.

Com o desejo de seguir Engenharia Física no futuro, Tiago Alves considera que com a ascensão da inteligência artificial “as fake news vão ganhar força”, ressaltando o impacto da tecnologia nas imagens.

O jovem assume que muitas vezes não tem o cuidado de verificar a fonte das notícias que lê, considerando “importantes” iniciativas como esta.

Para Miguel Costa, do curso de Línguas e Humanidades, o jornalismo “tem de se renovar”, admitindo que os jovens têm agora como meio de comunicação as redes sociais Youtube e Tik Tok.

Questionado sobre se sente a falta da perspetiva dos jovens e da forma como olham o mundo no jornalismo, o aluno afirma que os jovens têm de fazer um esforço para ouvir as gerações passadas, mas estas também têm de fazer o mesmo trabalho com os mais novos, “porque o mundo está em constante mudança”.

A finalizar o dia decorreu um debate sobre inteligência artificial e jornalismo com a participação de Andrea Cruz, jornalista da Agência Lusa em Viana do Castelo, Daniel Catalão, jornalista da RTP, e Octávio Carmo, chefe de redação da Agência ECCLESIA.

Seguiu-se a apresentação da mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado a 12 de maio, por D. Nuno Brás, presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais.

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 2 Fevereiro, 2026

Mercado imobiliário em Viana do Castelo dispara 16,8% em um ano

Os preços das casas em Viana do Castelo registaram uma subida expressiva nos últimos 12 meses. Segundo o índice do portal imobiliário Idealista, em janeiro de 2026 o valor mediano por metro quadrado atingiu 2.233 euros, refletindo um aumento de 16,8% face a janeiro de 2025.

Nacional 2 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo lança campanha solidária para apoiar vítimas da tempestade Kristin

O distrito de Viana do Castelo está a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar as vítimas afetadas pela tempestade Kristin, que causou vários estragos na região de Leiria. A iniciativa é promovida pelo OLYMPICS4ALL – Desporto/Solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo.

Regional 2 Fevereiro, 2026

Paredes de Coura celebra fevereiro com cultura, teatro e tradições do Entrudo

Paredes de Coura prepara-se para um fevereiro recheado de cultura, tradições e programação para todos os públicos. O mês começa com o já tradicional Entrudo Sopeiro, mas traz também propostas de teatro, dança, cinema e atividades para famílias e bebés.

Regional 2 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo: Reunião camarária aborda revisão orçamental, mobilidade e protocolos sociais

A Câmara Municipal de Viana do Castelo realiza, esta terça-feira 3 de fevereiro, mais uma reunião ordinária do executivo, com uma ordem de trabalhos composta por 21 pontos que abrangem áreas como gestão financeira, apoios sociais e associativos, mobilidade, saúde e desenvolvimento local.

Cultura 2 Fevereiro, 2026

Viana Jazz entre os 10 melhores festivais ibéricos

O Festival Viana Jazz foi distinguido como um dos 10 finalistas da 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, um prestigiado certame que reconhece os melhores festivais de música da Península Ibérica.

Regional 2 Fevereiro, 2026

Valença desafia casais a eternizar o amor em concurso de fotografia

Valença celebra, uma vez mais, o mês do amor com a iniciativa “Valença – Onde o Amor Acontece”, um concurso de fotografia que convida os casais a registar momentos especiais nos cenários mais emblemáticos do concelho.

Nacional 2 Fevereiro, 2026

Escuteiros de Viana do Castelo apoiam populações afetadas pela depressão Kristin

A Região Escutista de Viana do Castelo mobilizou uma equipa de dirigentes para apoiar as populações afetadas pela passagem da depressão Kristin, que provocou elevados prejuízos em várias zonas do país, sobretudo no centro de Portugal.