O vereador da Educação da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Manuel Vitorino, recebeu esta semana alunos e professores provenientes de Itália, Polónia e Turquia que estão de visita ao concelho no âmbito do projeto Erasmus + “Protect Our Future, Please!”, organizado pelo Agrupamento de Escolas Arga e Lima.
Na sessão, o vereador deu as boas-vindas aos estudantes integrados neste projeto e apresentou a cidade de Viana do Castelo, assumindo as belezas naturais, o património e o clima como fatores que contribuem para uma boa qualidade de vida no concelho.
No âmbito do projeto Erasmus +, foi indicado que o Município tem dinamizado projetos no Centro de Monitorização e Interpretação (CMIA) e no Geoparque, de modo a estimular o interesse e o conhecimento pela paisagem e pelo ambiente.
O Erasmus+ apoia atividades de formação no estrangeiro para profissionais do ensino pré-escolar, básico e secundário. Estas atividades podem passar por cursos estruturados ou outros eventos ou por períodos de acompanhamento no posto de trabalho/observação em escolas ou outras organizações relevantes.
O Agrupamento de Escolas de Arga e Lima está, assim, envolvido no projeto Erasmus+ “Protect our future, please!”, que tem por base a premissa de que o Património Cultural é a soma dos valores materiais e espirituais que nos restam do passado e que estes incluem literatura, arte, monumentos, histórias, danças, gastronomia, festas populares, o ambiente e a natureza.
O projeto indica que, devido às mudanças climáticas e ambientais, os nossos valores culturais não estão adequadamente protegidos e estão a diminuir, pelo que um dos objetivos educacionais da União Europeia é “sensibilizar as pessoas com uma consciência comum do património cultural”. O reforço da identidade europeia e da juventude, que é um dos objetivos do Erasmus+ 2021-27, enquadra-se com a temática do projeto do agrupamento vianense.
“Protect our future, please!” tem como objetivos principais reconhecer a diversidade do património cultural tangível e intangível da União Europeia e melhorar o conhecimento do nosso património cultural; desenvolver a consciência e as práticas de proteção do ambiente e da natureza, atuando em conformidade com a estratégia europeia de uma “Europa Verde”; desenvolver o Inglês como língua estrangeira e aprender novas línguas; acompanhar os desenvolvimentos digitais, utilizar, contribuir e estabelecer colaborações internacionais; criar um arquivo de cultura digital e partilhá-lo em locais relevantes; ter estudantes, professores e escolas com uma identidade europeia desenvolvida.
Nos próximos dias 28, 29 e 30 de março, Valença vai celebrar o melhor da gastronomia portuguesa com o Fim de Semana Gastronómico "Sabores do Bacalhau".
Joaquim Celestino Ribeiro é o cabeça de lista da CDU pelo círculo de Viana do Castelo, às próximas eleições legislativas de maio 2025.
A cidade de Viana do Castelo e o belíssimo Teatro Municipal Sá de Miranda preparam-se para uma noite de celebração dupla no Dia Mundial do Teatro, esta quinta-feira, 27 de março, às 21h00.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo celebra, no final deste mês, o Dia Nacional dos Centros Históricos com diversas atividades, entre 28 e 30 de março.
No âmbito dos fins de semana gastronómicos promovido pelo município de Valença, aderente à iniciativa do Turismo do Porto e Norte de Portugal, realiza-se na próxima sexta-feira, 28 de março, na Antiga Alfândega de Valença, o evento "Conversas em torno da Gastronomia Valenciana".
Ao todo são quatro os trabalhos desenvolvidos por estudantes dos cursos de licenciatura em Design de Ambientes e Design do Produto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo que vão estar presentes na primeira edição da Bienal de Arte e Design do Funchal, que abre portas já na próxima quinta-feira e se prolonga até ao final de junho. Incluída na Bienal está a exposição “Comunicar Hoje”, onde estarão patentes os projetos dos estudantes do IPVC.
A PSP alertou para os significados ocultos dos 'emojis' usados pelos jovens nas redes sociais, especialmente em conversas de teor sexual ou relacionadas com drogas, apelando aos pais e encarregados de educação atenção a esta realidade.