Logo
Regional

Alunos da Secundária de Monserrate fizeram festa à Matemática

16 Março, 2023 | 15:17
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

O Clube de Matemática do Agrupamento de Escolas de Monserrate organizou, as comemorações do dia do Pi ou Π, a famosa constante de Arquimedes cujo valor aproximado é 3,14 e que, por isso mesmo, se celebra no dia 14 do terceiro mês do ano.

Foram várias as iniciativas desenvolvidas neste âmbito pelas docentes Elisabete Freixo, Isabel Rodrigues e Rosa Cruz, responsáveis por este Clube de Matemática, com a colaboração da professora Teresa Cruz.

No hall de entrada da escola, um enorme Pi feito em origamis dava as boas vindas às centenas de alunos que iam entrando para as suas aulas. Simultaneamente, na ala principal da escola, decorada com frisos e 160 dígitos do Pi coloridos pelos alunos, estiveram à disposição da comunidade educativa inúmeros jogos de estratégia, disponibilizados pela associação ARTMATRIZ para este evento. Assim, durante toda a manhã, com a ajuda dos professores de matemática e de geografia da ESM (um especial agradecimento aos docentes Nuno Cunha e Nuno Castilho), os alunos puderam pôr à prova as suas capacidades estratégicas, aprender novos jogos, enfrentar desafios estimulantes, mas, acima de tudo, puderam divertir-se.

As comemorações prolongaram-se durante a tarde, com a peça de teatro “A história do Pi”, protagonizada pelas alunas do 10º ano do curso profissional de animação sociocultural, sob a coordenação das professoras Teresa Cruz e Beatriz Correia e, a finalizar o dia, a conferência “Contar, Combinar, Arranjar a Matemática”, de José Paulo Viana, transmitida no canal Youtube da Associação de Professores de Matemática (APM). Finalmente, e para não se fugir à tradição, houve um enorme bolo em forma de Pi.

Esta foi mais uma das muitas iniciativas levadas a cabo pelo Clube de Matemática da escola de Monserrate, mostrando que a matemática também é divertida e que, afinal, até é possível passarem-se bons momentos sem o telemóvel.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 25 Dezembro, 2025

Jovem de Viana do Castelo que lançou apelo nas redes sociais morre no Dia de Natal

Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.

Regional 25 Dezembro, 2025

Luís Nobre participa no “Bananeiro” e serve moscatel a vianenses na véspera de Natal

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Presépio

Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.

Regional 25 Dezembro, 2025

Viana do Castelo assinala 25 anos do encalhe do navio Coral Bulker

Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Meias na chaminé

Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Feliz Natal

A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Missa do Galo

Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.