O Clube de Matemática do Agrupamento de Escolas de Monserrate organizou, as comemorações do dia do Pi ou Π, a famosa constante de Arquimedes cujo valor aproximado é 3,14 e que, por isso mesmo, se celebra no dia 14 do terceiro mês do ano.
Foram várias as iniciativas desenvolvidas neste âmbito pelas docentes Elisabete Freixo, Isabel Rodrigues e Rosa Cruz, responsáveis por este Clube de Matemática, com a colaboração da professora Teresa Cruz.
No hall de entrada da escola, um enorme Pi feito em origamis dava as boas vindas às centenas de alunos que iam entrando para as suas aulas. Simultaneamente, na ala principal da escola, decorada com frisos e 160 dígitos do Pi coloridos pelos alunos, estiveram à disposição da comunidade educativa inúmeros jogos de estratégia, disponibilizados pela associação ARTMATRIZ para este evento. Assim, durante toda a manhã, com a ajuda dos professores de matemática e de geografia da ESM (um especial agradecimento aos docentes Nuno Cunha e Nuno Castilho), os alunos puderam pôr à prova as suas capacidades estratégicas, aprender novos jogos, enfrentar desafios estimulantes, mas, acima de tudo, puderam divertir-se.
As comemorações prolongaram-se durante a tarde, com a peça de teatro “A história do Pi”, protagonizada pelas alunas do 10º ano do curso profissional de animação sociocultural, sob a coordenação das professoras Teresa Cruz e Beatriz Correia e, a finalizar o dia, a conferência “Contar, Combinar, Arranjar a Matemática”, de José Paulo Viana, transmitida no canal Youtube da Associação de Professores de Matemática (APM). Finalmente, e para não se fugir à tradição, houve um enorme bolo em forma de Pi.
Esta foi mais uma das muitas iniciativas levadas a cabo pelo Clube de Matemática da escola de Monserrate, mostrando que a matemática também é divertida e que, afinal, até é possível passarem-se bons momentos sem o telemóvel.
Viana do Castelo completa sete anos desde que a sua emblemática araucária excelsa, considerada a maior árvore de Natal natural da Europa, deixou de ser iluminada.
Valença assinalou os 92 anos da chegada do lendário aviador norte-americano Charles Lindbergh, recordando um dos episódios mais marcantes da história do concelho e da aviação mundial.
A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) vai organizar a Volta a Portugal em 2026, numa solução transitória que surge após a rutura antecipada do contrato de concessão com a Podium Events, anunciou o organismo.
O Politécnico de Viana do Castelo e o Centro de Interface Tecnológico Industrial (CiTin) realizam no dia 26 de novembro, às 14h00, na ESTG-IPVC, o seminário “Do laboratório ao mercado: Potenciar a tecnologia para criar valor nas empresas”. A iniciativa pretende reforçar a ligação entre investigação aplicada e setor empresarial, promovendo a transferência de conhecimento e a adoção de tecnologias emergentes no Alto Minho.
Cerca de 400 crianças da Educação Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas de Monção e da Santa Casa da Misericórdia estão a conhecer a história mais famosa da região através do teatro de fantoches.
O futebol distrital está de luto pela morte de Aníbal Ferreira, ex-treinador do Neves FC e do Clube Desportivo de Cerveira, que faleceu na noite de segunda-feira, aos 61 anos, vítima de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença contra a qual lutava há vários anos.
O Município de Vila Nova de Cerveira volta a apoiar o percurso académico dos jovens cerveirenses com a abertura do período de candidaturas às Bolsas de Estudo para Alunos do Ensino Superior 2025/2026.