Uma aluna do mestrado em Design Integrado, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo desenvolveu o projeto "Schelter On" na ideia da criação de um "espaço digno" para pessoas sem abrigo. O projeto vai ser apresentado esta segunda-feira na Universidade Fernando Pessoa, no Porto, no âmbito dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.
O projeto “sem abrigo. Schelter On: Viana do Castelo”, desenvolvido pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, está pronto para ser implementado.
Schelter On consiste num dormitório com espaços individuais – quarto e casa de banho -, caraterizado por uma maior autonomia da pessoa em situação de sem abrigo.
Bruna Freire, é a estudante responsável pela criação deste projeto, com o apoio do Grupo de Trabalho em Design, composto pelos docentes Rosa Venâncio, Manuel Rivas, Liliana Soares, Ermanno Aparo, Rui Cavaleiro e Jorge Teixeira, da Methamorphys (Associação que desenvolve trabalho na área social), do Gabinete de Atendimento à Família (GAF) e da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Schelter On assenta na ideia de criação de um “espaço digno” para as pessoas em situação de sem abrigo em Viana do Castelo, explicou Bruna, acrescentando de que a “grande diferença” entre os espaços já existentes para acolherem sem abrigo e o Schelter On está no modo de funcionamento.
“Este projeto-piloto não pretende fidelizar as pessoas, muito menos ter regras e horários de entrada”, descreve Manuel Rivas, salientando que o projeto baseia-se na premissa de “dignificar a vida dos sem abrigo, dando-lhes um espaço para dormir e tomar um banho”.
O projeto nasceu como resposta a um problema social identificado, onde: “Muitas pessoas estão nesta situação não porque não existam soluções, porque, de facto, existem, mas porque elas não têm capacidade para cumprir as regras impostas pelas instituições de acolhimento, optando pela rua”, acrescenta Manuel Rivas.
O projeto está em fase avançada e, por isso, será apresentado na Universidade Fernando Pessoa como prática a replicar.
Deverá ser implementado inicialmente em Viana do Castelo para que possa ser monitorizado.
O Távora somou mais uma vitória expressiva na 2.ª divisão distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, ao triunfar por 1-5 no reduto do Anais FC, este fim de semana, em jogo da 12.ª jornada. A equipa arcoense mantém-se firme no topo da tabela, agora com 30 pontos, reforçando o estatuto de líder isolado.
O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.
A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.
A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.