Uma aluna do mestrado em Design Integrado, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo desenvolveu o projeto "Schelter On" na ideia da criação de um "espaço digno" para pessoas sem abrigo. O projeto vai ser apresentado esta segunda-feira na Universidade Fernando Pessoa, no Porto, no âmbito dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.
O projeto “sem abrigo. Schelter On: Viana do Castelo”, desenvolvido pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, está pronto para ser implementado.
Schelter On consiste num dormitório com espaços individuais – quarto e casa de banho -, caraterizado por uma maior autonomia da pessoa em situação de sem abrigo.
Bruna Freire, é a estudante responsável pela criação deste projeto, com o apoio do Grupo de Trabalho em Design, composto pelos docentes Rosa Venâncio, Manuel Rivas, Liliana Soares, Ermanno Aparo, Rui Cavaleiro e Jorge Teixeira, da Methamorphys (Associação que desenvolve trabalho na área social), do Gabinete de Atendimento à Família (GAF) e da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Schelter On assenta na ideia de criação de um “espaço digno” para as pessoas em situação de sem abrigo em Viana do Castelo, explicou Bruna, acrescentando de que a “grande diferença” entre os espaços já existentes para acolherem sem abrigo e o Schelter On está no modo de funcionamento.
“Este projeto-piloto não pretende fidelizar as pessoas, muito menos ter regras e horários de entrada”, descreve Manuel Rivas, salientando que o projeto baseia-se na premissa de “dignificar a vida dos sem abrigo, dando-lhes um espaço para dormir e tomar um banho”.
O projeto nasceu como resposta a um problema social identificado, onde: “Muitas pessoas estão nesta situação não porque não existam soluções, porque, de facto, existem, mas porque elas não têm capacidade para cumprir as regras impostas pelas instituições de acolhimento, optando pela rua”, acrescenta Manuel Rivas.
O projeto está em fase avançada e, por isso, será apresentado na Universidade Fernando Pessoa como prática a replicar.
Deverá ser implementado inicialmente em Viana do Castelo para que possa ser monitorizado.
O SC Vianense saiu derrotado de Ponte de Lima ao perder por 2-1 frente à AD Limianos, este domingo, em encontro da 13.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
A 14.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o equilíbrio do campeonato e manteve acesa a luta pelos lugares cimeiros da tabela classificativa.
A 14.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o grande equilíbrio na luta pelos primeiros lugares, com o Távora a manter-se na liderança apesar da derrota.
Dois corpos deram à costa na manhã deste domingo nas praias de Moledo, no concelho de Caminha, e de Afife, no concelho de Viana do Castelo. Segundo a Polícia Marítima, ambos poderão pertencer a pescadores desaparecidos no seguimento do naufrágio de uma embarcação de pesca ocorrido no passado dia 14 de dezembro, ao largo da Ínsua.
Na sexta-feira, 19 de dezembro, a Praça da República encheu-se de magia com o nosso programa especial de Natal, transmitido em direto na Viana TV! Durante duas horas, celebrámos o espírito natalício com música, histórias, animação no centro histórico e muitas surpresas para toda a família.
O Autódromo Internacional do Algarve (AIA), em Portimão, vai voltar a receber o Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1 em 2027 e 2028, anunciou o ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.
O Santa Luzia FC venceu o FC Águias de Santa Marta por 3-2, este sábado, em jogo da 11.ª jornada da Liga Feminina Placard, disputado no Pavilhão Municipal de Novelas, em Penafiel, num encontro marcado por emoção até ao último minuto. A guarda redes Lelê marcou o golo da vitória das vianenses, a dois minutos do final da partida.