Uma aluna do mestrado em Design Integrado, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo desenvolveu o projeto "Schelter On" na ideia da criação de um "espaço digno" para pessoas sem abrigo. O projeto vai ser apresentado esta segunda-feira na Universidade Fernando Pessoa, no Porto, no âmbito dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.
O projeto “sem abrigo. Schelter On: Viana do Castelo”, desenvolvido pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, está pronto para ser implementado.
Schelter On consiste num dormitório com espaços individuais – quarto e casa de banho -, caraterizado por uma maior autonomia da pessoa em situação de sem abrigo.
Bruna Freire, é a estudante responsável pela criação deste projeto, com o apoio do Grupo de Trabalho em Design, composto pelos docentes Rosa Venâncio, Manuel Rivas, Liliana Soares, Ermanno Aparo, Rui Cavaleiro e Jorge Teixeira, da Methamorphys (Associação que desenvolve trabalho na área social), do Gabinete de Atendimento à Família (GAF) e da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Schelter On assenta na ideia de criação de um “espaço digno” para as pessoas em situação de sem abrigo em Viana do Castelo, explicou Bruna, acrescentando de que a “grande diferença” entre os espaços já existentes para acolherem sem abrigo e o Schelter On está no modo de funcionamento.
“Este projeto-piloto não pretende fidelizar as pessoas, muito menos ter regras e horários de entrada”, descreve Manuel Rivas, salientando que o projeto baseia-se na premissa de “dignificar a vida dos sem abrigo, dando-lhes um espaço para dormir e tomar um banho”.
O projeto nasceu como resposta a um problema social identificado, onde: “Muitas pessoas estão nesta situação não porque não existam soluções, porque, de facto, existem, mas porque elas não têm capacidade para cumprir as regras impostas pelas instituições de acolhimento, optando pela rua”, acrescenta Manuel Rivas.
O projeto está em fase avançada e, por isso, será apresentado na Universidade Fernando Pessoa como prática a replicar.
Deverá ser implementado inicialmente em Viana do Castelo para que possa ser monitorizado.
A realização da 27.ª Meia Maratona Manuela Machado – Viana Fica no Coração, marcada para domingo, 25 de janeiro, vai implicar alterações significativas na circulação rodoviária e nos transportes públicos urbanos em Viana do Castelo ao longo do fim de semana.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo anunciou publicamente o seu apoio à candidatura de António José Seguro às eleições presidenciais, sublinhando que se trata de uma escolha assente na defesa da liberdade e da democracia.
Viana do Castelo vai implementar, a partir de fevereiro de 2026, um projeto experimental de hipoterapia destinado a crianças com Necessidades Educativas Específicas da EB 2,3 da Abelheira. A iniciativa, aprovada pela Câmara Municipal, irá realizar-se nas instalações do centro hípico Viana Equestre e vai beneficiar 12 alunos divididos em dois grupos.
A Câmara Municipal aprovou o regulamento do Conselho Municipal Económico Estratégico, uma nova estrutura que visa colocar o concelho na linha da frente do desenvolvimento económico e empresarial. O documento segue agora para consulta pública, disponível no site do município e nos balcões de atendimento ao munícipe.
A Associação de Reformados e Pensionistas de Viana do Castelo marcou presença, esta quinta-feira, na Câmara Municipal para a tradicional cantoria de Janeiras, oferecendo um momento de animação e música com vozes afinadas.
A Juventude Viana defronta hoje o OC Barcelos B, às 18h00, no Pavilhão Municipal de Barcelos, em jogo da 14.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, primeira da segunda volta.
O início do julgamento dos nove arguidos suspeitos de integrarem uma associação criminosa dedicada a assaltos a ourivesarias no Alto Minho ficou esta sexta-feira marcado por uma forte presença policial junto ao Tribunal de Viana do Castelo.