Logo
Regional

Almirante Gouveia e Melo: Viana do Castelo é cidade “que tem contribuído para a saga marítima” nacional

29 Outubro, 2024 | 9:38
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

Viana do Castelo foi a cidade escolhida para acolher as comemorações do Dia da Polícia Marítima. Este domingo, a Praça da Liberdade e a envolvente do Centro Cultural foram palco da Cerimónia Oficial das comemorações dos 105 anos da Polícia Marítima, presidida pelo Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Álvaro Castelo Branco, com as presenças do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, do Almirante Autoridade Marítima Nacional, Almirante Henrique Gouveia e Melo, do Comandante-Geral da Polícia Marítima e Diretor Geral da Autoridade Marítima, Contra-almirante José Vizinha Mirones, entre outras entidades.

Na cerimónia, Gouveia e Melo destacou Viana do Castelo como “uma cidade que tem contribuído para a saga marítima nacional e que, agora, está a contribuir para a construção naval da Marinha”, referindo-se ao contrato para construção de seis novos patrulhas oceânicos (NPO) nos estaleiros navais vianenses, com capacidades tecnológicas avançadas, que serão adicionados à frota entre 2027 e 2030.

O Chefe de Estado Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional agradeceu a receção “amiga e sincera” de Viana do Castelo às comemorações do Dia da Polícia Marítima, entidade que considerou ser “a polícia mais eficiente que o Estado tem”, com cerca de 500 elementos “supereficientes e super eficazes” de que o país “deve ter orgulho”.

“Esta é uma polícia diferenciadora no mar, na costa e nos assuntos relacionados com o mar”, garantiu Gouveia e Melo, frisando que a Polícia Marítima é “respeitada e querida” por todos. 

O Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Álvaro Castelo Branco, também assumiu que esta polícia é “um vetor fundamental da defesa nacional e do país” que contribui diariamente “para a autoridade do Estado no Mar”, abrangendo os 2.500 quilómetros de costa, incluindo regiões autónomas.

O governante também realçou Viana do Castelo como uma cidade cujo “ecossistema empresarial, associado aos seus estaleiros, assume cada vez mais uma centralidade na base tecnológica e industrial da defesa nacional”, referindo-se aos seis navios que serão construídos para a Marinha “com o labor e o saber das gentes de Viana do Castelo”.

No seu discurso, também o Comandante-Geral da Polícia Marítima e Diretor Geral da Autoridade Marítima, Contra-almirante José Vizinha Mirones, destacou a capital do Alto Minho como uma “ilustre cidade que é indissociável da história de Portugal, ligada ao mar desde sempre”, o que justificou a escolha para as comemorações dos 105 anos da Polícia Marítima.

A cerimónia incluiu o reconhecimento a diversos elementos da Polícia Marítima pela forma como desempenharam as suas funções, com imposição de condecorações e homenagem aos mortos, desfile das forças, tendo culminado com uma demonstração de capacidades no rio Lima e desfile náutico. 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 6 Fevereiro, 2026

Depressão Marta traz chuva, neve e vento intenso a Portugal continental

Portugal continental vai começar a sentir na manhã de sábado os efeitos da depressão Marta, que vai trazer chuva intensa, vento forte, agitação marítima e neve nas zonas mais altas. O alerta é do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê condições adversas especialmente nas regiões do Sul e do Centro.

Desporto 6 Fevereiro, 2026

GD Areosense lança equipa de Walking Football para maiores de 50 anos

O GD Areosense acaba de lançar um novo projeto desportivo no clube: a equipa de Walking Football. Esta variante do futebol tem como objetivo incentivar a prática desportiva entre pessoas com mais de 50 anos, promovendo saúde, bem-estar e convívio social.

Desporto 6 Fevereiro, 2026

XLVII Rali à Lampreia promete adrenalina e sabores únicos em Monção

Monção prepara-se para receber, nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2026, mais uma edição do Rali à Lampreia, um dos eventos mais emblemáticos do concelho, que combina a emoção do desporto automóvel com a tradição gastronómica local. O evento terá lugar na Praça Deu-la-Deu, reunindo participantes e visitantes numa celebração única da cultura e dos sabores de Monção.

Regional 6 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo promove sessões públicas sobre alteração do Plano de Urbanização

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai realizar duas sessões públicas de apresentação da proposta de alteração ao Plano de Urbanização da Cidade, atualmente em período de discussão pública. A iniciativa pretende esclarecer a população e recolher contributos para o documento que orienta o desenvolvimento urbano do concelho.

Regional 6 Fevereiro, 2026

Castro da Idade do Ferro descoberto em Arcos de Valdevez

Um castro da Idade do Ferro, posteriormente romanizado, foi identificado em Arcos de Valdevez após a primeira escavação científica realizada no local. O sítio arqueológico, designado Castro de Eiras, apresenta elevado potencial científico e patrimonial.

Regional 6 Fevereiro, 2026

Obras na Ponte Eiffel suspensas esta noite e trânsito mantém-se aberto

Os trabalhos de conservação em curso na Ponte Eiffel, em Viana do Castelo, vão estar suspensos esta noite, informou a Infraestruturas de Portugal (IP). Como consequência, não será realizado o corte de trânsito automóvel habitualmente previsto para o período noturno.

Regional 6 Fevereiro, 2026

Workshop “Coração de Filigrana” assinala São Valentim em Viana do Castelo

O Dia de São Valentim vai ser celebrado de forma única em Viana do Castelo com o workshop “Coração de Filigrana”, que se realiza no sábado, 14 de fevereiro, entre as 14h30 e as 18h30, no Hotel D. Aninhas. A iniciativa permite à comunidade aprender a arte da filigrana certificada, uma das expressões mais marcantes da Romaria d’Agonia.