Viana do Castelo foi a cidade escolhida para acolher as comemorações do Dia da Polícia Marítima. Este domingo, a Praça da Liberdade e a envolvente do Centro Cultural foram palco da Cerimónia Oficial das comemorações dos 105 anos da Polícia Marítima, presidida pelo Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Álvaro Castelo Branco, com as presenças do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, do Almirante Autoridade Marítima Nacional, Almirante Henrique Gouveia e Melo, do Comandante-Geral da Polícia Marítima e Diretor Geral da Autoridade Marítima, Contra-almirante José Vizinha Mirones, entre outras entidades.
Na cerimónia, Gouveia e Melo destacou Viana do Castelo como “uma cidade que tem contribuído para a saga marítima nacional e que, agora, está a contribuir para a construção naval da Marinha”, referindo-se ao contrato para construção de seis novos patrulhas oceânicos (NPO) nos estaleiros navais vianenses, com capacidades tecnológicas avançadas, que serão adicionados à frota entre 2027 e 2030.
O Chefe de Estado Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional agradeceu a receção “amiga e sincera” de Viana do Castelo às comemorações do Dia da Polícia Marítima, entidade que considerou ser “a polícia mais eficiente que o Estado tem”, com cerca de 500 elementos “supereficientes e super eficazes” de que o país “deve ter orgulho”.
“Esta é uma polícia diferenciadora no mar, na costa e nos assuntos relacionados com o mar”, garantiu Gouveia e Melo, frisando que a Polícia Marítima é “respeitada e querida” por todos.
O Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Álvaro Castelo Branco, também assumiu que esta polícia é “um vetor fundamental da defesa nacional e do país” que contribui diariamente “para a autoridade do Estado no Mar”, abrangendo os 2.500 quilómetros de costa, incluindo regiões autónomas.
O governante também realçou Viana do Castelo como uma cidade cujo “ecossistema empresarial, associado aos seus estaleiros, assume cada vez mais uma centralidade na base tecnológica e industrial da defesa nacional”, referindo-se aos seis navios que serão construídos para a Marinha “com o labor e o saber das gentes de Viana do Castelo”.
No seu discurso, também o Comandante-Geral da Polícia Marítima e Diretor Geral da Autoridade Marítima, Contra-almirante José Vizinha Mirones, destacou a capital do Alto Minho como uma “ilustre cidade que é indissociável da história de Portugal, ligada ao mar desde sempre”, o que justificou a escolha para as comemorações dos 105 anos da Polícia Marítima.
A cerimónia incluiu o reconhecimento a diversos elementos da Polícia Marítima pela forma como desempenharam as suas funções, com imposição de condecorações e homenagem aos mortos, desfile das forças, tendo culminado com uma demonstração de capacidades no rio Lima e desfile náutico.
O SC Vianense não conseguiu ir além de um empate sem golos (0-0) diante do Vilaverdense, em partida disputada, este domingo, no Estádio Dr. José de Matos, a contar para a 8.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A sétima jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo ficou marcada pela mudança de líder. O AC Caminha venceu este domingo o Lanheses por 2-0 e assumiu o topo da tabela, aproveitando o deslize do Courense, que foi derrotado em casa pelo Vitorino de Piães por 0-1.
A sétima jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela. O Távora venceu em casa o Torreenses por 2-1 e assumiu, de forma isolada, a liderança do campeonato, somando agora 21 pontos.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assinou o decreto que fixa as eleições presidenciais para domingo, 18 de janeiro de 2026. Uma eventual segunda volta, se necessária, decorrerá três semanas depois, a 8 de fevereiro.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo prestou homenagem a quatro nomes que levaram e levam o talento vianense além-fronteiras: Adrien Silva, Tiago Mendes, Pedro Neto e Francisco Trincão.
O Conselho Municipal da Juventude de Viana do Castelo reuniu-se na Pousada da Juventude, com associações juvenis, juventudes partidárias e jovens interessados em participar ativamente na vida cívica da cidade.
Ponte de Lima prepara-se para receber, no próximo dia 22 de novembro, a Gala da Eleição da Rainha das Vindimas, que terá lugar às 22h00, no Pavilhão de Feiras e Exposições – Expolima. O evento, integrado no programa “Verde Noivos”, pretende valorizar as tradições e a cultura da vinha e do vinho, elementos históricos do concelho.