Viana do Castelo foi a cidade escolhida para acolher as comemorações do Dia da Polícia Marítima. Este domingo, a Praça da Liberdade e a envolvente do Centro Cultural foram palco da Cerimónia Oficial das comemorações dos 105 anos da Polícia Marítima, presidida pelo Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Álvaro Castelo Branco, com as presenças do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, do Almirante Autoridade Marítima Nacional, Almirante Henrique Gouveia e Melo, do Comandante-Geral da Polícia Marítima e Diretor Geral da Autoridade Marítima, Contra-almirante José Vizinha Mirones, entre outras entidades.
Na cerimónia, Gouveia e Melo destacou Viana do Castelo como “uma cidade que tem contribuído para a saga marítima nacional e que, agora, está a contribuir para a construção naval da Marinha”, referindo-se ao contrato para construção de seis novos patrulhas oceânicos (NPO) nos estaleiros navais vianenses, com capacidades tecnológicas avançadas, que serão adicionados à frota entre 2027 e 2030.
O Chefe de Estado Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional agradeceu a receção “amiga e sincera” de Viana do Castelo às comemorações do Dia da Polícia Marítima, entidade que considerou ser “a polícia mais eficiente que o Estado tem”, com cerca de 500 elementos “supereficientes e super eficazes” de que o país “deve ter orgulho”.
“Esta é uma polícia diferenciadora no mar, na costa e nos assuntos relacionados com o mar”, garantiu Gouveia e Melo, frisando que a Polícia Marítima é “respeitada e querida” por todos.
O Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Álvaro Castelo Branco, também assumiu que esta polícia é “um vetor fundamental da defesa nacional e do país” que contribui diariamente “para a autoridade do Estado no Mar”, abrangendo os 2.500 quilómetros de costa, incluindo regiões autónomas.
O governante também realçou Viana do Castelo como uma cidade cujo “ecossistema empresarial, associado aos seus estaleiros, assume cada vez mais uma centralidade na base tecnológica e industrial da defesa nacional”, referindo-se aos seis navios que serão construídos para a Marinha “com o labor e o saber das gentes de Viana do Castelo”.
No seu discurso, também o Comandante-Geral da Polícia Marítima e Diretor Geral da Autoridade Marítima, Contra-almirante José Vizinha Mirones, destacou a capital do Alto Minho como uma “ilustre cidade que é indissociável da história de Portugal, ligada ao mar desde sempre”, o que justificou a escolha para as comemorações dos 105 anos da Polícia Marítima.
A cerimónia incluiu o reconhecimento a diversos elementos da Polícia Marítima pela forma como desempenharam as suas funções, com imposição de condecorações e homenagem aos mortos, desfile das forças, tendo culminado com uma demonstração de capacidades no rio Lima e desfile náutico.
A Capela de Santa Catarina, no coração da Ribeira de Viana do Castelo, recebe na próxima terça-feira, 25 de novembro, às 16h30, uma missa solene em homenagem ao aniversário de Santa Catarina.
A Juventude Viana continua imparável no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão – Zona Norte. Este sábado, a formação orientada por André Torres deslocou-se ao terreno da AD OH Sports, em Oliveira do Hospital, onde somou mais uma vitória expressiva (3-9), em jogo referente à 8.ª jornada da competição.
A Associação Desportiva da Camacha recebeu este domingo, na Ilha da Madeira, o SC Vianense para concluir o encontro referente à 7.ª jornada do Campeonato de Portugal, interrompido ao intervalo no passado dia 26 de outubro devido ao denso nevoeiro que impossibilitou a continuação da partida.
O Coro Ars Vocalis, da Escola de Música de Esposende, prepara-se para atuar no Palau da Música Catalã, em Barcelona, uma das salas mais prestigiadas da Europa. A seleção do coro português para este palco, reconhecido pela excelência artística e acústica, confirma a qualidade do trabalho desenvolvido no concelho.
O Teatro Municipal Sá de Miranda prepara-se para viver dias de festa com a chegada da «Zé Pedro Associação Musical». O grupo sobe ao palco com uma revista à portuguesa especialmente criada para celebrar os 50 anos da Escola de Música José Pedro.
A 20ª edição do Festival Internacional de Jardins encerrou, deixando um saldo positivo em termos de visitantes e qualidade dos projetos apresentados. Este ano, o tema foi “Jardins da Paz – Jardim para a Paz”, que inspirou designers de todo o mundo a refletirem sobre o conceito de Paz através do paisagismo.
A Associação Desportiva da Camacha recebe este domingo, na Ilha da Madeira, o SC Vianense para a conclusão do encontro referente à 7.ª jornada do Campeonato de Portugal, suspenso ao intervalo no passado dia 26 de outubro devido ao denso nevoeiro que impediu a continuidade da partida.