Logo
Regional

“Aldeia Feliz” doou sorrisos e exames de rastreio a seniores valencianos

2 Setembro, 2024 | 14:43
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

Entre 29 de agosto e 1 de setembro Valença recebeu “Aldeia Feliz” promovido pela Câmara Municipal e dinamizado por 22 futuros médicos, do Departamento de Ação Comunitária (DAC) do Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho (NEMUM).

“Aldeia Feliz” proporcionou uma intervenção na saúde da população mais idosa, sobretudo na prevenção e controlo das doenças crónicas, através da realização de rastreios cardiovasculares.
O Presidente do Município, José Manuel Carpinteira acompanhou várias visitas juntamente com a vice-presidente, Ana Paula Xavier que salientou o sucesso da iniciativa: “Esta iniciativa foi um sucesso e transmitiu segurança, informação, cuidados e deixou muitos sorrisos, sobretudo, junto dos seniores que vivem, sozinhos e mais isolados”.
As ações foram dinamizadas em várias freguesias do concelho, em especial, em Fontoura, Silva, São Julião, Friestas e Verdoejo e nas IPSS’s; Centro Humanitário da Cruz Vermelha de Valença, Centro Social e Cultural de São Pedro da Torre, Lar da Santa Casa da Misericórdia de Valença e Associação Social e Recreativa dos Aposentados e Reformados do Concelho de Valença.
“Aldeia Feliz” deixou mais informação sobre os cuidados básicos de saúde, sobretudo no que toca às doenças crónicas, a fim de melhorar a qualidade de vida e diminuir a prevalência que estas têm na causa de morte desta faixa etária.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 23 Novembro, 2025

Juventude Viana goleia em Oliveira do Hospital e reforça liderança

A Juventude Viana continua imparável no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão – Zona Norte. Este sábado, a formação orientada por André Torres deslocou-se ao terreno da AD OH Sports, em Oliveira do Hospital, onde somou mais uma vitória expressiva (3-9), em jogo referente à 8.ª jornada da competição.

Desporto 23 Novembro, 2025

Camacha e Vianense empatam na conclusão do jogo suspenso da 7.ª jornada

A Associação Desportiva da Camacha recebeu este domingo, na Ilha da Madeira, o SC Vianense para concluir o encontro referente à 7.ª jornada do Campeonato de Portugal, interrompido ao intervalo no passado dia 26 de outubro devido ao denso nevoeiro que impossibilitou a continuação da partida.

Cultura 23 Novembro, 2025

Coro Ars Vocalis leva Esposende ao prestigiado Palau da Música Catalã

O Coro Ars Vocalis, da Escola de Música de Esposende, prepara-se para atuar no Palau da Música Catalã, em Barcelona, uma das salas mais prestigiadas da Europa. A seleção do coro português para este palco, reconhecido pela excelência artística e acústica, confirma a qualidade do trabalho desenvolvido no concelho.

Cultura 23 Novembro, 2025

Teatro Municipal Sá de Miranda celebra 50 anos da Escola de Música José Pedro com grande revista à portuguesa

O Teatro Municipal Sá de Miranda prepara-se para viver dias de festa com a chegada da «Zé Pedro Associação Musical». O grupo sobe ao palco com uma revista à portuguesa especialmente criada para celebrar os 50 anos da Escola de Música José Pedro.

Regional 23 Novembro, 2025

20ª Edição do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima encerra com sucesso

A 20ª edição do Festival Internacional de Jardins encerrou, deixando um saldo positivo em termos de visitantes e qualidade dos projetos apresentados. Este ano, o tema foi “Jardins da Paz – Jardim para a Paz”, que inspirou designers de todo o mundo a refletirem sobre o conceito de Paz através do paisagismo.

Desporto 23 Novembro, 2025

Camacha recebe o Vianense para concluir jogo interrompido pelo nevoeiro

A Associação Desportiva da Camacha recebe este domingo, na Ilha da Madeira, o SC Vianense para a conclusão do encontro referente à 7.ª jornada do Campeonato de Portugal, suspenso ao intervalo no passado dia 26 de outubro devido ao denso nevoeiro que impediu a continuidade da partida.

Regional 22 Novembro, 2025

APA reforça vigilância hídrica no Alto Minho com sete novas estações

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) concluiu a instalação e modernização de sete estações hidrometeorológicas nas bacias dos rios Minho e Lima, reforçando a capacidade de monitorização e previsão de fenómenos extremos no Alto Minho.