Logo
Regional

“Aldeia Feliz” doou sorrisos e exames de rastreio a seniores valencianos

2 Setembro, 2024 | 14:43
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

Entre 29 de agosto e 1 de setembro Valença recebeu “Aldeia Feliz” promovido pela Câmara Municipal e dinamizado por 22 futuros médicos, do Departamento de Ação Comunitária (DAC) do Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho (NEMUM).

“Aldeia Feliz” proporcionou uma intervenção na saúde da população mais idosa, sobretudo na prevenção e controlo das doenças crónicas, através da realização de rastreios cardiovasculares.
O Presidente do Município, José Manuel Carpinteira acompanhou várias visitas juntamente com a vice-presidente, Ana Paula Xavier que salientou o sucesso da iniciativa: “Esta iniciativa foi um sucesso e transmitiu segurança, informação, cuidados e deixou muitos sorrisos, sobretudo, junto dos seniores que vivem, sozinhos e mais isolados”.
As ações foram dinamizadas em várias freguesias do concelho, em especial, em Fontoura, Silva, São Julião, Friestas e Verdoejo e nas IPSS’s; Centro Humanitário da Cruz Vermelha de Valença, Centro Social e Cultural de São Pedro da Torre, Lar da Santa Casa da Misericórdia de Valença e Associação Social e Recreativa dos Aposentados e Reformados do Concelho de Valença.
“Aldeia Feliz” deixou mais informação sobre os cuidados básicos de saúde, sobretudo no que toca às doenças crónicas, a fim de melhorar a qualidade de vida e diminuir a prevalência que estas têm na causa de morte desta faixa etária.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 15 Dezembro, 2025

APPACDM de Viana do Castelo recebe Bandeira da Ética pelo Projeto “Náutica Para Todos”

A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.

Regional 15 Dezembro, 2025

Tiago Brandão Rodrigues é o novo Presidente do Conselho Geral do Politécnico de Viana do Castelo

Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.

Nacional 15 Dezembro, 2025

Autarcas de todo o país reúnem-se em Viana do Castelo e aprovam resolução estratégica

Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.

Nacional 15 Dezembro, 2025

Alto Minho recebe investimento de 747 mil euros para reforçar recolha seletiva de biorresíduos

O presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Alto Minho, António Barbosa, assinou, em Lisboa, um protocolo de colaboração técnica e financeira com o Fundo Ambiental, no valor de 747.729,95€, para apoiar a implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos no âmbito do programa RecolhaBio 2025.

Regional 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe Roteiro para Descarbonização Naval

Viana do Castelo vai receber hoje a apresentação do Roteiro Naval Carbono Zero (RNCZ), que traça metas de descarbonização da indústria de construção, reparação e manutenção naval em Portugal até 2050. O evento decorre no Auditório da APDL, entre as 14h00 e as 17h30, em formato híbrido, com transmissão online.

Regional 15 Dezembro, 2025

Jornal “A Aurora do Lima” celebra hoje 170 anos de história

O jornal “A Aurora do Lima”, o mais antigo em circulação contínua em Portugal Continental, celebra hoje 170 anos de existência. O jornal nasceu a 15 de dezembro de 1855. Para assinalar a efeméride, a Sala Couto Viana, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, acolhe uma conferência comemorativa às 17h30, subordinada ao tema “170 anos: Resistência e evolução – Esperança na consolidação”.

Nacional 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Montenegro afasta regionalização nesta legislatura e reforça descentralização

No XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), realizado este domingo em Viana do Castelo, o primeiro-ministro Luís Montenegro afirmou que a regionalização não será prioridade nesta legislatura, considerando que este ainda não é o momento adequado para avançar com este processo.