A AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal inicia na quarta-feira, na Galiza, uma abordagem descentralizada ao mercado espanhol para “reforçar oportunidades de negócio” e “atrair novos investimentos”, disse o presidente da instituição.
“O objectivo deste Fórum Portugal-Galiza é reconhecer a importância económica e comercial que a relação bilateral entre Portugal e Galiza representa. Galiza é o principal destino das exportações portuguesas para Espanha. Ou seja, se considerarmos as regiões autónomas espanholas, a Galiza é o primeiro cliente de Portugal, com cerca de 16% do total das importações espanholas com origem em Portugal”, descreveu Ricardo Arroja.
Em causa estão exportações portuguesas “de valor superior a 2.500 milhões de euros em 2024” que se espera fomentar no Fórum Económico Portugal-Galiza, que se realiza na quarta-feira em Vigo.
“Vemos, por estes números, que há uma relação muito forte entre Portugal e Galiza e que tem vindo a intensificar-se nos últimos anos”, frisou o presidente da AICEP.
Na jornada económica do Fórum Portugal – Galiza vão estar em foco “três fileiras consideradas estratégicas para Portugal, alinhadas com o perfil económico da Galiza”, descreve a AICEP numa nota de imprensa.
Em causa estão a metalomecânica, com foco na digitalização do setor, indústria 4.0, inovação, automação e eficiência energética; a economia do mar, centrada nos biorecursos marinhos, cadeias logísticas, portos, transição energética e construção naval; e os têxteis técnicos, com aplicações na indústria automóvel, construção e saúde.
O fórum promove ainda encontros empresariais para fortalecer parcerias entre empresas portuguesas e galegas, bem como sessões de ‘networking’, tendo em vista a interação entre instituições científicas e outros agentes ligados a projetos transfronteiriços nas áreas em destaque.
De acordo com Ricardo Arroja, este Fórum Portugal – Galiza inicia uma nova estratégia da AICEP, de uma abordagem descentralizada a Espanha que vai passar também por outras comunidades autónomas do país vizinho.
“Com este fórum pretende-se descentralizar a abordagem que a AICEP procura ter em Espanha. Até pela proximidade, Espanha merece abordagem descentralizada da AICEP”, observou o responsável.
No distrito de Viana do Castelo, António José Seguro venceu de forma clara a segunda volta das eleições presidenciais, realizadas este domingo, reforçando a vantagem que obteve a nível nacional frente a André Ventura.
A seleção portuguesa de futsal falhou o sonho do tricampeonato europeu, ao perder por 5-3 frente à Espanha na final do Campeonato da Europa, disputada em Liubliana.
Está aberto o concurso público para a concessão do Bar da Lenta, localizado na Praia Fluvial da Lenta, espaço destinado à instalação de um estabelecimento de bebidas com capacidade para 72 pessoas. O prazo para apresentação de propostas decorre até às 16h00 do dia 27 de fevereiro.
A anemia afeta cerca de 2 biliões de pessoas em todo o mundo, sendo mais frequente em crianças, mulheres e idosos. Trata-se de um importante problema de saúde pública, com impacto significativo na qualidade de vida e na saúde geral.
O Grupo Folclórico e Cultural Danças e Cantares de Carreço (GFCDCC) anunciou o falecimento de Tomé Moreira, um dos seus fundadores e figura histórica do grupo.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Gabinete de Coesão Territorial, realizou uma sessão de esclarecimento destinada a todas as Juntas de Freguesia do concelho, com o objetivo de clarificar os procedimentos urbanísticos a adotar em futuras obras.
O Santa Luzia FC garantiu a presença nos Quartos de Final da Taça de Portugal de Futsal Feminino, depois de vencer o GD Árvore por 4-1, em encontro relativo à 4.ª eliminatória da competição.