A empreitada de remodelação da conduta de abastecimento de água da Estrada Nacional 13, inserida no âmbito das Candidaturas Aprovadas do Aviso POSEUR-12-2018-18 | Eficiência Hídrica no Município de Vila Nova de Cerveira, com um investimento de 2,4 milhões de euros e uma duração prevista de 300 dias, teve início em janeiro de 2023 e será concluída dentro do prazo.
O projeto, consiste na remodelação de 17 quilómetros de rede de abastecimento de água e respetivos ramais domiciliários, complementado pelo investimento na criação de zonas de monitorização e controlo, envolvendo a instalação de caudalímetros e válvulas de controlo de pressão. Estas melhorias irão beneficiar as freguesias de Gondarém, Loivo, Vila Nova de Cerveira, Lovelhe, Reboreda, Campos e Vila Meã, todas situadas no concelho de Vila Nova de Cerveira.
Ao promover a eficiência do sistema de abastecimento, prevê-se uma redução significativa das perdas de água, estimando-se uma poupança de cerca de 87 mil metros cúbicos de água por ano. Esta remodelação vai contribuir para a redução de perdas de água, assim como irá tornar o sistema mais resiliente, evitando roturas e interrupções de abastecimento e melhoria da qualidade da água e dos serviços prestados à comunidade.
Com isto, a região terá um fornecimento de água mais eficaz e sustentável, tornando o município mais atrativo para potenciais investidores e o o bem-estar geral da população.
A conduta está instalada na totalidade da sua extensão e em funcionamento desde o início do mês de agosto.
A pavimentação encontra-se executada desde o nó da A28 até ao centro da Vila das Artes, decorrendo à data os trabalhos de pavimentação nas freguesias de Reboreda e Campos.
A Águas do Alto Minho, em cooperação com o Município de Vila Nova de Cerveira, suspendeu os trabalhos na plataforma rodoviária da EN13 durante o mês de agosto para não causar impacto no fluxo trânsito.
A banda Os Quatro e Meia atua no próximo dia 13 de novembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, no âmbito de uma nova digressão nacional comemorativa.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, a emissão de um parecer favorável à atribuição do estatuto de utilidade pública ao Centro de Estudos Regionais (CER), entidade fundada a 15 de abril de 1978.
O CMIA – Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental acolheu o evento local das Residências Aqua Motion Starts, iniciativa integrada no programa Viana STARTS, que reuniu artistas, investigadores, empresas, parceiros institucionais e membros da comunidade vianense.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou a abertura de um concurso público para a requalificação urbanística da Rua 5 de Outubro, em Vila Praia de Âncora, com um investimento base de cerca de 1,63 milhões de euros.
O atual presidente da concelhia do Partido Social Democrata (PSD) de Viana do Castelo, Duarte Martins, é novamente candidato à liderança daquele órgão nas eleições agendadas para o próximo dia 28 de fevereiro.
O Fim de Semana Gastronómico está de regresso a Viana do Castelo entre os dias 27 e 29 de março, numa iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, integrando também o arranque da programação da Páscoa no concelho.
Viana do Castelo vai avançar com a construção de uma nova ponte pedonal e ciclável sobre o Rio Lima, localizada a jusante da emblemática Ponte Eiffel. A proposta vencedora foi escolhida no âmbito de um Concurso de Conceção Limitado por prévia qualificação, que contou com a participação de alguns dos mais conceituados gabinetes de engenharia nacionais e internacionais.