A empreitada de remodelação da conduta de abastecimento de água da Estrada Nacional 13, inserida no âmbito das Candidaturas Aprovadas do Aviso POSEUR-12-2018-18 | Eficiência Hídrica no Município de Vila Nova de Cerveira, com um investimento de 2,4 milhões de euros e uma duração prevista de 300 dias, teve início em janeiro de 2023 e será concluída dentro do prazo.
O projeto, consiste na remodelação de 17 quilómetros de rede de abastecimento de água e respetivos ramais domiciliários, complementado pelo investimento na criação de zonas de monitorização e controlo, envolvendo a instalação de caudalímetros e válvulas de controlo de pressão. Estas melhorias irão beneficiar as freguesias de Gondarém, Loivo, Vila Nova de Cerveira, Lovelhe, Reboreda, Campos e Vila Meã, todas situadas no concelho de Vila Nova de Cerveira.
Ao promover a eficiência do sistema de abastecimento, prevê-se uma redução significativa das perdas de água, estimando-se uma poupança de cerca de 87 mil metros cúbicos de água por ano. Esta remodelação vai contribuir para a redução de perdas de água, assim como irá tornar o sistema mais resiliente, evitando roturas e interrupções de abastecimento e melhoria da qualidade da água e dos serviços prestados à comunidade.
Com isto, a região terá um fornecimento de água mais eficaz e sustentável, tornando o município mais atrativo para potenciais investidores e o o bem-estar geral da população.
A conduta está instalada na totalidade da sua extensão e em funcionamento desde o início do mês de agosto.
A pavimentação encontra-se executada desde o nó da A28 até ao centro da Vila das Artes, decorrendo à data os trabalhos de pavimentação nas freguesias de Reboreda e Campos.
A Águas do Alto Minho, em cooperação com o Município de Vila Nova de Cerveira, suspendeu os trabalhos na plataforma rodoviária da EN13 durante o mês de agosto para não causar impacto no fluxo trânsito.
A PLATEA – Plataforma do Teatro Amador do Alto Minho inicia, no próximo dia 31 de janeiro, o seu Ciclo Teatral 2026, com um espetáculo no Auditório Gabriel Gonçalves, em Lanheses.
A Comissão Municipal de Trânsito reuniu-se no Centro Municipal da Proteção Civil, com o objetivo de promover a articulação e cooperação entre diversas entidades na resolução das questões relacionadas com o trânsito no concelho.
A Câmara Municipal de Caminha, em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho, lançou a campanha solidária Operação Nariz Vermelho, com o objetivo de mobilizar a comunidade em torno de gestos de solidariedade.
A Cabo Eva Santos entrou para a história do Comando Territorial de Viana do Castelo ao tornar-se a primeira mulher a alcançar o posto de Cabo-Mor, o nível mais elevado da categoria de Guardas da GNR neste distrito.
A Associação Sócio Cultural de Moradores do Núcleo Habitacional da Abelheira esteve na Câmara Municipal de Viana do Castelo, onde deu voz à tradição das janeiras, levando música, alegria e votos de um Feliz 2026 ao executivo municipal.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo abriu um concurso para a atribuição de 32 habitações sociais, em regime de arrendamento apoiado, distribuídas pelas freguesias de Alvarães, Areosa, Barroselas e Darque. O período de apresentação de candidaturas decorre entre 2 e 27 de fevereiro de 2026.
A Juventude Viana manifestou publicamente a sua total solidariedade e apoio ao Sporting Clube Marinhense, na sequência da destruição do Pavilhão da Embra, na Marinha Grande, provocada pela passagem da Depressão Kristin.