Desafiada pelo Conselho Regional do Porto, a Delegação de Viana do Castelo da Ordem dos advogados, criou uma equipa de futsal composta por dez advogadas, das quais uma é a treinadora, uma funcionária da ordem, e o responsável da equipa, Luís Louro, também advogado.
Eliana Afonso, advogada e uma das responsáveis pela criação da equipa de futsal de advogadas da Delegação de Viana do Castelo, explicou à Viana TV como é que surgiu este desafio. “O Conselho Regional do Porto organizou pela primeira vez o primeiro torneio de futsal feminino e encetou contacto com as delegações no sentido de constituirmos equipa. A delegação de imediato decidiu abraçar este repto, envidamos esforços no sentido de contactar as colegas e formamos a equipa. Contrariamente às nossas expectativas, formamos a equipa de forma muito célere e tem sido uma aventura maravilhosa”.
O regulamento prevê que as equipas sejam constituídas por advogadas, advogadas estagiárias da área territorial do Conselho Regional do Porto e por funcionárias do referido conselho.
A adesão das colegas foi imediata, tendo uma equipa constituída por dez elementos.
Quando questionada, pela Viana TV, sobre a permanência da equipa na Delegação de Viana do Castelo, Eliana Afonso acredita que após o término do torneio a prática desta modalidade junto das advogadas de Viana do Castelo, irá ficar segmentado na Delegação assim como poderá ser um mote para a prática de outras modalidades e novos desafios.
João Duarte, presidente da Delegação de Viana do Castelo admite que inicialmente, quando foi lançado este desafio o viram como “uma brincadeira”. Porém, admite que a envolvência das colegas “foi ganhando um empenho e uma seriedade que nunca imaginei que tal viesse a acontecer”. “A equipa das colegas é uma equipa maravilhosa e muito empenhada”, exprimiu.
“Evidentemente que a vida de advogado muitas vezes tem constrangimentos de trabalho que não permitem estar tão disponíveis como gostariam de estar, mas o facto é que sempre que podem comparecem e estão a levar isto muito a sério”, sustentou o presidente da Delegação de Viana.
O responsável admitiu ainda que “isto vai ser o início de qualquer coisa” porque a ideia não é que com o término do torneio a equipa pare e pelo feedback das atletas advogadas a ideia passa por continuar. “De certeza absoluta que para o ano a Delegação de Viana do Castelo vai ter uma equipa de futsal feminina, muito mais treinada e preparada para eventuais desafios que se venham a colocar”, afirmou.
A constituição desta equipa deve-se a um conjunto de apoios e “boas vontades” por parte de colegas advogados no apoio à aquisição de equipamentos, à Associação de Futebol de Viana do Castelo na entrega de bolas e equipamentos de treino e à Câmara Municipal de Viana do Castelo na disponibilização de recintos para a realização de treinos.
Este apoio já chamou a atenção da Delegação de Guimarães da Ordem dos Advogados, que comentaram que as colegas vinham “muito bem equipadas”. “Temos atletas, bem equipadas, cheias de vontade e de certeza absoluta que vão trazer alguma taça com elas no final do Torneio” garantiu o presidente da Delegação de Viana do Castelo da Ordem dos Advogados.
Para João Duarte é arriscado afirmar e garantir que a equipa de advogadas de Viana do Castelo vai vencer o Torneio. Contudo, admite que se existir uma Taça de FairPlay ou de simpatia é justo que seja entregue às vianenses.
Este tipo de iniciativas é importante porque cimenta e promove o convívio de advogadas e desafia as profissionais de justiça a “movimentarem-se” trazendo-lhes benefícios físicos e mentais.
Bruna Monteiro, também advogada e atleta federada de futsal, é a treinadora da equipa de futsal de advogadas, visto que não podia competir. A advogada admite que no início foi complicado porque os elementos que constituem a equipa feminina “nunca tinham jogado à bola”. A um mês de treinos a treinadora garante que já se nota uma evolução enorme em todas as atletas que se caracterizam pela “garra” e pela “vontade de aprender”.
A advogada que desempenha funções enquanto treinadora, reitera a opinião do presidente da Delegação e garante que “com o passar do tempo, vai surgir algo ainda mais bonito do que aquilo que nós já temos, porque acho mesmo que elas não vão largar isto e que vão continuar a treinar”.
Bruna recorda que no primeiro jogo, frente à Delegação de Guimarães no passado sábado dia 23 de março, a equipa vianense ganhou (0-3) e que foi um conquista muito importante. “Entrar num torneio em que nunca jogaram à bola e começar com uma derrota iria ser um bocadinho complicado até para gerir emoções…” contudo a equipa de Viana do Castelo conseguiu uma vitória que acredita ter sido “merecida e justa”.
“Eu só perspetivo daqui para a frente vitórias com elas, tenho a certeza que elas vão entrar no próximo jogo, como entraram neste, com muito vontade de ganhar. Eu tenho a certeza de que se não conseguirmos ganhar o torneio vamos ficar muito bem classificadas, disso não tenho dúvidas nenhumas!” assegurou.
A treinadora admitiu ainda que inicialmente pensou que após o primeiro treino as colegas acabariam por desistir, o que não aconteceu, e que com o tempo têm vindo a ganhar o gosto pela modalidade que ficará sedimentada em Viana do Castelo, lançando o convite às restantes colegas da Comarca.
“Espero que as restantes advogadas aqui da Comarca, que vejam o exemplo delas, que nunca tocaram numa bola, que não tiveram medo de cá vir…e espero que atraia cada vez mais advogadas”.

O advogado Luís Louro, a ocupar o cargo de “Team Manager”, recorda que outrora a Delegação já tinha tido uma equipa masculina de futsal e como já tinha participado nos torneios masculinos de futsal do conselho regional surgiu o convite, auxiliando as atletas nas inscrições assim como a treinadora.
“Como a treinadora é jogadora, não vai poder estar em todos os jogos, pelo menos um ou dois, eu fiquei a ajudar a treinar porque se for preciso num dia ter que orientar a equipa, também tenho de saber como é que elas jogam, como é que treinam, como é que se movimentam”, contou.
Quando questionado sobre a prestação das colegas, o “Team Manager” repete o que a treinadora, Bruna Monteiro, referiu no último jogo, após a avaliação da prestação do mesmo: “Elas nunca mais vão deixar de jogar futebol!” citando que “é fácil corrigi-las” criando envolvência das intervenientes que inicialmente viam “a bola quadrada…e que neste momento já é redonda”.
O treino terminou, como não poderia deixar de ser, com o grito de equipa: “Viana! Viana! Viana! Ganhar! Ganhar! Ganhar!”
O próximo jogo (3º jornada) está agendado para o dia 6 de abril, às 10h30, no Pavilhão Monte da Ola, em frente à Delegação de Barcelos, seguindo ainda e no mesmo pavilhão o jogo frente à Delegação de Guimarães no dia 20 de abril também às 10h30.
A 5º jornada é disputada em Barcelos no dia 27 de abril na Escola Secundária de Barcelinhos, com horário ainda por definir.
Reveja aqui a reportagem da Viana TV:
A AF Viana do Castelo realizou uma cerimónia de reconhecimento dedicada a clubes, dirigentes e personalidades que têm contribuído de forma exemplar para o crescimento e sucesso do futebol distrital.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Centro de Mar, promove entre 8 e 16 de novembro a XI Semana do Mar, iniciativa que assinala o Dia Nacional do Mar e que transforma a cidade num ponto de encontro entre arte, ciência, educação e património marítimo.
Valença associa-se às comemorações do Dia Mundial do Enoturismo no próximo domingo, 9 de novembro, com iniciativas que permitem aos visitantes conhecer de perto a riqueza vínica do concelho.
Ponte de Lima acolhe, de 24 a 28 de novembro, a II Semana da Ciência, uma iniciativa que destaca o talento limiano nas mais diversas áreas do conhecimento. O evento inclui palestras, mesas-redondas, tertúlias e workshops, dirigidos tanto ao público escolar como à comunidade em geral.
Viana do Castelo será, nos dias 6 e 7 de novembro de 2025, o palco do 20º Encontro Internacional das Artes, organizado pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC). Sob o tema “Fronteiras (in)Visíveis: A arte como território livre de expressão e encontro”, o evento celebra duas décadas de diálogo entre artistas, públicos e territórios.
O cancro do intestino – ou seja, do cólon e reto (CCR) – é uma das doenças oncológicas mais comuns e uma das principais causas de morte por cancro em todo o mundo. Em Portugal, é o cancro mais frequente e o segundo cancro mais mortal, sendo responsável por cerca de 12 mortes por dia. Apesar destes números alarmantes, o CCR é também um dos tipos de cancro mais preveníveis e tratáveis, sobretudo quando detetado precocemente.
O SC Vianense não conseguiu ir além de um empate sem golos (0-0) diante do Vilaverdense, em partida disputada, este domingo, no Estádio Dr. José de Matos, a contar para a 8.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.