Logo
Desporto

Adruzilo Lopes voltou a ganhar Rali de Viana do Castelo

12 Novembro, 2023 | 20:13
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

Depois de conquistado o título Promo de Ralis há uma mês, Adruzilo Lopes navegado por Vitor Hugo rubricou em Viana do Castelo uma atuação de altíssimo nível e levou o Mitsubishi Lancer Evo X ao triunfo na prova do Clube Automóvel de Santo Tirso que conta com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Com troços bastante traiçoeiros, mas ainda assim menos do que o esperado graças ao intervalo que a chuva deu à prova durante o dia de sábado, Adruzilo bateu-se com adversários melhor equipados. Apesar de uma penalização de 10 segundos por falsa partida na primeira classificativa do dia e de alguns problemas ao final da manhã no Mitsubishi, Adruzilo chegou à entrada da última classificativa a apenas 1,8s do Ford Fiesta R5 de André Cabeças e Bino Santos num final emocionante.

Nesse o último troço o então líder viu um pneu descolar da jante com o consequente furo e quase um minuto perdido nos 8,1km do troço de “Outeiro 2”. Estava encontrado o vencedor do 11º Rali de Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto 2023. À vitória na geral, Adruzilo Lopes somou o triunfo no Campeonato Promo de Ralis nacional e no Campeonato Promo Norte de Ralis

Marco Oliveira / Ricardo Sousa levaram o VW Polo N5 ao 2º posto a 13seg do vencedor, tendo liderado uma grande parte da prova mas sofrendo alguns problemas no carro na parte final do rali. Ernesto Cunha / Rui Raimundo estiveram em Viana do Castelo a estrear-se com o Citroen C3 Rally2 que utilizarão no Campeonato de Portugal de Ralis de 2024, e com o objetivo de chegar ao final e adaptar-se ao carro francês ocuparam o degrau mais baixo do pódio da geral a 43,5s do vencedor.

André Cabeças acabou por ter de se contentar com o 4º posto a 53,2s, e viu também adiada a possibilidade de conseguir a primeira vitória ao volante do Fiesta R5, ele que no passado já venceu por duas vezes o Rali de Viana do Castelo em 2018 e 2019 quando o lisboeta corria de Mitsubishi Lancer. Tiago Silva também esteve a estrear um novo carro em Viana, um Ford Fiesta R5, acabando o piloto, que teve Pedro Alves no banco do lado direito, por se posicionar no 5º posto da geral a 1m26,2s.

Vitória entre os GT para Jorge Perez e Unai Conde no Porsche 991 GT3 que ficou no 6º lugar da geral, depois de uma prova emocionante para o piloto espanhol que homenageou o seu irmão Angel Perez recentemente falecido, o qual tinha sido em Viana que tinha disputado o seu último rali no ano passado. Apesar deste triunfo entre os GT o título acabou por ficar nas mãos de Paulo Carvalheiro e Dércio Carvalheiro que completaram o rali no 24º lugar da geral.

Com o 7º lugar da geral e a vencer a classificação do Campeonato Start Norte de Ralis Jorge Carvalho e Fábio Reis no Peugeot 208 R2 deram o passo decisivo para o título do campeonato que ficou decidido este fim de semana. Mário Barbosa regressou aos ralis acompanhado por Valter Cardoso e selou o 8º lugar com o Citroen Saxo Kit Car.

Nuno Mateus e Francisca Mateus além do 9º lugar conseguido com o Mitsubishi Lancer Evo VI ainda foram os melhores dos Clássicos, um resultado que permitiu à dupla da Bairrada garantir o título do Campeonato de Portugal de Clássicos Ralis de 2023, o segundo título na carreira de Mateus. A fechar o “top ten” ficou Rui Borges com o Citroen C3 N5 a dar alguns problemas e que foi navegado por Luís Ribeiro. Com este resultado ascenderam à liderança do Campeonato Promo Norte de Ralis quando falta disputar apenas uma prova.

No que respeita ao FPAK Junior Team Pedro Pereira e João Aguiar dominaram a classificação particular desta competição, vencendo e conseguindo ainda registar o melhor tempo em sete dos nove classificativas do rali, o que somando os pontos da vitória e os pontos de vitórias em classificativas lhes deu o triunfo final neste troféu promovido pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting. Com este triunfo terão como prémio um carro da categoria Rally5 a disposição para disputar o Campeonato de Portugal de Ralis de 2024.

E terminou assim a edição de 2023 do Rali de Viana do Castelo, com títulos entregues e uma prova que teve bastante muito a assistir apesar do mau tempo que na maioria do dia de Sábado se ficou pelas ameaças.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 11 Fevereiro, 2026

Raúl Curva assume comando distrital da PSP em Viana do Castelo

O superintendente Raúl Jorge Caetano Curva vai assumir, a partir de quinta-feira, o cargo de comandante distrital da Polícia de Segurança Pública (PSP) em Viana do Castelo, por um período de três anos, anunciou a PSP.

Desporto 11 Fevereiro, 2026

Mariana Marques convocada para a Seleção Nacional de Futsal Feminino

Mariana Marques, atleta do Santa Luzia FC, foi convocada para a Seleção Nacional A feminina de futsal e estará em ação nos dois jogos frente à Finlândia, nos dias 17 e 18 de fevereiro, no Centro Multiusos de Lamego.

Nacional 11 Fevereiro, 2026

Ministra da Administração Interna pede demissão e Primeiro-Ministro assume funções interinamente

A ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, apresentou a sua demissão, que foi aceite pelo Presidente da República.

Nacional 11 Fevereiro, 2026

Chuva forte mantém distritos do Norte e Centro sob aviso laranja esta quarta-feira

Nove distritos das regiões Norte e Centro de Portugal continental, incluindo Viana do Castelo, estarão esta quarta-feira sob aviso laranja devido à previsão de chuva persistente e por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Regional 11 Fevereiro, 2026

Três desalojados após novo deslizamento de terras em Ponte da Barca

Três pessoas foram retiradas preventivamente de uma habitação na freguesia de Nogueira, em Ponte da Barca, na sequência de um segundo deslizamento de terras registado esta terça-feira, confirmou a Proteção Civil.

Regional 11 Fevereiro, 2026

Ponte da Barca: Derrocada obriga retirada preventiva de 20 pessoas

Um deslizamento de terras ocorrido na União de Freguesias de Castro, Ruivos e Grovelas obrigou à retirada preventiva de 20 pessoas das suas habitações, após uma derrocada considerada “forte” ter destruído parcialmente uma casa e soterrado um veículo ligeiro. Não há registo de vítimas ou feridos.

Regional 10 Fevereiro, 2026

Mau tempo trava pesca da lampreia no Minho

As condições meteorológicas adversas estão a dificultar a captura de lampreia nos rios Minho e Lima, afetando a atividade de cerca de duas centenas de embarcações e colocando em risco o rendimento anual de muitos pescadores da região.