Depois de conquistado o título Promo de Ralis há uma mês, Adruzilo Lopes navegado por Vitor Hugo rubricou em Viana do Castelo uma atuação de altíssimo nível e levou o Mitsubishi Lancer Evo X ao triunfo na prova do Clube Automóvel de Santo Tirso que conta com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Com troços bastante traiçoeiros, mas ainda assim menos do que o esperado graças ao intervalo que a chuva deu à prova durante o dia de sábado, Adruzilo bateu-se com adversários melhor equipados. Apesar de uma penalização de 10 segundos por falsa partida na primeira classificativa do dia e de alguns problemas ao final da manhã no Mitsubishi, Adruzilo chegou à entrada da última classificativa a apenas 1,8s do Ford Fiesta R5 de André Cabeças e Bino Santos num final emocionante.
Nesse o último troço o então líder viu um pneu descolar da jante com o consequente furo e quase um minuto perdido nos 8,1km do troço de “Outeiro 2”. Estava encontrado o vencedor do 11º Rali de Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto 2023. À vitória na geral, Adruzilo Lopes somou o triunfo no Campeonato Promo de Ralis nacional e no Campeonato Promo Norte de Ralis
Marco Oliveira / Ricardo Sousa levaram o VW Polo N5 ao 2º posto a 13seg do vencedor, tendo liderado uma grande parte da prova mas sofrendo alguns problemas no carro na parte final do rali. Ernesto Cunha / Rui Raimundo estiveram em Viana do Castelo a estrear-se com o Citroen C3 Rally2 que utilizarão no Campeonato de Portugal de Ralis de 2024, e com o objetivo de chegar ao final e adaptar-se ao carro francês ocuparam o degrau mais baixo do pódio da geral a 43,5s do vencedor.
André Cabeças acabou por ter de se contentar com o 4º posto a 53,2s, e viu também adiada a possibilidade de conseguir a primeira vitória ao volante do Fiesta R5, ele que no passado já venceu por duas vezes o Rali de Viana do Castelo em 2018 e 2019 quando o lisboeta corria de Mitsubishi Lancer. Tiago Silva também esteve a estrear um novo carro em Viana, um Ford Fiesta R5, acabando o piloto, que teve Pedro Alves no banco do lado direito, por se posicionar no 5º posto da geral a 1m26,2s.
Vitória entre os GT para Jorge Perez e Unai Conde no Porsche 991 GT3 que ficou no 6º lugar da geral, depois de uma prova emocionante para o piloto espanhol que homenageou o seu irmão Angel Perez recentemente falecido, o qual tinha sido em Viana que tinha disputado o seu último rali no ano passado. Apesar deste triunfo entre os GT o título acabou por ficar nas mãos de Paulo Carvalheiro e Dércio Carvalheiro que completaram o rali no 24º lugar da geral.
Com o 7º lugar da geral e a vencer a classificação do Campeonato Start Norte de Ralis Jorge Carvalho e Fábio Reis no Peugeot 208 R2 deram o passo decisivo para o título do campeonato que ficou decidido este fim de semana. Mário Barbosa regressou aos ralis acompanhado por Valter Cardoso e selou o 8º lugar com o Citroen Saxo Kit Car.
Nuno Mateus e Francisca Mateus além do 9º lugar conseguido com o Mitsubishi Lancer Evo VI ainda foram os melhores dos Clássicos, um resultado que permitiu à dupla da Bairrada garantir o título do Campeonato de Portugal de Clássicos Ralis de 2023, o segundo título na carreira de Mateus. A fechar o “top ten” ficou Rui Borges com o Citroen C3 N5 a dar alguns problemas e que foi navegado por Luís Ribeiro. Com este resultado ascenderam à liderança do Campeonato Promo Norte de Ralis quando falta disputar apenas uma prova.
No que respeita ao FPAK Junior Team Pedro Pereira e João Aguiar dominaram a classificação particular desta competição, vencendo e conseguindo ainda registar o melhor tempo em sete dos nove classificativas do rali, o que somando os pontos da vitória e os pontos de vitórias em classificativas lhes deu o triunfo final neste troféu promovido pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting. Com este triunfo terão como prémio um carro da categoria Rally5 a disposição para disputar o Campeonato de Portugal de Ralis de 2024.
E terminou assim a edição de 2023 do Rali de Viana do Castelo, com títulos entregues e uma prova que teve bastante muito a assistir apesar do mau tempo que na maioria do dia de Sábado se ficou pelas ameaças.
Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.
Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.
Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.
Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).
A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.
A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.