Logo
Regional

“Acelerar o Norte” continua a sensibilizar e apresenta projeto à comunidade empresarial em Viana do Castelo

17 Maio, 2024 | 9:55
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

A CCP, a AEP, a AHRESP e a ACEPI, em parceria com a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo, apresentam, no dia 20 de maio, à comunidade empresarial da região, o Acelerar o Norte, um projeto que apoia os empresários do Norte de Portugal dos setores do comércio, serviços pessoais e da restauração e similares.

O encontro, que acontece na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo e se insere no Roadshow para a Digitalização do Norte, tem como objetivo mostrar que a digitalização é para todos os negócios, desde o maior ao mais pequeno. O programa da sessão conta com a apresentação do projeto Acelerar o Norte e de casos de sucesso de empresas que investiram na mudança e descobriram o potencial da digitalização para garantir o futuro dos seus pequenos negócios.

Para as quatro entidades que formam o consórcio que gere o Acelerar o Norte, não podemos esquecer que, em 2023, o número de portugueses que fez compras online duplicou. 60% da população contribuiu para os cerca de dez mil milhões de euros gastos na aquisição de produtos ou serviços através da internet. Números que, por si só, justificam a importância da existência deste projeto para a comunidade empresarial da região Norte.

Link inscrição: https://forms.gle/cQvtFigEJNuS8H7N6

Programa (Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, Sala Couto Viana):

15h30 – Boas Vindas
Manuel Cunha Júnior, Presidente da Associação Empresarial de Viana do Castelo

15h45 – Projeto Acelerar o Norte
Nuno Camilo, Diretor do Projeto

16h00 – Transição digital: ferramentas de gestão
Germano Pinto, Especialista na área

16h40 – O meu negócio: digitalizar rima com ganhar
Lino Rodrigues, Diretor de Marketing da Casa Peixoto
Patrícia Martins, CEO da CANEVI
Kikas Costa, Sócia-gerente da Ourivesaria D´PRATA
Germano Pinto, Especialista na área
Moderador: Duarte Vaz, CEO da ATLANSE

17h10 – E a seguir, qual o caminho? Perguntas e respostas
Francisco Salgueirinho Moreira, Gestor Territorial e de Capacitação do Projeto

17h30 – Encerramento
Ricardo Rego, Vereador da Câmara Municipal de Viana do Castelo

Acelerar o Norte:
A CCP, a AEP, a AHRESP e a ACEPI criaram um consórcio para capacitar as empresas do Norte de Portugal, dos setores do comércio, serviços pessoais e da restauração e similares, para a economia digital.

Com o projeto Acelerar o Norte, apresentado em outubro do ano passado, na Exponor, o objetivo é aumentar a competitividade do tecido económico local e projetar o Norte em direção ao futuro digital.

O projeto, que estima abranger mais de 50 mil comerciantes, empresários e colaboradores de micro, pequenas e médias empresas das oito sub-regiões do Norte do Portugal, tem um investimento de 19 milhões de euros e a duração de dois anos.

Através de parcerias com associações locais (Alto Minho, Cávado, Ave, Alto Tâmega, Área Metropolitana do Porto, Tâmega e Sousa, Douro e Terras de Trás-os-Montes), o Acelerar o Norte vai apoiar e orientar negócios de proximidade com a criação de 16 Aceleradoras de Comércio Digital.

Para facilitar a adoção de estratégias e soluções digitais, que permitam às empresas atrair novos clientes, alcançar mais vendas e simplificar processos, o Acelerar o Norte vai disponibilizar, gratuitamente, ferramentas para avaliar o nível de maturidade digital do negócio, prestar apoio na elaboração de planos de transição digital, disponibilizar vouchers até 2 mil euros para acesso a serviços de transição digital e promover sessões de informação.

O projeto Acelerar o Norte é desenvolvido pela Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), e copromovido pela AEP – Associação Empresarial de Portugal, pela AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e pela ACEPI – Associação da Economia Digital e financiado pela União Europeia, no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência e do NextGenerationEu, na Componente 16 – Empresas 4.0, e aprovado na sequência da publicação do Aviso N.º 04/C16-102/2022 – Aceleradoras de Comércio Digital.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 29 Janeiro, 2026

Comissão Municipal de Trânsito debate obras e mobilidade em Viana do Castelo

A Comissão Municipal de Trânsito reuniu-se no Centro Municipal da Proteção Civil, com o objetivo de promover a articulação e cooperação entre diversas entidades na resolução das questões relacionadas com o trânsito no concelho.

Regional 29 Janeiro, 2026

Caminha lança campanha solidária “Operação Nariz Vermelho”

A Câmara Municipal de Caminha, em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho, lançou a campanha solidária Operação Nariz Vermelho, com o objetivo de mobilizar a comunidade em torno de gestos de solidariedade.

Nacional 29 Janeiro, 2026

Eva Santos torna-se primeira mulher Cabo-Mor do Comando de Viana do Castelo

A Cabo Eva Santos entrou para a história do Comando Territorial de Viana do Castelo ao tornar-se a primeira mulher a alcançar o posto de Cabo-Mor, o nível mais elevado da categoria de Guardas da GNR neste distrito.

Cultura 29 Janeiro, 2026

Associação Sócio Cultural de Moradores da Abelheira canta as Janeiras na Câmara de Viana

A Associação Sócio Cultural de Moradores do Núcleo Habitacional da Abelheira esteve na Câmara Municipal de Viana do Castelo, onde deu voz à tradição das janeiras, levando música, alegria e votos de um Feliz 2026 ao executivo municipal.

Regional 29 Janeiro, 2026

Viana do Castelo abre concurso para atribuição de 32 habitações sociais

A Câmara Municipal de Viana do Castelo abriu um concurso para a atribuição de 32 habitações sociais, em regime de arrendamento apoiado, distribuídas pelas freguesias de Alvarães, Areosa, Barroselas e Darque. O período de apresentação de candidaturas decorre entre 2 e 27 de fevereiro de 2026.

Desporto 29 Janeiro, 2026

Juventude Viana manifesta solidariedade com o SC Marinhense após destruição do pavilhão

A Juventude Viana manifestou publicamente a sua total solidariedade e apoio ao Sporting Clube Marinhense, na sequência da destruição do Pavilhão da Embra, na Marinha Grande, provocada pela passagem da Depressão Kristin.

Regional 29 Janeiro, 2026

GNR de Viana do Castelo promove sessão sobre prevenção do suicídio e saúde mental

O Comando Territorial da GNR em Viana do Castelo acolheu uma apresentação dedicada à prevenção do suicídio e à promoção da saúde mental, organizada pelo Centro Clínico da GNR.