No âmbito das comemorações do seu 15.º aniversário, a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) lança a ação “De Volta à Escola”, que beneficiará cerca de 6 mil alunos da região. Esta ação inovadora consiste na oferta de um lápis infinito aos estudantes do 4.º, 6.º e 9.º anos dos agrupamentos de escolas do Alto Minho, promovendo práticas sustentáveis e uma maior consciência ambiental entre as crianças e jovens.
“Esta ação terá um impacto direto em milhares de jovens, educando e sensibilizando para práticas mais sustentáveis desde cedo. A CIM Alto Minho acredita que, ao incutir estes valores nas novas gerações, está a contribuir para um futuro mais consciente e responsável”, destaca Manoel Batista, presidente da CIM Alto Minho.
A ação “De Volta à Escola” é mais do que uma simples celebração. Com o lema “CIM Alto Minho – 15 anos de trabalho no território e para o território”, a CIM reforça o seu compromisso com a sustentabilidade e a educação ambiental. O lápis infinito, símbolo desta campanha, é uma ferramenta que representa um compromisso ecológico, permitindo escrever por um longo período sem necessidade de substituição frequente, alinhando-se assim com a filosofia de redução de desperdício e de preservação do meio ambiente.
Serão ainda oferecidos livros às bibliotecas escolares, nomeadamente “Biofilia”, “Energia por miúdos para graúdos”, “Flora e as Alterações Climáticas”, “Flora a carta mais importante do mundo”, “Paisagens, Espécies, Histórias – Caderno Professores” e “INFORISK”.

A CIM Alto Minho iniciou em outubro de 2023 a celebração dos seus 15 anos, com uma série de iniciativas contínuas, mensais, que se estenderão até outubro de 2024. Estas ações visam destacar a missão da CIM e o impacto positivo das suas intervenções nos concelhos do Alto Minho, reforçando o seu papel crucial na defesa e promoção dos interesses do território.
A CIM Alto Minho foi constituída a 15 de outubro de 2008, englobando os municípios que correspondem à Unidade Territorial Estatística de Nível III (NUT III) do Alto Minho: Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte do Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.
A 6.ª edição da exposição Presépios de Artesanato promete ser um dos grandes destaques do evento “Viana Coração do Natal”, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, no centro histórico de Viana do Castelo.
Com a chegada do inverno, os donos de cães enfrentam a questão: como manter os animais quentes, confortáveis e seguros?