No âmbito das comemorações do seu 15.º aniversário, a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) lança a ação “De Volta à Escola”, que beneficiará cerca de 6 mil alunos da região. Esta ação inovadora consiste na oferta de um lápis infinito aos estudantes do 4.º, 6.º e 9.º anos dos agrupamentos de escolas do Alto Minho, promovendo práticas sustentáveis e uma maior consciência ambiental entre as crianças e jovens.
“Esta ação terá um impacto direto em milhares de jovens, educando e sensibilizando para práticas mais sustentáveis desde cedo. A CIM Alto Minho acredita que, ao incutir estes valores nas novas gerações, está a contribuir para um futuro mais consciente e responsável”, destaca Manoel Batista, presidente da CIM Alto Minho.
A ação “De Volta à Escola” é mais do que uma simples celebração. Com o lema “CIM Alto Minho – 15 anos de trabalho no território e para o território”, a CIM reforça o seu compromisso com a sustentabilidade e a educação ambiental. O lápis infinito, símbolo desta campanha, é uma ferramenta que representa um compromisso ecológico, permitindo escrever por um longo período sem necessidade de substituição frequente, alinhando-se assim com a filosofia de redução de desperdício e de preservação do meio ambiente.
Serão ainda oferecidos livros às bibliotecas escolares, nomeadamente “Biofilia”, “Energia por miúdos para graúdos”, “Flora e as Alterações Climáticas”, “Flora a carta mais importante do mundo”, “Paisagens, Espécies, Histórias – Caderno Professores” e “INFORISK”.

A CIM Alto Minho iniciou em outubro de 2023 a celebração dos seus 15 anos, com uma série de iniciativas contínuas, mensais, que se estenderão até outubro de 2024. Estas ações visam destacar a missão da CIM e o impacto positivo das suas intervenções nos concelhos do Alto Minho, reforçando o seu papel crucial na defesa e promoção dos interesses do território.
A CIM Alto Minho foi constituída a 15 de outubro de 2008, englobando os municípios que correspondem à Unidade Territorial Estatística de Nível III (NUT III) do Alto Minho: Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte do Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.
A construção da nova ponte que vai ligar a Estrada Nacional 203, em Deocriste, à EN 202, em Nogueira, Viana do Castelo, entrou numa fase decisiva com o início da betonagem da estrutura. O avanço dos trabalhos assinala mais um marco numa obra considerada estratégica para a mobilidade e o desenvolvimento da região.
O Sport Clube Vianense volta a entrar em campo este domingo para defrontar o Desportivo de Monção, em jogo referente à 12.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A. A partida tem início marcado para as 15h00, no Estádio Dr. José de Matos.
O Santa Luzia FC não conseguiu evitar a derrota no regresso à fase regular da Liga Placard de Futsal Feminino, mas deixou uma exibição positiva frente a um adversário de elevado nível. Em jogo da 10.ª jornada, realizado este sábado no Pavilhão José Natário, a equipa de Viana do Castelo perdeu (0-6) diante do Nun’Álvares, formação de Fafe que apresentou um plantel recheado de experiência internacional.
O XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que decorre este fim de semana em Viana do Castelo, elegeu Pedro Pimpão, presidente da Câmara Municipal de Pombal, como novo presidente da associação, sucedendo a Luísa Salgueiro.
Ângela Pereira, 23 anos, natural de Afife, Viana do Castelo, ganhou nova esperança no combate à leucemia após o seu apelo nas redes sociais se tornar viral. A jovem, que enfrenta um prognóstico reservado devido a um aspergiloma — infeção fúngica rara e de difícil tratamento — recebeu agora atenção de especialistas internacionais.
Os Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez passaram a dispor de uma nova Viatura Urbana de Combate a Incêndios (VUCI) de última geração, reforçando de forma significativa a capacidade de resposta operacional num concelho exigente do ponto de vista territorial e rico em património natural.
A Amnistia Internacional divulgou um conjunto de alertas sobre graves violações de direitos humanos em diferentes partes do mundo, destacando situações críticas no Sudão, Hong Kong, Faixa de Gaza, Sul da Ásia e Ucrânia.