No âmbito das comemorações do seu 15.º aniversário, a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) lança a ação “De Volta à Escola”, que beneficiará cerca de 6 mil alunos da região. Esta ação inovadora consiste na oferta de um lápis infinito aos estudantes do 4.º, 6.º e 9.º anos dos agrupamentos de escolas do Alto Minho, promovendo práticas sustentáveis e uma maior consciência ambiental entre as crianças e jovens.
“Esta ação terá um impacto direto em milhares de jovens, educando e sensibilizando para práticas mais sustentáveis desde cedo. A CIM Alto Minho acredita que, ao incutir estes valores nas novas gerações, está a contribuir para um futuro mais consciente e responsável”, destaca Manoel Batista, presidente da CIM Alto Minho.
A ação “De Volta à Escola” é mais do que uma simples celebração. Com o lema “CIM Alto Minho – 15 anos de trabalho no território e para o território”, a CIM reforça o seu compromisso com a sustentabilidade e a educação ambiental. O lápis infinito, símbolo desta campanha, é uma ferramenta que representa um compromisso ecológico, permitindo escrever por um longo período sem necessidade de substituição frequente, alinhando-se assim com a filosofia de redução de desperdício e de preservação do meio ambiente.
Serão ainda oferecidos livros às bibliotecas escolares, nomeadamente “Biofilia”, “Energia por miúdos para graúdos”, “Flora e as Alterações Climáticas”, “Flora a carta mais importante do mundo”, “Paisagens, Espécies, Histórias – Caderno Professores” e “INFORISK”.

A CIM Alto Minho iniciou em outubro de 2023 a celebração dos seus 15 anos, com uma série de iniciativas contínuas, mensais, que se estenderão até outubro de 2024. Estas ações visam destacar a missão da CIM e o impacto positivo das suas intervenções nos concelhos do Alto Minho, reforçando o seu papel crucial na defesa e promoção dos interesses do território.
A CIM Alto Minho foi constituída a 15 de outubro de 2008, englobando os municípios que correspondem à Unidade Territorial Estatística de Nível III (NUT III) do Alto Minho: Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte do Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.
A GNR de Viana do Castelo realizou, entre 1 e 7 de dezembro, operações de prevenção criminal e fiscalização rodoviária, que resultaram em 17 detenções, incluindo 13 por condução sob efeito de álcool e uma por tráfico de droga.
O Benfica reforçou esta quarta-feira a sua candidatura ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao bater na Luz o campeão italiano Nápoles por claros 2-0, somando a segunda vitória consecutiva na fase de liga.
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.