51 atividades, em prol da música e da cultura valenciana, vão asssinalar os dez anos da Academia de Música Fortaleza de Valença (AMFV). A iniciativa acontece de 25 a 30 de junho, na escola sede da academia, e é gratuita.
Entre as iniciativas previstas estão concertos, workshops, teatro, oficinas e seminários. Ao longo do evento, as esplanadas abrem, a partir das 19h30, nas áreas envolventes à escola sede da academia, com os mais diversos petiscos regionais. A partir das 21h30 seguem-se os concertos.
A programação inicia na próxima terça-feira, 25 de junho, pelas 10h00, com um “jogo teatral”, segue-se, pelas 12h00, o “Ensemble de Clarinetes, Oficina de Metais e Oficina de Madeiras” e, pelas 17h00, acontecem as “Atividades Desportivas”. A partir das 18h30, segue-se a “Filarmónica Juvenil” e, às 21h30, acontecem os “Concertos: Duo de Flautas e Piano, Trio e Duo de Trombones, Ensemble de Clarinetes e Filarmónica Juvenil AMFV”.
O dia seguinte, 26 de junho, inicia pela 10h30 com o “Hosepipe Horn” e com o “Workshop de Composição”. Pelas 14h30, as atividades continuam com um “Seminário de Orquestração e visita a um estúdio de gravação” e com um “Ensemble de Cordas, Ensemble de Sopros, Octeto de Monção, Ensemble Vale do Mouro, Coro Vale do Mouro, Ensemble de Guitarras, Duo de Trompas, Duo de Saxofones, Duo de Piano e Saxofone e Octeto de Sopros”. Às 17h00 seguem-se as atividades desportivas e às 21h30 o “Concerto Ensembles AMFV”.
Na quinta-feira, 27 de junho, a programação começa pelas 10h00 com a “Caça ao Tesouro, workshop de improvisação e hosepipe horn”. Na parte de tarde, seguem-se o “Workshop de improvisação, coros do 1º e 2º graus, o conto das três árvores, manutenção do trompete” e o “Hosepipe Horn” , pelas 14h30. Às 18h00 acontece a “Apresentação O Conto das três Árvores” e, pelas 21h30, o “Concerto dos coros do 1º e 2º graus e projeção musical ‘Selva de Lata'”.
Recorde aqui a reportagem da Viana TV ao projeto “Selva de Lata”:
“Ensaios com piano, Ensemble de saxofones, Quinteto de Jazz” abrem a programação de sexta-feira, pelas 14h30. Prosseguem-se as atividades desportivas pelas 17h00, o “Concerto Ensemble de Saxofones Quinteto de Jazz”, pelas 19h30 e o “Concerto Piano a 4 Mãos Curso Secundário”, pelas 21h30.
O fim de semana, 29 e 30 de junho, inicia no sábado, pelas 17h30, com o “Duo de Guitarras, Fora da Pauta e Vocalis Contrasta” e no domingo, pelo mesmo horário, com a “Orquestra de Cordas iniciação e Sons do Jazz”. Pelas 21h30, seguem-se novamente concertos. No dia 29, a cargo do “Duo de Guitarras, Fora da Pauta e Vocalis Contrasta” e, no dia 30, a cargo da “Orquestra de Cordas e Sons do Jazz”.

A AMFV é um estabelecimento de ensino especializado da música, integrado no Ensino Particular e Cooperativo, homologada pelo Ministério da Educação e Ciência em 21 de setembro de 2014.
As obras na Ponte Eiffel, em Viana do Castelo, vão estar suspensas a partir da noite desta quinta-feira, informou a Infraestruturas de Portugal. Com esta interrupção temporária dos trabalhos, não será efetuado o previsto corte de trânsito na travessia.
O Centro de Estudos Regionais (CER) promove, no próximo dia 19 de fevereiro, quinta-feira, a sexta conversa da 3.ª temporada do ciclo EntardeCER. A iniciativa terá lugar no AP Dona Aninhas – Boutique Hotel, em Viana do Castelo, parceiro do projeto, com início marcado para as 17h30.
Valença recebe este sábado, dia 14 de fevereiro, a sessão de sensibilização ambiental “Plantas Invasoras”, às 9h30, nas instalações da CIM Alto Minho, na avenida Miguel Dantas.
Uma tentativa de assalto à Capela de Nossa Senhora da Graça, localizada na Rua João Costa e Silva, em Lanhelas, provocou danos materiais ao edifício durante a tarde desta quinta-feira, confirmou a Junta de Freguesia.
A Serra d’Arga, no Alto Minho, passa a beneficiar, a partir de hoje, de um regime jurídico de proteção ambiental como Zona de Especial Conservação (ZEC), após a conclusão do processo de classificação iniciado em 2017. A medida está publicada no Diário da República através do decreto-lei 36/2026.
Deputados do Partido Socialista alertam para o risco iminente de queda de árvores na freguesia de Lanhelas, concelho de Caminha, e exigem uma intervenção imediata da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Viana do Castelo vai marcar presença na 20ª edição da NAVARTUR – Feira Internacional de Turismo de Navarra, que decorre de 20 a 22 de fevereiro, em Espanha. A participação da cidade reforça a aposta estratégica no mercado ibérico, considerado de elevado potencial económico e com forte interesse por experiências culturais e gastronómicas.