51 atividades, em prol da música e da cultura valenciana, vão asssinalar os dez anos da Academia de Música Fortaleza de Valença (AMFV). A iniciativa acontece de 25 a 30 de junho, na escola sede da academia, e é gratuita.
Entre as iniciativas previstas estão concertos, workshops, teatro, oficinas e seminários. Ao longo do evento, as esplanadas abrem, a partir das 19h30, nas áreas envolventes à escola sede da academia, com os mais diversos petiscos regionais. A partir das 21h30 seguem-se os concertos.
A programação inicia na próxima terça-feira, 25 de junho, pelas 10h00, com um “jogo teatral”, segue-se, pelas 12h00, o “Ensemble de Clarinetes, Oficina de Metais e Oficina de Madeiras” e, pelas 17h00, acontecem as “Atividades Desportivas”. A partir das 18h30, segue-se a “Filarmónica Juvenil” e, às 21h30, acontecem os “Concertos: Duo de Flautas e Piano, Trio e Duo de Trombones, Ensemble de Clarinetes e Filarmónica Juvenil AMFV”.
O dia seguinte, 26 de junho, inicia pela 10h30 com o “Hosepipe Horn” e com o “Workshop de Composição”. Pelas 14h30, as atividades continuam com um “Seminário de Orquestração e visita a um estúdio de gravação” e com um “Ensemble de Cordas, Ensemble de Sopros, Octeto de Monção, Ensemble Vale do Mouro, Coro Vale do Mouro, Ensemble de Guitarras, Duo de Trompas, Duo de Saxofones, Duo de Piano e Saxofone e Octeto de Sopros”. Às 17h00 seguem-se as atividades desportivas e às 21h30 o “Concerto Ensembles AMFV”.
Na quinta-feira, 27 de junho, a programação começa pelas 10h00 com a “Caça ao Tesouro, workshop de improvisação e hosepipe horn”. Na parte de tarde, seguem-se o “Workshop de improvisação, coros do 1º e 2º graus, o conto das três árvores, manutenção do trompete” e o “Hosepipe Horn” , pelas 14h30. Às 18h00 acontece a “Apresentação O Conto das três Árvores” e, pelas 21h30, o “Concerto dos coros do 1º e 2º graus e projeção musical ‘Selva de Lata'”.
Recorde aqui a reportagem da Viana TV ao projeto “Selva de Lata”:
“Ensaios com piano, Ensemble de saxofones, Quinteto de Jazz” abrem a programação de sexta-feira, pelas 14h30. Prosseguem-se as atividades desportivas pelas 17h00, o “Concerto Ensemble de Saxofones Quinteto de Jazz”, pelas 19h30 e o “Concerto Piano a 4 Mãos Curso Secundário”, pelas 21h30.
O fim de semana, 29 e 30 de junho, inicia no sábado, pelas 17h30, com o “Duo de Guitarras, Fora da Pauta e Vocalis Contrasta” e no domingo, pelo mesmo horário, com a “Orquestra de Cordas iniciação e Sons do Jazz”. Pelas 21h30, seguem-se novamente concertos. No dia 29, a cargo do “Duo de Guitarras, Fora da Pauta e Vocalis Contrasta” e, no dia 30, a cargo da “Orquestra de Cordas e Sons do Jazz”.

A AMFV é um estabelecimento de ensino especializado da música, integrado no Ensino Particular e Cooperativo, homologada pelo Ministério da Educação e Ciência em 21 de setembro de 2014.
A VianaCycles assinala este ano 15 anos de atividade, um marco que consolida a empresa de Viana do Castelo como uma referência regional no setor das duas rodas. Criada por dois empreendedores de áreas distintas, a empresa começou por centrar a operação no concelho vianense, mas rapidamente alargou a sua presença para novos territórios, acompanhando as exigências de um mercado em constante evolução.
A cidade de Vigo inaugurou, ao final da tarde deste sábado, a sua emblemática iluminação de Natal, num evento que voltou a atrair milhares de pessoas ao centro urbano — mesmo sob chuva persistente, que não demoveu residentes nem visitantes.
O Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, inaugurou esta segunda-feira, em Alvarães, Viana do Castelo, um conjunto de 32 novas habitações sociais, no âmbito da Estratégia Local de Habitação (ELH) do município. A entrega simbólica das chaves contou também com a presença da Secretária de Estado da Habitação, Patrícia Gonçalves Costa, e do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre.
Viana do Castelo esteve em destaque na Grécia, com a representação da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia num encontro com o Embaixador de Portugal em Atenas, Rui Macieira.
Viana do Castelo recebeu a Ação Bandeira 2025, uma iniciativa promovida pelo Departamento Nacional do Ambiente do Corpo Nacional de Escutas (CNE) em parceria com a Junta Regional de Viana do Castelo e a Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Viana do Castelo, recebe no próximo dia 22 de novembro, às 14h00, a apresentação do livro “Incríveis Pessoas Comuns – Volume II”, no Auditório do Centro Paulo VI, em Darque. A entrada é gratuita.
Cerca de uma centena de alunos do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira, vencedores e participantes premiados na 1.ª edição do Festival de Cinema Escolar “Curtas do Castelo”, realizaram, nos dias 4 e 11 de novembro, uma visita de estudo à cidade do Porto, numa iniciativa oferecida pelo Município de Vila Nova de Cerveira, com o apoio do Agrupamento de Escolas.