51 atividades, em prol da música e da cultura valenciana, vão asssinalar os dez anos da Academia de Música Fortaleza de Valença (AMFV). A iniciativa acontece de 25 a 30 de junho, na escola sede da academia, e é gratuita.
Entre as iniciativas previstas estão concertos, workshops, teatro, oficinas e seminários. Ao longo do evento, as esplanadas abrem, a partir das 19h30, nas áreas envolventes à escola sede da academia, com os mais diversos petiscos regionais. A partir das 21h30 seguem-se os concertos.
A programação inicia na próxima terça-feira, 25 de junho, pelas 10h00, com um “jogo teatral”, segue-se, pelas 12h00, o “Ensemble de Clarinetes, Oficina de Metais e Oficina de Madeiras” e, pelas 17h00, acontecem as “Atividades Desportivas”. A partir das 18h30, segue-se a “Filarmónica Juvenil” e, às 21h30, acontecem os “Concertos: Duo de Flautas e Piano, Trio e Duo de Trombones, Ensemble de Clarinetes e Filarmónica Juvenil AMFV”.
O dia seguinte, 26 de junho, inicia pela 10h30 com o “Hosepipe Horn” e com o “Workshop de Composição”. Pelas 14h30, as atividades continuam com um “Seminário de Orquestração e visita a um estúdio de gravação” e com um “Ensemble de Cordas, Ensemble de Sopros, Octeto de Monção, Ensemble Vale do Mouro, Coro Vale do Mouro, Ensemble de Guitarras, Duo de Trompas, Duo de Saxofones, Duo de Piano e Saxofone e Octeto de Sopros”. Às 17h00 seguem-se as atividades desportivas e às 21h30 o “Concerto Ensembles AMFV”.
Na quinta-feira, 27 de junho, a programação começa pelas 10h00 com a “Caça ao Tesouro, workshop de improvisação e hosepipe horn”. Na parte de tarde, seguem-se o “Workshop de improvisação, coros do 1º e 2º graus, o conto das três árvores, manutenção do trompete” e o “Hosepipe Horn” , pelas 14h30. Às 18h00 acontece a “Apresentação O Conto das três Árvores” e, pelas 21h30, o “Concerto dos coros do 1º e 2º graus e projeção musical ‘Selva de Lata'”.
Recorde aqui a reportagem da Viana TV ao projeto “Selva de Lata”:
“Ensaios com piano, Ensemble de saxofones, Quinteto de Jazz” abrem a programação de sexta-feira, pelas 14h30. Prosseguem-se as atividades desportivas pelas 17h00, o “Concerto Ensemble de Saxofones Quinteto de Jazz”, pelas 19h30 e o “Concerto Piano a 4 Mãos Curso Secundário”, pelas 21h30.
O fim de semana, 29 e 30 de junho, inicia no sábado, pelas 17h30, com o “Duo de Guitarras, Fora da Pauta e Vocalis Contrasta” e no domingo, pelo mesmo horário, com a “Orquestra de Cordas iniciação e Sons do Jazz”. Pelas 21h30, seguem-se novamente concertos. No dia 29, a cargo do “Duo de Guitarras, Fora da Pauta e Vocalis Contrasta” e, no dia 30, a cargo da “Orquestra de Cordas e Sons do Jazz”.

A AMFV é um estabelecimento de ensino especializado da música, integrado no Ensino Particular e Cooperativo, homologada pelo Ministério da Educação e Ciência em 21 de setembro de 2014.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a acolher a tradicional festa de passagem de ano, marcada para a noite de 31 de dezembro com abertura de portas às 23h00. O evento promete muita animação, surpresas e música, prolongando-se até às 06h00.
A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) anunciou esta segunda-feira ter terminado, com efeitos imediatos, o contrato de concessão da Volta a Portugal em bicicleta com a empresa Podium Events, alegando incumprimento contratual e falta de pagamentos.
O Castelo de Lindoso, em Ponte da Barca, tem vindo a registar um aumento significativo de visitantes desde a inauguração do novo Centro Interpretativo, no passado dia 24 de julho. Desde então, o monumento nacional já recebeu 3.648 visitantes, confirmando o sucesso da requalificação e da nova proposta museológica.
A operação “Portugal Sempre Seguro”, coordenada pelo Sistema de Segurança Interna (SSI), resultou na detenção de 46 pessoas nos primeiros dez dias e na fiscalização de centenas de cidadãos, veículos e estabelecimentos em todo o país, incluindo Viana do Castelo.
Viana do Castelo enfrenta um aumento significativo nos custos da iluminação pública, levando o presidente da Câmara, Luís Nobre, a apelar ao Governo para a redução do IVA da eletricidade de 23% para 6%, classificando a atual taxa como “imoral e inaceitável”.
A E-REDES – Distribuição de Eletricidade anunciou que, em 2026, vai realizar trabalhos de gestão de faixas de combustível em várias freguesias de Vila Nova de Cerveira, incluindo Cornes, Sopo, Covas, União das Freguesias de Candemil e Gondar, Sapardos e Mentrestido.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a adjudicação da empreitada de reabilitação da Igreja de São Domingos, no valor de 522.649 euros, mais IVA.