51 atividades, em prol da música e da cultura valenciana, vão asssinalar os dez anos da Academia de Música Fortaleza de Valença (AMFV). A iniciativa acontece de 25 a 30 de junho, na escola sede da academia, e é gratuita.
Entre as iniciativas previstas estão concertos, workshops, teatro, oficinas e seminários. Ao longo do evento, as esplanadas abrem, a partir das 19h30, nas áreas envolventes à escola sede da academia, com os mais diversos petiscos regionais. A partir das 21h30 seguem-se os concertos.
A programação inicia na próxima terça-feira, 25 de junho, pelas 10h00, com um “jogo teatral”, segue-se, pelas 12h00, o “Ensemble de Clarinetes, Oficina de Metais e Oficina de Madeiras” e, pelas 17h00, acontecem as “Atividades Desportivas”. A partir das 18h30, segue-se a “Filarmónica Juvenil” e, às 21h30, acontecem os “Concertos: Duo de Flautas e Piano, Trio e Duo de Trombones, Ensemble de Clarinetes e Filarmónica Juvenil AMFV”.
O dia seguinte, 26 de junho, inicia pela 10h30 com o “Hosepipe Horn” e com o “Workshop de Composição”. Pelas 14h30, as atividades continuam com um “Seminário de Orquestração e visita a um estúdio de gravação” e com um “Ensemble de Cordas, Ensemble de Sopros, Octeto de Monção, Ensemble Vale do Mouro, Coro Vale do Mouro, Ensemble de Guitarras, Duo de Trompas, Duo de Saxofones, Duo de Piano e Saxofone e Octeto de Sopros”. Às 17h00 seguem-se as atividades desportivas e às 21h30 o “Concerto Ensembles AMFV”.
Na quinta-feira, 27 de junho, a programação começa pelas 10h00 com a “Caça ao Tesouro, workshop de improvisação e hosepipe horn”. Na parte de tarde, seguem-se o “Workshop de improvisação, coros do 1º e 2º graus, o conto das três árvores, manutenção do trompete” e o “Hosepipe Horn” , pelas 14h30. Às 18h00 acontece a “Apresentação O Conto das três Árvores” e, pelas 21h30, o “Concerto dos coros do 1º e 2º graus e projeção musical ‘Selva de Lata'”.
Recorde aqui a reportagem da Viana TV ao projeto “Selva de Lata”:
“Ensaios com piano, Ensemble de saxofones, Quinteto de Jazz” abrem a programação de sexta-feira, pelas 14h30. Prosseguem-se as atividades desportivas pelas 17h00, o “Concerto Ensemble de Saxofones Quinteto de Jazz”, pelas 19h30 e o “Concerto Piano a 4 Mãos Curso Secundário”, pelas 21h30.
O fim de semana, 29 e 30 de junho, inicia no sábado, pelas 17h30, com o “Duo de Guitarras, Fora da Pauta e Vocalis Contrasta” e no domingo, pelo mesmo horário, com a “Orquestra de Cordas iniciação e Sons do Jazz”. Pelas 21h30, seguem-se novamente concertos. No dia 29, a cargo do “Duo de Guitarras, Fora da Pauta e Vocalis Contrasta” e, no dia 30, a cargo da “Orquestra de Cordas e Sons do Jazz”.

A AMFV é um estabelecimento de ensino especializado da música, integrado no Ensino Particular e Cooperativo, homologada pelo Ministério da Educação e Ciência em 21 de setembro de 2014.
As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
A 13.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo veio relançar a luta pelo primeiro lugar. O SC Valenciano, apesar de manter a liderança da classificação, viu a margem reduzir-se para o mínimo após a derrota em casa frente ao UD Lanheses, por 3-1.
A 13.ª jornada da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por goleadas expressivas e pela consolidação da luta pelos primeiros lugares da tabela.
O SC Vianense não foi além de um empate a uma bola frente ao Desportivo de Monção, em jogo realizado este domingo no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo, a contar para a 12.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.
O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.
Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.