Acácio Pires é o novo Coordenador do Núcleo Territorial de Ponte de Lima da Iniciativa Liberal, eleito no plenário eletivo realizado no sábado, 14 de setembro de 2024, na Sede da Junta de Freguesia da Correlhã.
Acácio Pires sucede a João Lima no cargo, numa transição que marca uma nova fase para o núcleo. A mesa do plenário também foi renovada, com Jorge Fraga Fernandes a assumir a presidência.
Durante o plenário, os liberais limianos também votaram sobre a forma de participação nas suas primeiras eleições autárquicas: com listas próprias ou em coligação (com partidos ou grupos de cidadãos). A ampla maioria dos membros optou por uma candidatura própria à Assembleia e à Câmara Municipal, rejeitando a possibilidade de coligações.
Embora o novo Grupo de Coordenação Local reconheça os desafios acrescidos de uma candidatura própria, compromete-se a apresentar uma alternativa séria, credível e, acima de tudo, liberal, capaz de dar resposta aos problemas que mais preocupam os limianos. Um dos objetivos já definidos é a eleição de, pelo menos, um deputado municipal.
Além do coordenador Acácio Pires, o novo Grupo de Coordenação Local é composto por Bernardo Faria, João Lima, Regina Gonçalves, Ricardo Roriz, Valentino Rodrigues e Xavier Salgado. A mesa do Plenário conta com Jorge Fraga Fernandes como presidente, acompanhado por João Trigo e Philippe Gomes.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.