A 6ª edição do Minho Young Chef Awards (MYCA) decorre de 21 a 26 de novembro, em Ponte de Lima, e visa eleger os melhores jovens Chef’s do Minho em três grandes áreas: Chef de Cozinha, Chef de Pastelaria e Chef de Sala & Bar.
No MYCA podem participar alunos com idades compreendidas entre os 16 e os 26 anos, que frequentem um curso de artes culinárias de nível III, IV e V em regime integral ou que tenham concluído a sua formação no ano letivo anterior à iniciativa.
Na meias finais deste ano participam 25 alunos, de um total de 12 escolas da região minhota, sendo elas a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo; a Escola Profissional do Alto Lima – Arcos de Valdevez; a Escola Profissional do Alto Lima – Ponte de Lima; a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima; a ETAP – Escola Profissional – Caminha; a Escola Profissional do Alto Minho Interior – Monção; Escola Profissional Amar Terra Verde; a Associação Empresarial de Braga; a Escola Profissional de Esposende; a Profitecla – Braga; a Escola Secundaria Morais Sarmento e, ainda, a Profitecla – Guimarães.
Na grande final do dia 26, que decorrerá das 8h30 às 18h na Expolima, em Ponte de Lima, estarão nove alunos, três representativos de cada categoria – Cozinha, Pastelaria e Sala & Bar. O júri do MYCA 2022 tem como presidente o Chef António Alexandre, que é acompanhado pelos Chefs Rui Rodrigues e Lígia Santos, pelos vencedores da edição do ano passado Beatriz Coelho, na categoria de Pastelaria; Tomás Marques na Cozinha e Joana Pereira na categoria Sala & Bar, e de Cristina Mendes, da Confraria do Arroz de Sarrabulho à moda de Ponte de Lima, e Rui Miguel Graça, jornalista.
O projeto é promovido pelo Consórcio Minho Inovação, constituído pelas Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave, em parceria com o município de Ponte de Lima, esta iniciativa pretende promover a identidade gastronómica da região juntos dos jovens estudantes, assim como das escolas de hotelaria/restauração/bar, incentivando à inovação gastronómica, utilizando por base a cozinha tradicional minhota e produtos locais.
Dado que a gastronomia é cada vez mais um serviço diferenciador para as regiões e uma forma de promover o desenvolvimento regional, o Consórcio Minho Inovação está empenhado em valorizar o perfil de produção e da diversidade dos produtos locais através desta iniciativa.
O MYCA é um concurso que pretende elevar o prestígio destas profissões, que são a chave do sucesso do mundo da restauração e hotelaria, mas que procura, acima de tudo, tornar a formação nestas áreas cada vez mais atrativas nas camadas jovens.
Os agricultores afetados pelos incêndios de setembro na região Norte declararam, até hoje, 2,4 milhões de euros de prejuízos, de acordo com informação disponível no portal da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).
O Santa Luzia Futebol Clube desloca-se, este sábado às 18h00 ao Pavilhão João Rocha em Lisboa, para defrontar o Sporting Clube de Portugal em jogo referente à 6ª jornada Liga Feminina Placard Futsal.
Dezenas de estudantes do Instituto Politécnico de Viana do Castelo participaram na celebração "Bênção do Caloiro". A iniciativa, que decorreu pela primeira vez na Sé Catedral, foi promovida pela Pastoral Ensino Superior de Viana do Castelo.
O PCP criticou o afastamento do Estado do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), defendendo que residentes e entidades ali sediadas sejam auscultados no âmbito do Programa Especial para o território.
Em jogo da 5.ª jornada da Liga Una Seguros, realizado esta sexta-feira no Pavilhão de Santa Maria Maior, o Voleibol Clube de Viana foi surpreendido pela Associação Académica de Espinho. Os vianenses perderam (0-3) com parciais de 12-25, 20-25 e 13-25.
O antifascista Camilo Mortágua, pai das deputadas do Bloco de Esquerda Mariana e Joana Mortágua, morreu hoje aos 90 anos.
O presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) expressou o orgulho por receber em nome de Iúri Leitão o prémio de melhor atleta português em Paris2024, definindo o duplo medalhado olímpico como “um embaixador do desporto” nacional.