A 6ª edição do Minho Young Chef Awards (MYCA) decorre de 21 a 26 de novembro, em Ponte de Lima, e visa eleger os melhores jovens Chef’s do Minho em três grandes áreas: Chef de Cozinha, Chef de Pastelaria e Chef de Sala & Bar.
No MYCA podem participar alunos com idades compreendidas entre os 16 e os 26 anos, que frequentem um curso de artes culinárias de nível III, IV e V em regime integral ou que tenham concluído a sua formação no ano letivo anterior à iniciativa.
Na meias finais deste ano participam 25 alunos, de um total de 12 escolas da região minhota, sendo elas a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo; a Escola Profissional do Alto Lima – Arcos de Valdevez; a Escola Profissional do Alto Lima – Ponte de Lima; a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima; a ETAP – Escola Profissional – Caminha; a Escola Profissional do Alto Minho Interior – Monção; Escola Profissional Amar Terra Verde; a Associação Empresarial de Braga; a Escola Profissional de Esposende; a Profitecla – Braga; a Escola Secundaria Morais Sarmento e, ainda, a Profitecla – Guimarães.
Na grande final do dia 26, que decorrerá das 8h30 às 18h na Expolima, em Ponte de Lima, estarão nove alunos, três representativos de cada categoria – Cozinha, Pastelaria e Sala & Bar. O júri do MYCA 2022 tem como presidente o Chef António Alexandre, que é acompanhado pelos Chefs Rui Rodrigues e Lígia Santos, pelos vencedores da edição do ano passado Beatriz Coelho, na categoria de Pastelaria; Tomás Marques na Cozinha e Joana Pereira na categoria Sala & Bar, e de Cristina Mendes, da Confraria do Arroz de Sarrabulho à moda de Ponte de Lima, e Rui Miguel Graça, jornalista.
O projeto é promovido pelo Consórcio Minho Inovação, constituído pelas Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave, em parceria com o município de Ponte de Lima, esta iniciativa pretende promover a identidade gastronómica da região juntos dos jovens estudantes, assim como das escolas de hotelaria/restauração/bar, incentivando à inovação gastronómica, utilizando por base a cozinha tradicional minhota e produtos locais.
Dado que a gastronomia é cada vez mais um serviço diferenciador para as regiões e uma forma de promover o desenvolvimento regional, o Consórcio Minho Inovação está empenhado em valorizar o perfil de produção e da diversidade dos produtos locais através desta iniciativa.
O MYCA é um concurso que pretende elevar o prestígio destas profissões, que são a chave do sucesso do mundo da restauração e hotelaria, mas que procura, acima de tudo, tornar a formação nestas áreas cada vez mais atrativas nas camadas jovens.
Na próxima segunda-feira, 31 de março, pelas 14h30, a Escola Superior de Ciências Empresariais do IPVC (Instituto Politécnico de Viana do Castelo), em Valença, recebe a sessão de apresentação do projeto PEGADAS, uma iniciativa pioneira que promete transformar o Caminho de Santiago num laboratório vivo de capacitação profissional para jovens.
Ao longo dos anos, Portugal manteve uma legislação amplamente consensual, em matéria de imigração. Por isso, o tema raramente foi alvo de debate. No entanto, coincidência ou não, a partir de 2015, com o início de um novo ciclo governativo, esta discussão começou a ganhar destaque e a inflamar.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai realizar o I MEETUP de 2025 no âmbito da Rede Municipal de Turismo, pretendendo promover o debate em torno do tema "Rotas Estratégicas: Mar e Turismo", proporcionando uma conversa envolvente e descontraída sobre a valorização económica do território costeiro.
Polícias do efetivo do Núcleo de Armas e Explosivos do Comando Distrital de Viana do Castelo da PSP, procederam a uma ação de fiscalização que resultou na apreensão de duas espingardas, três pistola e 81 munições de diferentes calibres.
A hora vai mudar em Portugal na madrugada deste domingo, dia 29 de março. Assim, os ponteiros do relógio devem ser adiantados 60 minutos, para que adotem o horário de Verão.
A Fundación MAPFRE, em parceria com a Proteção Civil de Viana do Castelo e o Município de Viana do Castelo, traz a Portugal pela primeira vez, entre os dias 27 e 30 de março, uma iniciativa que pretende capacitar não só os mais jovens, mas todas as famílias para atuar de forma segura e adequada em caso de incêndio (principalmente num local fechado, como por exemplo em casa).
No próximo dia 30 de março, Ponte da Barca será novamente o palco de uma das mais doces tradições do país: o Maior Bolo de Mel de Portugal. A partir das 14h30, todos os amantes da doçaria tradicional estão convidados a participar nesta festa gastronómica, que terá lugar no Choupal, uma zona pitoresca junto à belíssima zona ribeirinha da vila, oferecendo o cenário perfeito para esta celebração.