A equipa transfronteiriça Cerveira-Tomiño conquistou pelo quarto ano consecutivo o trofeu Olympics4All (quinto no total das provas), no âmbito das 7ª Olimpíadas Seniores, que reuniu entre, esta segunda e quarta-feira, cerca de 400 participantes, de 14 equipas, em Viana do Castelo.
De caráter anual e itinerante pelo Alto Minho, as olimpíadas intergeracionais contaram com a participação de seniores residentes
nos 10 concelhos alto-minhotos, da participação especial de utentes da APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) de Viana do Castelo, bem como de seniores do Município de Fornos de Algodres e a presença de elementos de Sanxenxo, Espanha, e do município de Cesena, vindo de Itália, fruto do projeto internacional ‘In Common Sports+’.
Os três dias da iniciativa realizada em Viana do Castelo foram preenchidos por uma competição saudável, consubstanciada nas
modalidades desportivas universais e nos jogos tradicionais, sendo que, no final, a soma da pontuação confirmou a revalidação do título à equipa de Cerveira-Tomiño, constituída por 40 elementos. Pela essência do evento, há ainda a ressalvar o reforço de ‘velhas’ e novas amizades e a partilha de experiências entre todos, além dos inúmeros benefícios para a saúde e bem-estar, pois o objetivo principal é que os seniores continuem a praticar atividade física no seu dia a dai, e incentivem outras pessoas a aderir, em prol de um envelhecimento ativo.
As VII Olimpíadas Seniores ficaram ainda marcadas por um momento de união entre todas as equipas quando, durante a atuação da Tuna de Veteranos de Viana do Castelo – Teatro Sá de Miranda, protagonizaram uma sentida e merecida homenagem ao atleta da equipa Cerveira-Tomiño, Manuel Maria Pereira da Costa, que faleceu, em abril, durante a realização dos jogos intercalares desta atividade. Os colegas lembraram o grande espírito altruísta, de boa disposição e companheirismo.
Durante a Gala de Encerramento, que decorreu esta quarta-feira à noite, foi anunciado que Monção será o concelho responsável por receber, em 2024, a VIII edição das Olimpíadas Seniores, projeto idealizado e liderado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira em 2015, e cujo sucesso continua a ser replicado em países europeus como Bulgária, Espanha, Itália, Hungria e, mais recentemente, Eslovénia, com a designação de ‘In Common Sports’+.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.