A equipa transfronteiriça Cerveira-Tomiño conquistou pelo quarto ano consecutivo o trofeu Olympics4All (quinto no total das provas), no âmbito das 7ª Olimpíadas Seniores, que reuniu entre, esta segunda e quarta-feira, cerca de 400 participantes, de 14 equipas, em Viana do Castelo.
 De caráter anual e itinerante pelo Alto Minho, as olimpíadas intergeracionais contaram com a participação de seniores residentes
nos 10 concelhos alto-minhotos, da participação especial de utentes da APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) de Viana do Castelo, bem como de seniores do Município de Fornos de Algodres e a presença de elementos de Sanxenxo, Espanha, e do município de Cesena, vindo de Itália, fruto do projeto internacional ‘In Common Sports+’.
Os três dias da iniciativa realizada em Viana do Castelo foram preenchidos por uma competição saudável, consubstanciada nas
modalidades desportivas universais e nos jogos tradicionais, sendo que, no final, a soma da pontuação confirmou a revalidação do título à equipa de Cerveira-Tomiño, constituída por 40 elementos. Pela essência do evento, há ainda a ressalvar o reforço de ‘velhas’ e novas amizades e a partilha de experiências entre todos, além dos inúmeros benefícios para a saúde e bem-estar, pois o objetivo principal é que os seniores continuem a praticar atividade física no seu dia a dai, e incentivem outras pessoas a aderir, em prol de um envelhecimento ativo.
As VII Olimpíadas Seniores ficaram ainda marcadas por um momento de união entre todas as equipas quando, durante a atuação da Tuna de Veteranos de Viana do Castelo – Teatro Sá de Miranda, protagonizaram uma sentida e merecida homenagem ao atleta da equipa Cerveira-Tomiño, Manuel Maria Pereira da Costa, que faleceu, em abril, durante a realização dos jogos intercalares desta atividade. Os colegas lembraram o grande espírito altruísta, de boa disposição e companheirismo.
Durante a Gala de Encerramento, que decorreu esta quarta-feira à noite, foi anunciado que Monção será o concelho responsável por receber, em 2024, a VIII edição das Olimpíadas Seniores, projeto idealizado e liderado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira em 2015, e cujo sucesso continua a ser replicado em países europeus como Bulgária, Espanha, Itália, Hungria e, mais recentemente, Eslovénia, com a designação de ‘In Common Sports’+.
  O Clube de Vela de Viana do Castelo manifestou, em nota de pesar, o seu profundo lamento pelo falecimento de Tomás Miranda Martins, jovem que integrou, no passado, a equipa de Optimist do clube.
  A Diocese de Viana do Castelo assinalou ontem o seu 48.º aniversário, criada a 3 de novembro de 1977 pelo Papa São Paulo VI.
  Numa operação conjunta de combate ao tráfico de estupefacientes por via marítima, a Polícia Judiciária (PJ) e a Marinha Portuguesa interceptaram, nos últimos dias, um semi-submersível que transportava mais de 1,7 toneladas de cocaína, destinadas à Península Ibérica.
  Entre 26 de outubro e 2 de novembro, a Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo realizou várias ações de prevenção e combate à criminalidade, que resultaram na detenção de quatro pessoas por crimes como desobediência, agressão a agentes da autoridade e condução ilegal.
  A nova Assembleia de Freguesia de Darque, eleita para o mandato 2025-2029, tomou posse na noite desta segunda-feira, 3 de novembro. A sessão marcou a aprovação do executivo proposto por Paulo Taborda (AD), que assume a presidência da Junta de Freguesia.
  Os Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo realizaram recentemente uma ação interna de sensibilização e contacto com pessoas com deficiência visual, em colaboração com a ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal.
  A Comissão de Festas da Romaria de Santa Marta promove, no próximo dia 23 de novembro, o tradicional “Sarrabulho à Romaria”, um convívio gastronómico que terá lugar no salão de festas do Centro Social de Santa Marta.