A equipa transfronteiriça Cerveira-Tomiño conquistou pelo quarto ano consecutivo o trofeu Olympics4All (quinto no total das provas), no âmbito das 7ª Olimpíadas Seniores, que reuniu entre, esta segunda e quarta-feira, cerca de 400 participantes, de 14 equipas, em Viana do Castelo.
De caráter anual e itinerante pelo Alto Minho, as olimpíadas intergeracionais contaram com a participação de seniores residentes
nos 10 concelhos alto-minhotos, da participação especial de utentes da APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) de Viana do Castelo, bem como de seniores do Município de Fornos de Algodres e a presença de elementos de Sanxenxo, Espanha, e do município de Cesena, vindo de Itália, fruto do projeto internacional ‘In Common Sports+’.
Os três dias da iniciativa realizada em Viana do Castelo foram preenchidos por uma competição saudável, consubstanciada nas
modalidades desportivas universais e nos jogos tradicionais, sendo que, no final, a soma da pontuação confirmou a revalidação do título à equipa de Cerveira-Tomiño, constituída por 40 elementos. Pela essência do evento, há ainda a ressalvar o reforço de ‘velhas’ e novas amizades e a partilha de experiências entre todos, além dos inúmeros benefícios para a saúde e bem-estar, pois o objetivo principal é que os seniores continuem a praticar atividade física no seu dia a dai, e incentivem outras pessoas a aderir, em prol de um envelhecimento ativo.
As VII Olimpíadas Seniores ficaram ainda marcadas por um momento de união entre todas as equipas quando, durante a atuação da Tuna de Veteranos de Viana do Castelo – Teatro Sá de Miranda, protagonizaram uma sentida e merecida homenagem ao atleta da equipa Cerveira-Tomiño, Manuel Maria Pereira da Costa, que faleceu, em abril, durante a realização dos jogos intercalares desta atividade. Os colegas lembraram o grande espírito altruísta, de boa disposição e companheirismo.
Durante a Gala de Encerramento, que decorreu esta quarta-feira à noite, foi anunciado que Monção será o concelho responsável por receber, em 2024, a VIII edição das Olimpíadas Seniores, projeto idealizado e liderado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira em 2015, e cujo sucesso continua a ser replicado em países europeus como Bulgária, Espanha, Itália, Hungria e, mais recentemente, Eslovénia, com a designação de ‘In Common Sports’+.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.