A 8ª edição do Melgaço Alvarinho Trail - Quintas de Melgaço engloba quatro percursos diferentes, com paisagens deslumbrantes. O Trail desafia os amantes de desporto e de natureza a superarem os seus próprios limites, percorrendo lugares com paisagens incríveis, que integram o Parque Nacional da Peneda-Gerês. As inscrições encontram-se abertas até dia 14 de maio.
Entre montanhas e planícies, subidas e descidas, a 8ª edição do Melgaço Alvarinho Trail é aberta aos diferentes níveis de habilidade dos que se pretendem aventurar no trail mais a norte de Portugal. Assim, a prova contemplará quatro percursos, que percorrerão seis freguesias do concelho: Vila, Prado, Paderne, Gave, Parada do Monte, S. Paio e Roussas. Para os mais destemidos, Ultra Trail (48km), Trail Longo (26km) e Trail Curto (18km). Para quem desejar percorrer Melgaço de uma forma mais descontraída, a sugestão é a Caminhada (11km).
Este evento integra, uma vez mais, os circuitos nacionais de trail da ATRP – Associação de Trailrunning de Portugal, pontuável nas distâncias de Trail Longo (Séries 150), de Trail Ultra (Séries 100) e Trail Curto (Séries 100), provas estas que estão também inseridas no Circuito Regional da Associação de Atletismo de Viana do Castelo.
A novidade deste ano é que o Melgaço Alvarinho Trail é membro e também pontua para a ITRA (International Trail Running Association), com as provas de Ultra Trail (2 pontos ITRA e 5 pontos montanha) e Trail Longo (1 ponto ITRA e 6 pontos montanha).
Todas as provas arrancam do Largo Hermenegildo Solheiro, tendo a primeira partida pelas 08h00.
A idade mínima para participar no Trail Longo e no Ultra Trail é de 18 anos, sendo que no Trail Curto, é a partir dos 16 anos, desde que portadores de licença desportiva da ATRP. A idade mínima para a Caminhada será a partir dos 14 anos, desde que acompanhados por um adulto (seio familiar diário) e após preenchimento do respetivo termo de responsabilidade.
O VIII Melgaço Alvarinho Trail – Quintas de Melgaço é organizado pela Melsport E.M., com apoio do Município de Melgaço, da Associação Trail Running de Portugal, da Associação de Atletismo de Viana do Castelo, da Solopisadas e da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Melgaço.
O regulamento está disponível aqui.
Inscrições disponíveis aqui.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.