A 8ª edição do Melgaço Alvarinho Trail - Quintas de Melgaço engloba quatro percursos diferentes, com paisagens deslumbrantes. O Trail desafia os amantes de desporto e de natureza a superarem os seus próprios limites, percorrendo lugares com paisagens incríveis, que integram o Parque Nacional da Peneda-Gerês. As inscrições encontram-se abertas até dia 14 de maio.
Entre montanhas e planícies, subidas e descidas, a 8ª edição do Melgaço Alvarinho Trail é aberta aos diferentes níveis de habilidade dos que se pretendem aventurar no trail mais a norte de Portugal. Assim, a prova contemplará quatro percursos, que percorrerão seis freguesias do concelho: Vila, Prado, Paderne, Gave, Parada do Monte, S. Paio e Roussas. Para os mais destemidos, Ultra Trail (48km), Trail Longo (26km) e Trail Curto (18km). Para quem desejar percorrer Melgaço de uma forma mais descontraída, a sugestão é a Caminhada (11km).
Este evento integra, uma vez mais, os circuitos nacionais de trail da ATRP – Associação de Trailrunning de Portugal, pontuável nas distâncias de Trail Longo (Séries 150), de Trail Ultra (Séries 100) e Trail Curto (Séries 100), provas estas que estão também inseridas no Circuito Regional da Associação de Atletismo de Viana do Castelo.
A novidade deste ano é que o Melgaço Alvarinho Trail é membro e também pontua para a ITRA (International Trail Running Association), com as provas de Ultra Trail (2 pontos ITRA e 5 pontos montanha) e Trail Longo (1 ponto ITRA e 6 pontos montanha).
Todas as provas arrancam do Largo Hermenegildo Solheiro, tendo a primeira partida pelas 08h00.
A idade mínima para participar no Trail Longo e no Ultra Trail é de 18 anos, sendo que no Trail Curto, é a partir dos 16 anos, desde que portadores de licença desportiva da ATRP. A idade mínima para a Caminhada será a partir dos 14 anos, desde que acompanhados por um adulto (seio familiar diário) e após preenchimento do respetivo termo de responsabilidade.
O VIII Melgaço Alvarinho Trail – Quintas de Melgaço é organizado pela Melsport E.M., com apoio do Município de Melgaço, da Associação Trail Running de Portugal, da Associação de Atletismo de Viana do Castelo, da Solopisadas e da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Melgaço.
O regulamento está disponível aqui.
Inscrições disponíveis aqui.
A freguesia de Santa Marta de Portuzelo, no concelho de Viana do Castelo, mobilizou-se para apoiar as populações afetadas pela depressão Kristin. Um empresário local doou material e garantiu o transporte para as zonas mais atingidas.
A Força Aérea Portuguesa mantém 560 militares no terreno no âmbito da operação de apoio às populações afetadas, com ações coordenadas em várias regiões do país e resposta operacional permanente.
Um aluimento pontual no pavimento junto ao topo norte do paredão da Praia de Moledo, no concelho de Caminha, obrigou à interdição preventiva da área e à realização de uma intervenção urgente de estabilização, informou o Município.
As obras na Ponte Eiffel, em Viana do Castelo, vão estar suspensas a partir da noite desta quinta-feira, informou a Infraestruturas de Portugal. Com esta interrupção temporária dos trabalhos, não será efetuado o previsto corte de trânsito na travessia.
O Centro de Estudos Regionais (CER) promove, no próximo dia 19 de fevereiro, quinta-feira, a sexta conversa da 3.ª temporada do ciclo EntardeCER. A iniciativa terá lugar no AP Dona Aninhas – Boutique Hotel, em Viana do Castelo, parceiro do projeto, com início marcado para as 17h30.
Valença recebe este sábado, dia 14 de fevereiro, a sessão de sensibilização ambiental “Plantas Invasoras”, às 9h30, nas instalações da CIM Alto Minho, na avenida Miguel Dantas.
Uma tentativa de assalto à Capela de Nossa Senhora da Graça, localizada na Rua João Costa e Silva, em Lanhelas, provocou danos materiais ao edifício durante a tarde desta quinta-feira, confirmou a Junta de Freguesia.