A 8ª edição do Melgaço Alvarinho Trail - Quintas de Melgaço engloba quatro percursos diferentes, com paisagens deslumbrantes. O Trail desafia os amantes de desporto e de natureza a superarem os seus próprios limites, percorrendo lugares com paisagens incríveis, que integram o Parque Nacional da Peneda-Gerês. As inscrições encontram-se abertas até dia 14 de maio.
Entre montanhas e planícies, subidas e descidas, a 8ª edição do Melgaço Alvarinho Trail é aberta aos diferentes níveis de habilidade dos que se pretendem aventurar no trail mais a norte de Portugal. Assim, a prova contemplará quatro percursos, que percorrerão seis freguesias do concelho: Vila, Prado, Paderne, Gave, Parada do Monte, S. Paio e Roussas. Para os mais destemidos, Ultra Trail (48km), Trail Longo (26km) e Trail Curto (18km). Para quem desejar percorrer Melgaço de uma forma mais descontraída, a sugestão é a Caminhada (11km).
Este evento integra, uma vez mais, os circuitos nacionais de trail da ATRP – Associação de Trailrunning de Portugal, pontuável nas distâncias de Trail Longo (Séries 150), de Trail Ultra (Séries 100) e Trail Curto (Séries 100), provas estas que estão também inseridas no Circuito Regional da Associação de Atletismo de Viana do Castelo.
A novidade deste ano é que o Melgaço Alvarinho Trail é membro e também pontua para a ITRA (International Trail Running Association), com as provas de Ultra Trail (2 pontos ITRA e 5 pontos montanha) e Trail Longo (1 ponto ITRA e 6 pontos montanha).
Todas as provas arrancam do Largo Hermenegildo Solheiro, tendo a primeira partida pelas 08h00.
A idade mínima para participar no Trail Longo e no Ultra Trail é de 18 anos, sendo que no Trail Curto, é a partir dos 16 anos, desde que portadores de licença desportiva da ATRP. A idade mínima para a Caminhada será a partir dos 14 anos, desde que acompanhados por um adulto (seio familiar diário) e após preenchimento do respetivo termo de responsabilidade.
O VIII Melgaço Alvarinho Trail – Quintas de Melgaço é organizado pela Melsport E.M., com apoio do Município de Melgaço, da Associação Trail Running de Portugal, da Associação de Atletismo de Viana do Castelo, da Solopisadas e da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Melgaço.
O regulamento está disponível aqui.
Inscrições disponíveis aqui.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.