Com pouco mais de 5 anos, celebrados no dia 28 de Dezembro, o Viana Garças Clube, com o sonho de poder contribuir para a expansão desportiva e "povoar" o rio Lima com as canoas e caiaques, está optimista em enfrentar o futuro e levar mais longe o nome de Viana do Castelo.
Para o Clube, “o ano de 2022, foi o primeiro com um funcionamento que podemos chamar de normal, após os dois anos críticos do Covid-19 de 2020 e 2021”.
Atualmente com quatro novos corpos sociais presidida pelo Sérgio Maciel, a aposta passa na formação dos treinadores Rodolfo Coelho e o José Alberto Araújo, que frequentaram em 2022 o primeiro curso de treinadores de Grau 3 em Águas Lisas, grau máximo da canoagem em Portugal, passando a ser os dois únicos treinadores de Viana do Castelo com esta graduação.
Desportivamente Sérgio Maciel, continua o seu percurso de atleta de alta competição, com quatro internacionalizações em 2022, onde se estreou como Sénior e arrecadou três pódios. A nível nacional e na sua especialidade de maratona, venceu tudo, afirmando-se como possível promessa deste tipo de prova.
No Campeonato Nacional de Fundo em 5000 m, onde o atleta Fernando Pimenta, já arrecadou vários títulos e medalhas em Campeonatos do Mundo, o Sérgio Maciel conseguiu a medalha de prata.
O clube credita que “num futuro próximo a Federação Portuguesa de Canoagem o possa vir a convocar”.
O clube relembra que representaram Viana do Castelo, levando três atletas no Campeonato do Mundo de Maratonas que se realizou em Ponte de Lima.
O Núcleo de Física do Instituto Superior Técnico (NFIST), em colaboração com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, traz a Viana do Castelo o Projeto “Física Sobre Rodas” no próximo dia 18 de Julho, com exposições do Circo da Física, das 14h00 às 19h00, e observações astronómicas, das 21h30 à 01h00, no Anfiteatro do Largo João Tomás da Costa.
Mais de 30 mil euros vão ser investidos na beneficiação da rede viária da Freguesia de Sampriz. O acordo foi formalizado entre o Presidente da Câmara, Augusto Marinho, e o Presidente da Junta, Augusto Calheiros, e visa criar melhores condições de circulação e segurança na via pública, respondendo a uma necessidade sentida pela população local.
Conforme prometido no meu artigo anterior, hoje falarei da estratégia para se combater este ataque sistemático que é feito à imprensa regional, desde que somos uma democracia plena de direitos, ou melhor dizendo, desde o 25 de abril de 1974.
Vila Nova de Cerveira é um dos poucos municípios portugueses com crescimento demográfico sustentado e projeções otimistas para as próximas três décadas. Em apenas três anos, a população aumentou cerca de 500 habitantes, além de se assistir a um rejuvenescimento da população em idade ativa e de uma significativa recuperação do índice de potencialidade.
No mês passado, o sol foi muito benéfico para o Navio Gil Eannes. O Museu bateu um novo recorde. Este foi de facto o melhor mês de junho de sempre em termos de visitas e receitas, tendo resultado num excelente contributo para as obras de manutenção que têm decorrido a bordo.
O Pavilhão Municipal de Valença acolheu o futuro do basquetebol português, ao receber os estágios das Selecções Nacionais Sub-15 Feminina e Masculina.
O Município de Ponte da Barca apresentou publicamente o Barca Jovem 2025, numa cerimónia que decorreu na belíssima Praia Fluvial do rio Lima. A iniciativa, que se realiza entre os dias 12 e 16 de agosto, além de um evento de verão é um compromisso do município com uma juventude ativa, criativa e ligada ao território.